Questões de Educação e Filosofia (Pedagogia)

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Leia o excerto extraído de Paulo Freire (2011):

“É na _____________ do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornaram educáveis na medida em que se reconheceram _____________”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

  • A essência ... prontos
  • B conformação ... condicionados
  • C racionalidade ... racionais
  • D estabilidade ... imutáveis
  • E inconclusão ... inacabados

Leia o excerto a seguir, extraído de Paro (2012):

“Por sua característica de ____________, a educação só pode dar-se mediante o processo pedagógico, necessariamente dialógico, não dominador, que garanta a condição de sujeito tanto do educador quanto do educando. Por sua imprescindibilidade para ____________, a educação deve ser direito de todos os indivíduos enquanto viabilizadora de sua condição de seres humanos. Isso tudo acarreta características especiais e importância sem limites à escola pública enquanto instância da divisão social do trabalho, incumbida da universalização do saber”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

  • A formação técnica ... a qualificação profissional
  • B construção coletiva ... a reprodução cultural
  • C adaptação social ... a inserção econômica
  • D relação humana ... a realização histórico-humana
  • E desenvolvimento pessoal ... a ruptura com a realidade local

Verônica é secretária de atendimento aos alunos em uma escola municipal. Em uma manhã, ela presenciou uma situação de agressão entre duas crianças e, rapidamente, saiu de sua sala e interveio na situação, separando os alunos envolvidos. Decidiu, então, conversar com um deles, que parecia mais exaltado. Joana, professora da turma a que pertenciam os alunos, abordou Verônica, explicando que ela fez bem em separar as crianças, mas que não deveria ter ficado conversando com uma delas. Joana explicou: “a responsabilidade formativa das crianças é da equipe pedagógica, que tem esse preparo”.

Considerando o que argumentam Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), a atitude de Joana é

  • A equivocada, pois todas as pessoas que atuam na organização escolar desempenham papéis educativos nos contextos de interação social dentro da escola.
  • B acertada, pois intervenções como a de Verônica escapam ao planejamento pedagógico e podem comprometer o trabalho de longo prazo desenvolvido pelos professores.
  • C equivocada, pois a separação das crianças deveria ter sido feita pelos monitores, preparados para lidar com situações de conflito como a presenciada por Verônica.
  • D equivocada, pois a interrupção de conflitos físicos é responsabilidade de todos, mas a resolução dessas brigas fica a cargo da diretoria ou da coordenação escolar, e não dos professores.
  • E acertada, pois a bronca de um adulto que não seja o professor da criança em contexto escolar é considerada situação de violência, tipificada no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Becker (2012) retoma os resultados de suas pesquisas sobre as concepções epistemológicas dos docentes com o objetivo de compreender o paradoxo entre uma práxis fundamentada na construção do conhecimento e na atuação pedagógica crítica, e a prática de um professor “epistemologicamente ingênuo”. Entre esses resultados – obtidos junto a docentes de matemática – está a constatação de que professores que se guiam por uma epistemologia apriorista permanecem

  • A centrados em metodologias ativas, acreditando que o conhecimento se constrói apenas pela experiência prática.
  • B alinhados à ideia de que o conhecimento é neutro e objetivo, bastando ser corretamente transmitido.
  • C atrelados à lógica da repetição, supondo que a memorização conduz inevitavelmente à compreensão.
  • D presos à teoria do talento, acreditando que quem nasceu sem talento não consegue aprender matemática.
  • E comprometidos com a pedagogia crítica, considerando que todo aluno é capaz de aprender desde que tenha estímulo.

Sobre a Filosofia da Educação, é correto afirmar:

  • A É uma área que não atende mais ao pressuposto de campo do conhecimento.
  • B Não se utiliza mais essa terminologia nem essa disciplina em cursos e demais componentes curriculares.
  • C É a área que estuda os fundamentos, princípios e finalidades da educação, buscando compreender o seu significado e propósito, bem como as práticas e instituições que a sustentam.
  • D Atualmente somente é valorizada a Filosofia geral, sem especificar.
  • E A Filosofia é utilizada apenas por teólogos, não mais para a Educação.