Questões de Libâneo (Pedagogia)

Limpar Busca

O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades.

(Libâneo, 2013, p. 14-15.)



Assinale a afirmativa correta no que diz respeito à prática educativa segundo Libâneo. 

  • A A escola está inserida na sociedade e cumpre um papel específico de acesso da criança aos conhecimentos previstos no currículo escolar com o único objetivo de prepará-la para se adaptar ao mundo do trabalho.
  • B Uma boa prática educativa não diz respeito à cultura da sociedade, mas a uma efetiva escolarização das crianças, a fim de garantir a aquisição de habilidades educacionais que a levarão a uma trajetória educacional de sucesso.
  • C A prática educativa eficiente corresponde a um professor que impõe disciplina por meio de uma organização didática que insere o aluno em uma sociedade letrada sem a necessidade de considerar sua experiência de mundo e sociedade.
  • D As relações sociais existentes na nossa sociedade são dinâmicas e podem ser transformadas pela ação humana; portanto, as práticas educativas são fundamentais para que as crianças, a partir de suas experiências, valores e costumes, possam tornar-se cidadãos criativos e críticos.

Segundo Libâneo (2013), a avaliação deve:

I. Constatar progressos e dificuldades dos alunos. II. Comparar os resultados obtidos com os objetivos propostos. III. Reorientar o trabalho para correções necessárias.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

De acordo com Libâneo (1994), qual é o principal objetivo da avaliação na prática docente?

  • A Realizar provas e atribuir notas aos alunos.
  • B Estabelecer um ranking dos alunos com base em suas notas.
  • C Verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
  • D Avaliar apenas os conhecimentos teóricos dos alunos.
  • E Motivar os alunos através da competição.

Segundo Libâneo (2013), a Pedagogia Progressista designa as teorias que partem de uma análise crítica das realidades sociais e da educação. São elas:

I. Pedagogia Renovada.
II. Pedagogia Libertadora.
III. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

A didática, enquanto área da pedagogia, dedica-se à investigação e aplicação de métodos e técnicas de ensino, abrangendo desde a concepção teórica até a prática pedagógica efetiva. De acordo com Libâneo (1994), a didática não se limita à mera transmissão de conteúdos, mas envolve uma reflexão crítica sobre os processos educativos e a mediação do conhecimento. Considerando essa definição abrangente, qual das seguintes afirmativas melhor descreve a aplicabilidade da didática no contexto educacional contemporâneo?

  • A Circunscrita exclusivamente a certas áreas do saber, sendo aplicável apenas a conteúdos específicos e pré-definidos.
  • B Indispensável para todas as áreas do conhecimento, sendo utilizada para estruturar, planejar, e conduzir processos educativos.
  • C Utilizada predominantemente em contextos onde os discentes apresentam dificuldades de aprendizagem acentuadas, direcionando-se ao nivelamento.
  • D Restringida ao planejamento de atividades práticas, desconsiderando aspectos teóricos inerentes aos processos de ensino e aprendizagem.
  • E Considerada uma ferramenta opcional, cujo uso é determinado pela conveniência e preferência individual dos professores, sem obrigatoriedade.