Questões de Multiculturalismo e Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

Uma nova concepção da educação nos trouxe a certeza de que não basta ao estudante conhecer conteúdos e se preparar para o mercado de trabalho, é preciso que seu desenvolvimento escolar lhe dê a oportunidade de se conhecer e se construir com ser integrante de uma sociedade na qual lhe compete o exercício pleno de sua cidadania.
Entre as principais mudanças ocorridas na estrutura educacional para este fim podemos citar que:

  • A A abertura da escola para a participação de vários segmentos da sociedade, inclusive em conselhos e, principalmente, a intensificação das relações entre a escola e a família.
  • B A liberdade de escolha proposta aos alunos, para que estes decidam sua vida escolar por meio da dedicação aos conteúdos que realmente lhes interessar.
  • C Delegar à família e ao estudante a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, assim com a responsabilidade pela definição e elaboração dos métodos avaliativos.
  • D A descentralização do processo gestacional da escola, permitindo que família e sociedade assumam a direção da instituição de ensino, caso não estejam satisfeitos com a administração em curso.
O calendário escolar inclui, como “Dia Nacional da Consciência Negra”, o dia:
  • A 19 de novembro
  • B 15 de novembro.
  • C 20 de novembro.
  • D 13 de maio.

Um tema dentro da educação tem sido atualmente abordado, que é em relação ao respeito à diversidade no ambiente escolar. É fundamental que o respeito à diversidade seja estimulado desde os primeiros anos escolares para que a cultura de que todos são iguais seja interiorizada pelo aluno.
Abaixo estão alguns exemplos que podem ser motivos de preconceitos no ambiente escolar, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Realidade financeira.
  • B Alimentação saudável.
  • C Raça ou cor.
  • D Deficiência física.
  • E Opção sexual.
[...] reconhece que cada povo e cada grupo social desenvolve, historicamente, uma identidade e uma cultura própria. Considera que cada cultura é válida em si mesma, na medida em que corresponde às necessidades e às opções de uma coletividade. O texto acima pode referir-se ao:
  • A Interculturalismo.
  • B Monoculturalismo.
  • C Multiculturalismo.
  • D Nenhuma das alternativas.

A população paranaense é composta por 28 etnias que contribuíram para a pluralidade cultural do estado. Trabalhar essa pluralidade cultural é uma das tarefas da escola. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) defendem que a diversidade e a pluralidade cultural sejam um conteúdo específico do componente curricular história.
  • B A diversidade ou pluralidade cultural deve ser trabalhada na escola em diferentes componentes curriculares e de forma transversal.
  • C O tema diversidade cultural deve ser trabalhado apenas nos conteúdos específicos de história e de arte, com objetivo de informar aos estudantes aspectos históricos e artísticos que envolvem esse tema.
  • D A abordagem da pluralidade cultural em todos os componentes curriculares somente é possível se a escola adotar uma metodologia de projetos voltada para esse fim.
  • E Conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a diversidade é conteúdo específico do componente curricular arte nos anos iniciais do ensino fundamental.