Questões de Paulo Freire (Pedagogia)

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Leia o excerto a seguir, extraído de Freire (2019): (...)



(...) não são as __________, em si mesmas, geradoras de um clima de desesperança, mas a percepção que os homens tenham delas num dado momento histórico, como um freio a eles, como algo que eles não podem ultrapassar. No momento em que a percepção crítica se instaura, na ação mesma, se desenvolve um clima de esperança e confiança que leva os homens a empenhar-se na superação das _________.



Assinale a alternativa que contém o termo que corretamente preenche ambas as lacunas.

  • A contradições
  • B forças produtivas
  • C situações-limites
  • D expectativas
  • E condições educativas

Analise as afirmativas a seguir sobre grandes autores que influenciaram a educação de crianças e suas contribuições e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Jean Piaget concebe que a criança atinge o pensamento lógico-abstrato precocemente, atribuindo papel mínimo ao ambiente; para ele, a construção do conhecimento advém prioritariamente de fatores maturacionais inatos.
( ) Lev Vygotsky defende que o desenvolvimento cognitivo está fortemente vinculado às interações sociais e culturais, enfatizando a mediação de adultos ou pares mais experientes e o uso da linguagem como ferramenta de construção interna.
( ) Emília Ferreiro, ao investigar a aquisição da leitura e da escrita, demonstra que a criança formula sucessivas hipóteses sobre o sistema alfabético, partindo de desenvolvimentos pré-silábicos rumo ao alfabético, ressaltando o valor do conflito cognitivo ao confrontar suas concepções com a escrita convencional.
( ) Maria Montessori propõe um “ambiente preparado” que promova a autonomia das crianças, defendendo a observação atenta do professor e a apresentação sequenciada de materiais em consonância com períodos sensíveis de aprendizagem.
( ) Paulo Freire valoriza a leitura de mundo e a leitura da palavra desde os primeiros anos, postulando que a educação deve fomentar a consciência crítica, o diálogo e a transformação social, inclusive na infância.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V – F – V.
  • B F – V – V – F – V.
  • C F – V – V – V – V.
  • D V – V – F – V – F.

Durante uma aula de Ciências, o professor Lucas decidiu explorar o tema das mudanças climáticas utilizando diferentes linguagens midiáticas. Ele apresentou um documentário que mostrava o impacto das mudanças climáticas em diversas regiões, seguido de gráficos interativos com dados atualizados sobre a emissão de CO2 e um fórum virtual para que os alunos compartilhassem e debatessem suas reflexões sobre o assunto. Após essas atividades, Lucas propôs que cada aluno produzisse um podcast com a análise do papel da sociedade na preservação ambiental, incentivando-os a relacionar o tema ao seu cotidiano.

Com base na pedagogia de Paulo Freire, assinale a opção que indica o objetivo principal da abordagem adotada pelo professor Lucas.

  • A Reforçar a memorização dos dados apresentados nos gráficos e no documentário.
  • B Facilitar o consumo passivo de informações para que os alunos absorvam rapidamente o conteúdo.
  • C Substituir o conteúdo curricular por informações midiáticas para aumentar o engajamento dos alunos.
  • D Estimular a consciência crítica dos estudantes ao relacionar impactos ambientais e responsabilidade social.
  • E Focar exclusivamente em mídias audiovisuais, como o documentário, por serem mais atraentes para os estudantes.

Um dos pontos centrais do pensamento de Paulo Freire é repensar a relação entre professor e aluno. Sobre o tema, leia o fragmento a seguir.
Se o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima para baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Assinale a opção que reflete corretamente o que se afirma no fragmento acima.

  • A A educação democrática exige uma inversão da hierarquia tradicional da relação pedagógica.
  • B O professor deve fingir estar no mesmo nível dos alunos para facilitar a comunicação das matérias.
  • C A capacidade de ouvir e a possibilidade de ensinar situam-se numa relação de interdependência.
  • D O aluno é a instância que porta a verdade na relação pedagógica e por isso deve ser ouvido.
  • E A postura solidária implica que a figura do professor seja abolida em favor do diálogo entre iguais.

As características da posição teórica de Paulo Freire fazem com que ela seja chamada de Pedagogia Libertadora.


As opções a seguir descrevem esta perspectiva, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A A educação sempre tem um posicionamento político, o que favorece um determinado tipo de sociedade.
  • B Os conteúdos de ensino devem ser aproximados criticamente das realidades sociais imediatas dos estudantes.
  • C A transmissão direta de conhecimentos do educador ao aluno é a melhor forma de produzir sujeitos livres.
  • D Os conhecimentos devem servir como ferramentas práticas com as quais os oprimidos transformam sua situação.
  • E A relação entre o educador e o aluno comporta a horizontalidade e a reciprocidade do diálogo.