Questões de Libâneo (Pedagogia)

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A condição do processo de ensino requer uma clara e segura compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, deseja entender como as pessoas aprendem e quais as condições que influenciam para esse aprendizado. Sendo assim, analise as afirmativas em que podemos distinguir a aprendizagem em dois tipos, a aprendizagem casual e a aprendizagem organizada. (LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.)
Sobre o contexto enunciado, analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.
(__)Aprendizagem casual é quase sempre espontânea, surge naturalmente da interação entre as pessoas com o ambiente em que vivem, isto é, através da convivência social, observação de objetos e acontecimentos. (__)Aprendizagem organizada tem por finalidade específica aprender determinados conhecimentos, habilidades e normas de convivência social. Este tipo de aprendizagem é transmitido pela escola, que é uma organização intencional, planejada e sistemática, as finalidades e condições da aprendizagem escolar constituem tarefa específica do ensino. (__)Apenas a aprendizagem casual tem grande relevância na assimilação ativa dos indivíduos, favorecendo um conhecimento a partir das circunstâncias vivenciadas pelo mesmo.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, F, V.
  • B V, V, V.
  • C V, V, F.
  • D F, V, V.

Para Libâneo, “a Didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre o ‘o quê’ e o ‘como’ do processo pedagógico escolar”. (L. C. LIBÂNEO. Didática. São Paulo: Cortez, 2006)
Sobre a temática, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Os métodos de ensino são conjuntos de procedimentos pelos quais se organizam as atividades de ensino e as ações dos estudantes para atingir objetivos do trabalho pedagógico em relação a conteúdos específicos. São características dos métodos de ensino: neutralidade, objetividade, diretividade, imparcialidade e unilateralidade.
  • B A Didática tem como objeto o processo de ensino que, tomado em seu conjunto, compreende: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do docente e dos estudantes, e as diretrizes que regulam e orientam esse processo.
  • C Na escola, um conteúdo de ensino não é uma matéria em si, mas uma matéria de ensino, pois é escolhida e preparada pedagógica e didaticamente para ser ensinada aos estudantes. A matéria de ensino é o elemento de referência para o estabelecimento dos objetivos específicos que, por sua vez, conduzem a articulação de conteúdos e métodos.
  • D São requisitos para o planejamento escolar: os objetivos e as tarefas da escola democrática; as exigências dos planos e programas oficiais; as condições preexistentes dos estudantes para a aprendizagem; os princípios e as condições para a aprendizagem dos conteúdos.

O planejamento, para Libâneo (2006), “é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. (LIBÂNEO, L. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.)
Considere as funções:
I- Evidenciar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que garantam a conexão entre as tarefas da instituição e as exigências do contexto social. II- Apresentar os posicionamentos filosófico, político-partidário e profissional adotados pela instituição e os vínculos entre eles e as práticas realizadas em sala de aula. III- Garantir a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente. IV- Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente realizado na instituição, promovendo a homogeneização das práticas em detrimento da autonomia dos professores.
São funções do planejamento em instituições educacionais:

  • A III e IV.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D II e IV.
O gestor escolar tem de se conscientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. O caminho é a descentralização, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários (LIBÂNEO, 2005, 332). Nessa direção, é correto afirmar:
  • A O que se chama de gestão democrática onde todos os atores envolvidos no processo participam das decisões.
  • B O sucesso da escola reside unicamente na pessoa do gestor
  • C O sucesso da escola reside unicamente em uma estrutura administrativa
  • D O diretor deve ater-se apenas às questões administrativas
  • E Como dirigente, cabe ao diretor ter uma visão unilateral.
De acordo com Libâneo (2001, p. 99), "os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência nas escolas de vários níveis de currículo: formaol, real, oculto". Acerca da distinção entre esses níveis de currículo, Libâneo explicita:
I. Currículo formal - refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. O currículo formal ou oficial é aquele conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente, como, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais divulgados pelo Ministério da Educação, as propostas curriculares dos Estados e Municípios. II. Currículo Real - é o currículo que de fato, acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É a execução de um plano, é a efetivação do que foi planejado, mesmo que nesse caminho do planejar e do executar aconteçam mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, decorrentes de seus valores, crenças, significados. III. O currículo oculto - representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio as varias praticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo está oculto por que ele não é prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator de aprendizagem.
Estão corretas somente as afirmativas:
  • A I e II
  • B I, II e III
  • C II e III
  • D II
  • E I e III