Questões de Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, com base na Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.

( ) Produzirá, no máximo, a cada 4 anos, indicadores de rendimento escolar e de avaliação institucional.

( ) A avaliação de desempenho dos estudantes em exames poderá ser diretamente realizada pela União ou, mediante acordo de cooperação, pelos Estados e pelo Distrito Federal, nos respectivos sistemas de ensino e de seus Municípios, caso mantenham sistemas próprios de avaliação do rendimento escolar, assegurada a compatibilidade metodológica entre esses sistemas e o nacional, especialmente no que se refere às escalas de proficiência e ao calendário de aplicação.

  • A C - E - C.
  • B C - C - E.
  • C E - C - C.
  • D E - E - C.

Qual das alternativas a seguir descreve CORRETAMENTE um dos principais objetivos da avaliação na educação superior?

  • A Medir apenas a performance dos alunos em provas e exames finais.
  • B Promover a competição entre alunos para garantir os melhores resultados.
  • C Aplicar penalidades aos alunos que não atingem os padrões estabelecidos.
  • D Garantir que todos os alunos tenham uma boa nota ao final do curso.
  • E Identificar e aprimorar as práticas pedagógicas e a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.

Em relação à Lei 10.861, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior — SINAES, em seu Art. 3°, caput, escolha a alternativa que completa a afirmação abaixo:

"A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo _______ e o _______, por meio de suas atividades, _______, _______, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais...”

  • A A sustentabilidade currículos, programas.
  • B As políticas de pessoal; desenvolvimento profissional; infraestrutura, programas.
  • C Identificar o seu perfil; significado de sua atuação; cursos, programas.
  • D A missão institucional; desenvolvimento econômico; planejamento, avaliação.
  • E A produção acadêmica; patrimônio cultural; cursos, programas.

Sobre a avaliação da educação superior, analise as afirmações a seguir:

I. A avaliação é um processo contínuo que busca melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Il. A avaliação da educação superior se restringe apenas à análise dos resultados finais dos alunos em exames.
III. A avaliação institucional deve considerar não apenas os aspectos pedagógicos mas também a infraestrutura e os serviços oferecidos pela instituição.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmações CORRETAS:

  • A l e ll.
  • B II e III.
  • C l e lIl.
  • D I, II e III.
  • E Nenhuma das alternativas acima.

Sobre o Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES):

Associe os elementos da coluna da esquerda com suas respectivas definições na coluna da direita, e em seguida assinale a alternativa CORRETA: 

Elementos 
I. Autoavaliação. 
II. Avaliação institucional. 
III. Avaliação de cursos. 

Definições 

1. Processo de avaliação que envolve análise externa realizada por especialistas.
2. Instrumento que busca medir a qualidade do ensino e da gestão da instituição. 
3. Método que permite que a própria instituição analise suas praticas e resultados. 

Alternativas:

  • A I- 3, II - 2; III - 1.
  • B I - 3, II - III - 2.
  • C I - 1, II - 2, III - 3.
  • D I - 2, II - 1, III - 3.
  • E I - 2, II - 3, III - 1.