Questões de Educação e Filosofia (Pedagogia)

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Conforme Benevides (1996), existe, no sistema de ensino brasileiro, um “espaço” para a educação do cidadão. No entanto, não existe, ainda, a educação para a democracia.
Citando Alain (1910), a autora Benevides (1996) afirma que aqui ainda existe um ensino

  • A emancipador, ou seja, aquele que organiza a sociedade de forma justa, estruturada de modo a igualar os cidadãos e eliminar as hierarquias.
  • B meritocrático, ou seja, aquele que garante aos mais capacitados a posição de líderes, enquanto os menos preparados devem seguir suas orientações.
  • C tecnicista, ou seja, aquele que orienta os estudantes conforme sua vocação natural, preparando-os para exercerem a função que desejarem.
  • D monárquico, ou seja, aquele que tem por objetivo separar os que serão sábios e governarão, daqueles que permanecerão ignorantes e obedecerão.
  • E equitativo, ou seja, aquele que garante que cada um ocupe o lugar adequado na sociedade, sendo alguns preparados para gerenciar e outros para seguir ordens.

Como hipótese sobre a aquisição de conhecimentos, a didática da matemática da escola francesa adota a ideia de Piaget, segundo a qual os conhecimentos são produzidos por construções sucessivas que acontecem pela interação do sujeito com o meio.
Conforme Moreno (In: Panizza et al., 2006), na didática da matemática, o trabalho do professor consiste em propor ao aluno situações de aprendizagem para que esse aluno produza seus conhecimentos, partindo

  • A do uso de sequências ou passos apresentados e predefinidos na aula para alcançar a resposta correta.
  • B de instruções diretas fornecidas pelo professor sobre o método adequado para resolver cada tipo de problema.
  • C da memorização de fórmulas previamente apresentadas pelo professor para resolver os problemas matemáticos.
  • D dos conhecimentos teóricos ensinados pelo professor sobre como resolver problemas envolvendo números.
  • E da busca pessoal dos procedimentos que lhe permitirão encontrar a resposta para o problema apresentado.

O autor considera que toda criança aprende, a partir da concepção de que

  • A a aprendizagem significativa fundamenta-se na retenção de informações e, consequentemente, em boas notas escolares.
  • B as capacidades para absorver informações são inatas e uma característica própria da condição de qualquer ser humano.
  • C a educação comprometida com espaços de afeto e reflexão crítica é capaz de promover aprendizagem significativa.
  • D a estrutura tradicional e conservadora de ensino proporciona o desenvolvimento acadêmico de todas as crianças.
  • E a escola deve ter como compromisso essencial transmitir todo conteúdo curricular, conforme previsto em planejamento.

Segundo o autor do texto, é necessário superar a abordagem classificatória e meritocrática da educação visto que

  • A o modelo tradicional de avaliação por notas e classificações é primordial para medir a verdadeira capacidade de aprendizagem das crianças
  • B o aluno não precisa mais decorar um volume de informações, já que tecnologias atuais são capazes de armazená-las mais do que a escola.
  • C a escola precisa voltar a ser um espaço onde a capacidade de memorização dos alunos seja critério prevalente de avaliação e sucesso.
  • D o desenvolvimento significativo dos alunos depende da capacidade que eles têm de armazenar informações em grande quantidade.
  • E o foco da educação deve ser a aquisição mnemônica de informações como método mais eficaz para a formação dos alunos.

Considere a seguinte situação:

Durante uma formação docente, um grupo de educadores discutia como a escola pode contribuir para transformar realidades marcadas pela exclusão social. Uma das professoras mencionou que, mesmo diante de contextos adversos, é possível cultivar, com os estudantes, uma visão de futuro que não negue os limites presentes, mas que também não se conforme com eles — apostando na criação coletiva de novas possibilidades históricas. Essa reflexão está diretamente relacionada a qual conceito do pensamento freireano?

  • A Educação Bancária.
  • B Inéditos Viáveis.
  • C Pedagogia Sistêmica.
  • D Esperança Ontológica.