Questões de Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior (Pedagogia)

Limpar Busca

A ferramenta pedagógica denominada "avaliação diagnóstica" possibilita ao professor:

  • A Identificar quais estudantes certamente serão aprovados e quais ficarão reprovados.
  • B Levantar informações sobre aquilo que os estudantes já conhecem, bem como suas habilidades e competências.
  • C Aferir a nota dos estudantes que reconhecidamente apresentam baixo rendimento.
  • D Conhecer os principais aspectos psicossociais dos estudantes.

Assinale a alternativa que apresenta alguns tipos de avaliação escolar.

  • A Avaliação subjetiva global, Avaliação funcional, Avaliação comparativa, Avaliação somativa.
  • B Avaliação subjetiva global, Avaliação funcional, Avaliação psicossocial, Avaliação somativa.
  • C Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Avaliação comparativa, Avaliação somativa.
  • D Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Avaliação psicossocial, Avaliação somativa.

Segundo Villas Boas, “Avaliação formativa é o processo pelo qual são analisadas continuamente todas as atividades em desenvolvimento e as desenvolvidas pelos estudantes, para que eles e os professores identifiquem o que já foi aprendido e o que falta ser aprendido, a fim de que se providenciem os meios para que todos avancem sem interrupções e sem percalços. (…) Uma das principais características da avaliação formativa é ser conduzida pelo próprio professor. Também os estudantes participam do processo: se avaliam e avaliam o trabalho desenvolvido. (VILLAS BOAS, B. M de F. Portfólio, avaliação formativa e feedback. In: _____ (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017.)
Considere as afirmativas sobre a avaliação do ensino/aprendizagem na perspectiva formativa e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A entrevista permite ao professor se certificar se o estudante aprendeu ou não os conteúdos, pois nela não há como ele “colar” ou trapacear. Para promover a cultura da autoavaliação, os estudantes devem necessariamente atribuir uma nota ao seu desempenho. ( ) Valoriza a avaliação informal, pois ela permite que o professor compreenda melhor cada aluno e o desenvolvimento de seu processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que seja desenvolvida de maneira planejada e sistemática. ( ) O portfólio é uma coleção das produções do estudante, organizada por ele mesmo, com orientação do professor. Para que o aluno seja capaz de avaliar seu portfólio, é preciso que ele receba do professor um feedback e que, a partir dele, compare o seu nível atual de desempenho com o esperado. ( ) A observação permite ao professor investigar as características individuais e coletivas dos estudantes, com o objetivo de identificar os fatores que facilitam ou dificultam as aprendizagens. Os resultados da observação não devem ser convertidos em notas ou repassados aos alunos.
Assinale a sequência correta.

  • A V, V, F, F
  • B F, F, F, V
  • C V, F, V, F
  • D F, V, V, V

Recorrentemente, ao tratarmos sobre o registro no processo de avaliação na Educação Infantil, referimo-nos à documentação pedagógica. De acordo com Julia Oliveira Formosinho (2019), a Pedagogia-em-participação coloca a documentação pedagógica no centro dos processos de aprendizagem. Partindo dessa assertiva, marque a opção INCORRETA sobre a documentação pedagógica.

  • A A documentação pedagógica é desenvolvida em torno das aprendizagens das crianças e das aprendizagens das educadoras.
  • B A documentação pedagógica permite observar, escutar e interpretar a experiência vivida e narrar a aprendizagem.
  • C A documentação pedagógica possibilita ao educador e à criança a construção de significado sobre as experiências de aprendizagem, os progressos e a construção de identidade por parte da criança.
  • D Não podemos compreender a documentação pedagógica como uma base sólida e autêntica para os processos de avaliação. É, portanto, irrelevante.

Em relação aos tipos de avaliação da aprendizagem, analise:


I. Avaliação diagnóstica - O propósito da avaliação é identificar ou verificar os conteúdos e o conhecimento dos estudantes para melhorar o ensino-aprendizagem.

II. Avaliação somativa - As notas e os conceitos são atribuídos a fim de promover o aluno para outra classe ou curso. É, geralmente, aplicada no bimestre ou semestre.

III. Avaliação cumulativa - Essa avaliação é aquela voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. O professor trabalha junto com o aluno e o acompanha em seu dia a dia.

IV. Avaliação formativa - Seu objetivo é identificar se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem.

  • A II e III estão incorretas
  • B II está incorreta
  • C I e IV estão incorretas
  • D I está incorreta
  • E Todas estão corretas