Questões de Acessibilidade nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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O ato de recepcionar pessoas exige cordialidade, postura, paciência, e uma percepção rápida de todo o movimento que esteja a sua volta. É fundamental que aquele que é recepcionado (visitante ou convidado), seja tratado com respeito, agilidade e que seja dispensado a ele a devida atenção durante todo o período em que estiver no local. A esse respeito, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

  • A O aperto de mão é um cumprimento correto, mas já são aceitos “beijos e abraços”, em cerimonial público, quando há “intimidade” entre quem recepciona e o convidado
  • B O tratamento de Senhor, Senhora, Excelência são as formas mais adequadas a se dirigir ao convidado, entretanto o uso do pronome pessoal “você”, já vem sendo incorporado a comunicação cotidiana, no século XXI
  • C Deve-se dar prioridade aos mais idosos, aos com necessidades especiais e às mulheres grávidas, estes visitantes ou convidados recebem uma atenção diferenciada desde a sua chegada
  • D Cochichos e comentários relativos a informações referentes aos participantes ou autoridades presentes são comuns e podem ser transmitidas aos membros da equipe para que eles possam fcar atentos e atualizados
  • E O uso adequado e correto da linguagem é muito importante contudo nas últimas 3 (três) décadas, com o advento da internet, expressões mais simples, denominadas gírias coloquiais passaram a fazer parte do vocabulário cotidiano e são aceitas sem restrições em cerimônias públicas e privadas

Dentro do conjunto de ações e responsabilidades, leia atentamente as afirmações abaixo.
I. É o responsável pela organização/assessoramento do evento, suas principais atribuições são escrever script em conjunto com o responsável, conferir a posição e ordem das bandeiras, checar a presença de autoridades, organizar a ordem dos pronunciamentos. II. É o responsável pela condução do evento, deve ter conhecimento das normas e regras que regem as solenidades, boa dicção, discrição e tranquilidade, senso de comando, responsabilidade, pontualidade e um visual e comportamento compatíveis com o trabalho que está realizando. III. É o responsável por apoiar o evento de forma institucional para conferir credibilidade, algumas vezes, também assume serviços do evento, cede espaços ou, ainda, aporta recursos financeiros. IV. É o responsável por receber e cumprimentar os convidados do evento, além de realizar a fala de boas vindas no ato solene de abertura. V. É o responsável por supervisionar os fornecedores contratados, organizando a execução e acompanhando a preparação da infraestrutura física, da logística, além de prestar assessoria antes e durante os eventos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  • A Realizador, Cerimonialista, Anfitrião, Apoiador, Mestre de Cerimônia
  • B Produtor, Mestre de Cerimônia, Cerimonialista, Patrocinador, Realizador
  • C Mestre de Cerimônia, Anfitrião, Apoiador, Cerimonialista, Patrocinador
  • D Anfitrião, Realizador, Patrocinador, Cerimonialista, Apoiador
  • E Cerimonialista, Mestre de Cerimônia, Apoiador, Anfitrião, Produtor

Funcionários lotados em uma determinada seção de repartição pública redigiram memorando a fim de solicitar o envio de um carro oficial para transporte de convidado. A seção que recebeu a comunicação deferiu o pedido. Ao circular entre seções de mesmo nível hierárquico, o memorando é regido pela orientação:

  • A fluxo ascendente e direção vertical;
  • B fluxo descendente e direção ascendente;
  • C direção vertical e fluxo descendente;
  • D fluxo ascendente e direção horizontal;
  • E direção horizontal e fluxo lateral.

Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item subsequente.

Em um evento de grande porte, é possível que participem palestrantes e convidados de outras cidades e estados. Quando a coordenação do evento providenciar o deslocamento e a acomodação dessas pessoas, deverá ser enviado por e-mail ao hotel um briefing com a relação de hóspedes.

  • Certo
  • Errado

O crescimento do número e da importância dos eventos justifica-se pelos benefícios que esses geram para os negócios das empresas, bem como para os consumidores. Entre os principais benefícios possibilitados pelos eventos podemos excluir qual das alternativas abaixo:

  • A Estreitamento das relações com os clientes, possibilitando uma interação com todos os profissionais da empresa.
  • B Apresentação dos produtos/serviços da empresa para seu mercado-alvo, restringindo o leque de exposição.
  • C Ganho de novos clientes, por meio da venda a curto, médio e longo prazos, além da geração de um mailing de prospecção para a equipe de vendas.
  • D Obtenção de informações sobre o mercado e concorrentes.
  • E Alavancagem da imagem institucional e estabelecimento de novos contatos comerciais.