Prova da Prefeitura de Flores - Professor - Educação Infantil - ADM&TEC (2025) - Questões Comentadas

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Leia a situação hipotética abaixo.


Uma professora de uma turma de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental observa que algumas crianças enfrentam dificuldades em associar sons às letras correspondentes e, ao realizar uma atividade com cartões ilustrados, percebe que elas agrupam palavras de forma distinta: algumas com base nos sons iniciais, outras conforme os desenhos.


Considerando esse contexto e os princípios de alfabetizar letrando, a professora deve promover:


  • A O ensino do sistema alfabético por meio de exercícios que reforçam a associação direta entre sons e letras, garantindo que as crianças dominem as correspondências antes de avançar para práticas de letramento.
  • B Atividades que integrem a reflexão sobre os sons das palavras à leitura e produção de textos com finalidades sociais, permitindo às crianças construir relações significativas entre o sistema de escrita e seu uso no cotidiano.
  • C As atividades de memorização visual das palavras, o que facilitaria o reconhecimento global da escrita e reduziria a necessidade de associações sonoras na fase inicial da alfabetização.
  • D O trabalho com a consciência fonológica deve de forma isolada, sem o uso de imagens, para evitar distrações que comprometam a apropriação do sistema alfabético.

Leia a situação hipotética abaixo.


Em uma reunião pedagógica, professores da Educação Infantil discutem estratégias para alfabetizar letrando, conforme preconizado pela BNCC. Um dos professores sugere organizar uma sequência didática baseada nos interesses das crianças, na qual elas pesquisem sobre temas relevantes para a turma, produzam textos coletivos e compartilhem os resultados em um mural. No entanto, surgem questionamentos sobre como essa abordagem pode garantir o desenvolvimento simultâneo da consciência fonológica e do uso funcional da escrita.



Com base nos pressupostos teóricos de Magda Soares (2003), assinale a alternativa CORRETA.

  • A A sequência didática é válida, mas carece de foco no ensino do sistema alfabético. É imprescindível que a alfabetização seja desenvolvida em etapas isoladas antes de abordar práticas de letramento contextualizadas.
  • B Embora seja interessante, a criação de textos coletivos pode ocultar as dificuldades individuais dos alunos, comprometendo o diagnóstico preciso e a intervenção pedagógica na apropriação do sistema de escrita.
  • C A proposta atende aos princípios da alfabetização e letramento, pois articula a apropriação do sistema alfabético com práticas sociais da escrita, promovendo a integração entre o conhecimento formal e o funcional.
  • D A sequência proposta é inadequada, pois atividades baseadas em interesses das crianças podem desviar o foco dos objetivos pedagógicos, gerando dispersão e comprometendo o ensino do sistema alfabético.

A história percorrida da Educação Infantil foi marcada por uma “concepção apenas de assistência de atendimento” (HOFFMAN, 2000). Não se tinha a preocupação com a prática avaliativa para acompanhar e medir os cuidados dedicados às crianças. Considerando os pressupostos de Hoffman (2000), sobre avaliação na Educação Infantil, podemos afirmar que, a prática avaliativa é baseada na (o):

  • A Realização de avaliações sistemáticas e externas, com a aplicação de testes padronizados para a comparação do desempenho das crianças, com o objetivo de identificar os estágios de desenvolvimento em que se encontram, a fim de agrupar as crianças de acordo com o desempenho.
  • B Registro contínuo e nas observações reflexivas que envolvem a análise das interações, atividades de jogo e produções das crianças, buscando compreender o desenvolvimento em suas diversas dimensões, com ênfase na melhoria do planejamento pedagógico.
  • C Utilização de observações informais e não estruturadas, onde o professor apenas observa o comportamento das crianças sem registro de evidências permitindo que o processo de avaliação aconteça espontaneamente durante as interações diárias.
  • D Aplicação de instrumentos de avaliação formal quantitativa, para medir habilidades cognitivas específicas, com o intuito de ajustar o currículo às necessidades imediatas da turma, baseando-se principalmente nos resultados das avaliações.

Leia a situação hipotética abaixo.


João, de 4 anos, tem apresentado dificuldades na aprendizagem de conceitos numéricos básicos, como a contagem de objetos e a correspondência númeroquantidade. Embora ele seja capaz de identificar os números, ele parece ter dificuldade em compreender que os números representam quantidades de objetos. Durante uma atividade pedagógica, ele apresenta grande interesse por jogos de tabuleiro, mas quando é solicitado a contar objetos ou associar os números a quantidades, ele se mostra inseguro e hesitante.


Considerando esse contexto a teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo e as fases de construção do conceito de número, é CORRETO:

  • A Oferecer atividades manipulativas que permitam a João relacionar fisicamente os números às quantidades, utilizando jogos concretos e objetos que possam ser tocados e movidos, promovendo a construção de conceitos numéricos de forma mais tangível.
  • B Introduzir imediatamente atividades de contagem simbólica, como associar números escritos a quantidades abstratas, sem o uso de materiais manipulativos, pois João já demonstra algum domínio da noção de número, o que permite abstrações mais complexas.
  • C Promover a compreensão de João sobre o conceito de número através de experiências de ordenação e classificação de objetos por atributos, pois essas atividades favorecem a construção do conceito de número.
  • D Incentivar João a memorizar a sequência numérica sem utilizar materiais concretos, pois sua capacidade de internalizar ordens sequenciais já está bem desenvolvida em sua faixa etária, tornando desnecessária a mediação física.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A II, III e IV, apenas.
  • B I, III e V, apenas.
  • C I, IV e V, apenas.
  • D I, II e III, apenas.