Leia a situação hipotética abaixo.
Uma professora de uma turma de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental observa que algumas crianças enfrentam dificuldades em associar sons às letras correspondentes e, ao realizar uma atividade com cartões ilustrados, percebe que elas agrupam palavras de forma distinta: algumas com base nos sons iniciais, outras conforme os desenhos.
Considerando esse contexto e os princípios de alfabetizar letrando, a professora deve promover:
- A O ensino do sistema alfabético por meio de exercícios que reforçam a associação direta entre sons e letras, garantindo que as crianças dominem as correspondências antes de avançar para práticas de letramento.
- B Atividades que integrem a reflexão sobre os sons das palavras à leitura e produção de textos com finalidades sociais, permitindo às crianças construir relações significativas entre o sistema de escrita e seu uso no cotidiano.
- C As atividades de memorização visual das palavras, o que facilitaria o reconhecimento global da escrita e reduziria a necessidade de associações sonoras na fase inicial da alfabetização.
- D O trabalho com a consciência fonológica deve de forma isolada, sem o uso de imagens, para evitar distrações que comprometam a apropriação do sistema alfabético.