Prova da Prefeitura de Guaraciaba - Analista Área: Ciência Agrárias Subárea: Clínica Veterinária - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promove a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todos e cada uma das crianças e jovens na Educação Básica. É por meio dela que, como Nação, definimos qual a formação que queremos para nossos estudantes, futuros cidadãos.


(Fonte: https://l1nq.com/importancia-bncc)


Qual é a principal mudança introduzida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação aos currículos educacionais no Brasil? 

  • A A principal mudança trazida pela BNCC é a introdução de uma nova metodologia de ensino única que deve ser seguida por todas as escolas, uniformizando as práticas pedagógicas em todo o Brasil e eliminando a necessidade de adaptação local.
  • B A BNCC torna obrigatórios os conteúdos essenciais em todos os currículos, superando a fragmentação anterior. Ela mantém a autonomia para adaptar metodologias e conteúdos conforme as realidades locais, promovendo equidade e coerência educacional.
  • C A BNCC foi criada para substituir todos os documentos curriculares anteriores, em uma padronização completa do conteúdo educacional, não havendo necessidade de espaço para adaptações ou adições por parte dos estados, municípios ou escolas públicas.
  • D A BNCC elimina a autonomia dos professores e currículos locais, estabelecendo um currículo rígido e uniforme que deve ser seguido por todas as escolas no país, sem levar em consideração as realidades e especificidades das comunidades escolares locais.

A pedagogia tradicional caracteriza as concepções de educação onde prepondera a ação de agentes externos na formação do aluno, o primado do objeto de conhecimento, a transmissão do saber constituído na tradição e uma concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas ora pela palavra do professor ora pela observação sensorial.


(Fonte: https://l1nk.dev/tendencias-pedagogicas)


Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção CORRETA: 

  • A A pedagogia renovada tem como características: valorização da criança, dotada de liberdade, iniciativa de interesses próprios e, por isso mesmo, sujeito da sua aprendizagem e agente do seu próprio desenvolvimento.
  • B A pedagogia libertária é uma corrente muito difundida no território nacional, especialmente pela inserção da autogestão grupal, devendo o saber circular livremente em uma troca de experiências, caracterizando um saber único.
  • C A pedagogia tecnicista tem como base filosófica a concepção sintética centrada na análise comum da linguagem educacional e, em parte, na concepção humanista histórica. Sua raiz se encontra no período imediatamente após a Primeira Guerra Mundial.
  • D A pedagogia libertadora ultrapassa os limites da pedagogia tecnicista, pois além de indagar a situação de opressor, faz com que o mesmo busque sua libertação em um contexto único, obtendo uma consciência política, nem tão crítica.

Em 2023, 49% das escolas de Ensino Fundamental e Médio não tinham sistema interno de câmeras de vídeo, segundo a pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.


(Fonte: https://https://encr.pw/seguranca-nas-escolas.adaptado)


Sintaticamente, é CORRETO afirmar que, nesta frase, o: 

  • A Verbo funciona como transitivo direto e transitivo indireto.
  • B Sujeito é composto, a saber: Ensino Fundamental e Médio.
  • C Predicado possui dois núcleos, um verbal e outro nominal.
  • D Núcleo do sujeito é simples, expresso por um numeral.

Na teoria sociointeracionista, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são fundamentais, pois o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem, sendo a interação entre o meio e o indivíduo essencial para esse processo. A criança internaliza as interações com o ambiente, promovendo o desenvolvimento que se dá de fora para dentro.

(Fonte: https://https://l1nq.com/teoria-da-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

  • A Lev Vygotsky.
  • B Jean Piaget.
  • C Paulo Freire.
  • D Maria Montessori.

A educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os que aprendem; devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes. Tanto os professores como os alunos sejam agentes críticos do ato de conhecer.


(Fonte: https://l1nq.com/filosofia-e-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

  • A Lev Vygotsky.
  • B Maria Montessori.
  • C Paulo Freire.
  • D Jean Piaget.