Questões de Multiculturalismo e Educação (Pedagogia)

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Leia o texto a seguir.


A educação é, como outras, uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade. Formas de educação que produzem e praticam, para que elas reproduzam, entre todos os que ensinam-e-aprendem, o saber que atravessa as palavras da tribo, os códigos sociais de conduta, as regras do trabalho, os segredos da arte ou da religião, do artesanato ou da tecnologia que qualquer povo precisa para reinventar, todos os dias, a vida do grupo e a de cada um de seus sujeitos, através de trocas sem fim com a natureza e entre os homens, trocas que existem dentro do mundo social onde a própria educação habita, e desde onde ajuda a explicar — às vezes a ocultar, às vezes a inculcar — de geração em geração, a necessidade da existência de sua ordem.

BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001.


De acordo com o texto, a educação é conceituada como sendo

  • A a escolarização na idade certa.
  • B a cultura e os modos de vida.
  • C as séries iniciais e finais da educação básica.
  • D o ensino médio e os itinerários formativos.
Avalie as afirmativas a seguir, considerando o processo de interdisciplinaridade e transversalidade da aprendizagem, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:


( ) O multiculturalismo por ser compreendido como a existência de diversas culturais em uma mesma sociedade, sem o pressuposto a tolerância e o respeito às diferenças.

( ) Os temas transversais são aqueles que podem estar em todas as disciplinas, já que eles possuem abrangência geral.

( ) Os conhecimentos estão interligados nas diversas áreas do conhecimento, de modo que um contribui para a construção do outro. Eles se constroem mutualmente.

( ) A interdisciplinaridade, embora não vá de encontro com a visão compartimentada do saber, prima por uma visão menos completa e aperfeiçoada do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência do correto julgamento, considerando as afirmativas de cima para baixo: 
  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C F, F, V, V.
  • D F, V, V, F.
  • E V, V, F, V.

A educação para a diversidade pressupõe uma mudança cultural no ambiente escolar e, para que haja uma educação intercultural, é necessário que

  • A sejam mantidas as diferenças estruturais nas relações entre os grupos.
  • B sejam superados os estereótipos e preconceitos cultivados no ambiente escolar.
  • C permaneçam na cultura escolar os parâmetros de homogeneização e normatização.
  • D sejam preservadas as práticas educativas unilaterais e simplificadas.
  • E as ações da escola sejam realizadas em uma perspectiva multicultural.

Com relação às práticas e objetivos da Educação Patrimonial no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A Educação Patrimonial tem como prioridade a preservação de bens tangíveis e materiais, como monumentos e edificações, os quais estão sujeitos à ação do tempo e das intempéries.
( ) A Educação Patrimonial visa promover a autonomia das comunidades na gestão de seus patrimônios e a participação ativa dos cidadãos no processo de reconhecimento, deixando sua salvaguarda a cargo de especialistas.
( ) A Educação Patrimonial, ao trabalhar com instituições de ensino, busca inserir discussões sobre patrimônio cultural em todos os níveis de ensino com o objetivo de formar uma consciência patrimonial desde cedo.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.

Segundo Candau (2012, p.236): “A presença de grupos socioculturais diversos nos cenários públicos, tanto no âmbito internacional como no Brasil, tem provocado tensões, conflitos, diálogos e negociações orientadas à construção de políticas públicas que focalizem estas questões. Em cada contexto esta problemática adquire uma configuração específica, articulada com as diversas construções históricas e político-culturais de cada realidade.
A afirmação das diferenças – étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – manifesta-se de modos plurais, assumindo diversas expressões e linguagens. As problemáticas são múltiplas, visibilizadas especialmente pelos movimentos sociais que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural”.
Para lidar com a problemática descrita no trecho citado, a autora defende que se adote uma perspectiva

  • A transcutural.
  • B intercultural.
  • C supracultural.
  • D acultural.
  • E universal.