Questões de Relações Públicas

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A respeito de cidadania, de relações públicas, de comunicação e da redação de documentos oficiais, julgue o item.


Entre as atividades especializadas de relações públicas, estão as que dizem respeito à informação de natureza institucional entre a entidade e o público, por meios de comunicação como a TV e o rádio.

  • Certo
  • Errado

A respeito de cidadania, de relações públicas, de comunicação e da redação de documentos oficiais, julgue o item.


Considerando o conceito de comunicação enquanto processo de troca de informações, as quais podem ser formais e informais, é correto afirmar que, no âmbito organizacional, o gênero textual e-mail é um tipo de comunicação formal.

  • Certo
  • Errado

As campanhas são um resultado frequente do planejamento de relações públicas nas organizações. Geralmente são formuladas para chegar a objetivos únicos, e devem ser planejadas usando procedimentos que não são de rotina. As metas das campanhas devem ser alinhadas à direção básica de avanço da organização, expressa em seu propósito, missão, objetivos e estratégias. Alguns elementos, aceitos de modo geral, como etapas para elaborar o documento de planejamento de campanha são os seguintes:

  • A Determinar a situação atual/problema; identificar ameaças e oportunidades; selecionar público-alvo; estabelecer objetivos e estratégias correspondentes a cada um; criar técnicas de avaliação; elaborar um orçamento.
  • B Brainstorming; design thinking; 5W + H planning; work in progress; stakeholders; Ishikawa diagram.
  • C Encontro de planejamento; declaração de missão; definição de calendário; roteiro de ações; designação de pessoal; produção audiovisual.
  • D Necessidades de informação; identificação de públicos e temas; amostragem de público; definição de fontes de dados; aplicação de questionários; análise e apresentação de resultados.

Em uma situação hipotética, uma corporação que produz medicamentos solicita ao seu profissional de Relações Públicas (RP) que organize uma campanha junto ao setor de medicina, para divulgar os efeitos preventivos de um kit de seus produtos que evitaria os efeitos letais de uma doença muito contagiosa. Por descuido do setor de desenvolvimento da empresa, chega ao seu conhecimento um relatório confidencial indicando vários artigos científicos que comprovam que a combinação de componentes do referido kit não surtem o efeito alardeado pela empresa. Pensando no Código de Ética Profissional de Relações Públicas, identifique as afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. Como o material que chegou às mãos do profissional de RP tem caráter confidencial e não é de sua competência, a lealdade ao cliente o obriga a desconsiderar essa informação e executar a campanha mesmo assim. A responsabilidade pela informação é da empresa e não do RP. II. É obrigação ética do profissional de RP quebrar imediatamente o sigilo sobre este fato, mesmo antes da campanha ser executada, e encaminhar aos veículos de imprensa as informações contidas no relatório. III. O profissional de RP deve se negar a coordenar a campanha, pois é vedado a ele disseminar informações falsas ou enganosas. IV. Se, ao expor seu conhecimento sobre a ineficiência do kit, a corporação concordar em cancelar a realização da campanha, o RP não poderá divulgar o relatório, pois faz parte do seu código de ética o sigilo profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

  • A I - F; II - F; III - V; IV - F.
  • B I - F; II - F; III - F; IV - V.
  • C I - F; II - F; III - V; IV - V.
  • D I - V; II - F; III - V; IV - V.

No final da década de 1930 surgiu a expressão "comunicação de massa". Mesmo após o surgimento das novas mídias, as características desse tipo de comunicação não mudaram significativamente. Portanto, suas principais características são:

  • A Possibilidade de conexão um a um; fluxo personalizado; emissor e receptor alternadamente; relação de manipulação do público; financiamento de acordo com interesses do mercado; regulação social do conteúdo.
  • B Possibilidade de conexão de todos com todos; fluxo sistêmico; emissor e receptor simultâneos; relação subjetiva com o usuário; política de mercado segmentada; regulação estatal do conteúdo.
  • C Distribuição e recepção de conteúdo segmentado; fluxo multidirecional; relação assimétrica entre emissor e receptor; relação pessoal com o público; relação calculista com o consumidor; autorregulação setorial.
  • D Distribuição e recepção de conteúdo em grande escala; fluxo unidirecional; relação assimétrica entre emissor e receptor; relação impessoal e anônima com o público; relação calculista ou de mercado com o público; normalização e mercantilização de conteúdo.