Questões de Multiculturalismo e Educação (Pedagogia)

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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), analise as assertivas abaixo:
I. A educação das relações étnico-raciais é uma responsabilidade exclusiva da escola, que deve ensinar aos alunos negros sobre história e cultura negra.
II. Combater o racismo e as desigualdades sociais e raciais requer uma colaboração conjunta entre a escola e a sociedade, com a escola desempenhando um papel fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária.
III. Para que as escolas cumpram eficazmente seu papel de educação das relações étnico-raciais, elas devem superar mentalidades racistas e discriminadoras e promover conhecimentos e posturas que favoreçam a inclusão e a igualdade.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

De acordo com Candau (2002), como a questão multicultural deve ser tratada dentro do contexto educacional, especialmente no Brasil, considerando as complexas relações interétnicas e a luta pela afirmação das identidades culturais?

  • A A questão multicultural deve ser abordada isoladamente, focando na diversidade cultural, sem relacioná-la com as desigualdades sociais e estruturais presentes na sociedade.
  • B A diversidade cultural deve ser tratada como um fenômeno periférico, desvinculado das questões políticas e sociais que permeiam as sociedades contemporâneas.
  • C A questão multicultural deve ser analisada dentro da configuração político-social e ideológica atual, sem ser considerada de forma isolada, reconhecendo a complexidade das relações interétnicas e das questões de exclusão.
  • D A questão multicultural deve ser discutida de maneira universalista, sem considerar as especificidades históricas e socioculturais do Brasil, tratando-a como uma questão globalizada sem nuances locais.
  • E A abordagem da diversidade cultural na escola deve ser realizada de forma a buscar um entendimento generalista e superficial, com a intenção de minimizar os impactos das questões de desigualdade e exclusão para favorecer um modelo homogêneo de convivência.

Em tempos de cibercultura, a educação, a exemplo de outras organizações, está sendo pressionada por mudanças. Atualmente, há um imperativo sobre o (re)aprender a conhecer, comunicar, integrar o humano com o tecnológico. Nesse contexto, sabe−se que a educação para o século XXI deve se sustentar sobre quatro pilares. Quais são eles?

  • A Aprender a conhecer; Aprender a ensinar; Aprender a transmitir; Aprender a interagir.
  • B Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver com os outros; Aprender a ser.
  • C Aprender a saber; Aprender a transmitir; Aprender a ser; Aprender a viver com os outros.
  • D Aprender a ensinar; Aprender a entender; Aprender a fazer; Aprender a conhecer.

A cultura afro-brasileira teve um impacto profundo na formação da identidade nacional, influenciando a música, a religião, a culinária, e as práticas sociais e culturais. No entanto, a valorização e o reconhecimento dessa herança enfrentaram desafios históricos e sociais no Brasil. Sobre a contribuição e os desafios da cultura afro-brasileira, assinale a alternativa correta:

  • A A herança africana no Brasil limitou-se à região Nordeste, onde se concentrou a maior parte da população escravizada, não influenciando outras regiões do país.
  • B As religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, foram inicialmente reconhecidas pela legislação brasileira como patrimônio imaterial e protegidas contra discriminação religiosa.
  • C O movimento negro no Brasil tem atuado para resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira, promovendo políticas públicas como a Lei nº 10.639/2003, que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar.
  • D A música afro-brasileira, como o samba, sempre foi plenamente aceita pelas elites brasileiras desde o período colonial, sendo considerada um símbolo de unidade nacional.
  • E A culinária afro-brasileira, como a feijoada e o acarajé, sempre foi representada nos meios de comunicação de massa como expressão da diversidade cultural brasileira, sem preconceitos associados.

“Moacir Gadotti, educador brasileiro comprometido com educação popular e comunitária, propõe uma educação multicultural, como estratégia de educação para todos, capaz de reduzir os elevados índices de evasão e de repetência dos segmentos menos favorecidos da sociedade brasileira, na sua maioria constituídos por pobres, negros e mestiços”.
FERNANDES, José Ricardo Oria. Ensino de História e Diversidade Cultural: Desafios e Possibilidades. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, set./dez. 2005, p. 385.

Sobre a chamada educação multicultural, assinale a alternativa incorreta.

  • A Apesar da influência da cultura de origem europeia por força da colonização ibérica no Brasil, a cultura tida como dominante não conseguiu apagar as demais culturas, dentre elas a indígena e a africana.
  • B A Lei nº 10.693, de 2003, determinou que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira sejam trabalhados apenas nos currículos da disciplina História, visto a maior facilidade dos professores dessa disciplina em abordar a temática, pois recebem a formação adequada para isso nas licenciaturas.
  • C Estatísticas apontam que os índices de evasão e repetências de crianças negras são bem maiores do que os das crianças brancas, e isso se dá pela presença de conteúdo eurocêntrico do currículo escolar, dos livros didáticos e dos programas educativos, aliados ao comportamento diferenciado do corpo docente das escolas diante de crianças negras e brancas.
  • D A promulgação da Lei nº 10.693, de 2003, indicou a necessidade de a escola assumir realmente o seu papel social de valorização e de difusão da cultura e da pluralidade da formação étnica brasileira.