Questões de Educação e Filosofia (Pedagogia)

Limpar Busca

Considerando as bases epistemológicas da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A O estruturalismo explica por que as pessoas têm certos hábitos e costumes e até determinado caráter.
  • B O sociointeracionismo afirma a influência da biologia no comportamento humano
  • C O interacionismo coloca em polos distintos a cognição e a afetividade.
  • D O comportamentalismo explica a aprendizagem com o conceito de necessidade.
  • E O cognitivismo estabelece os conceitos de retenção e transferência para explicar o processo de aprendizagem.

As ideias do educador e filosofo alemão Friedrich Wilhelm August Froebel (1782-1852), tiveram uma grande repercussão mundial. Idealizador do primeiro jardim de infância, onde, desenvolvia atividades pedagógicas através de elementos fundamentais como jogos e brincadeiras. Froebel percebeu que por meio de jogos e brincadeiras, a grande força que os símbolos possuem para a criança. Assim Froebel elegia a brincadeira e os brinquedos como mediadores tanto no processo de apreensão do mundo pela criança, por meio da interiorização, como também no processo de conhecimento de si mesma pela criança (autoconhecimento), por meio da exteriorização. Sobre os Métodos e Técnicas Froebilianos pode-se afirmar:

I. A Dobradura não é aconselhável para crianças muito pequenas.
II. As Construções com tijolos cubos e objetos geométricos servem para enriquecer o vocabulário com termos geométricos.
III. A Modelagem é pela qual a criança reproduz objetos e seres existentes ao seu redor.
IV. A Arte de Colorir prepara a criança para a escrita.

Marque a única sequência correta:

  • A nenhum dos itens apresentados está relacionado aos Métodos e Técnicas Froebilianos.
  • B apenas os itens II e III estão relacionados aos Métodos e Técnicas Froebilianos.
  • C todos os itens citados estão relacionados aos Métodos e Técnicas Froebilianos.
  • D apenas os itens I e IV estão relacionados aos Métodos e Técnicas Froebilianos.

Analise as asserções abaixo:

I. A Pedagogia Renovada inclui várias correntes, como a progressivista de Jonh Dewey e a não diretiva de Carl Rogers.

II. Rousseau colocou em prática suas ideias, elaborou e executou uma concepção de ensino baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.

III. As ideias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart e muitos outros, formaram as bases do pensamento pedagógico europeu.

IV. A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar, opondo-se à Pedagogia Tradicional.

É correto o que se afirma apenas em:

  • A I.
  • B I e II.
  • C I, II e III.
  • D I, III e IV.
  • E I, II e IV.
Em 1932, foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: a reconstrução educacional no Brasil. Um dos autores deste manifesto, como filósofo da educação, era otimista perante a realidade da ciência, o método científico e as suas aplicações técnicas, e isso o conduziu também ao entusiasmo em relação a uma nova escola. Por isso, ele pôde promover uma nova mentalidade baseada no experimentalismo, a qual o levou também a enfatizar os valores morais e a conduta humana.
(Fonte: Santos, I. S. F. et al. Brasil, 1930 - 1961: Escola Nova, LDB e disputa entre escola pública e escola privada. Revista HISTEDBR On-line, n.22, p.131 –149, 2006.)
Este texto se refere a:
  • A Demerval Saviani.
  • B Paulo Freire.
  • C Darcy Ribeiro.
  • D Anísio Teixeira.

Julgue o item a seguir.


O ensino deverá ser ministrado de acordo com alguns princípios regedores: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; e pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Esses princípios propõem uma maneira dispersa e desorganizada de conceber a prática pedagógica, uma vez que não define um padrão de como o profissional deve agir.

  • Certo
  • Errado