Questões de Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior (Pedagogia)

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A avaliação na Educação Infantil deve ser:

  • A Um processo contínuo e formativo que respeite o ritmo de cada criança.
  • B Baseada em provas e exames formais.
  • C Exclusivamente qualitativa e sem observação direta.
  • D Realizada apenas no final do ano letivo.

Segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, a avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante a aplicação do(a):

  • A Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
  • B Exame Nacional de Cursos (ENC).
  • C Prova Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Pnepe).
  • D Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
  • E Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

A avaliação da aprendizagem dos estudantes ocorre no ambiente educacional, no contexto da sala de aula ou em outros ambientes vinculados a esta, com objetivo de

  • A colaborar, significativamente, para a atuação didático-pedagógica dos docentes, garantir a qualidade da aprendizagem do estudante, propiciar o desenvolvimento e a construção do conhecimento de maneira significativa e transformadora, promover a melhoria e qualificação da aprendizagem do educando, com reflexões e autoconhecimento do mundo em que se insere.
  • B colaborar, significativamente, para a atuação didático-pedagógica dos gestores escolares, garantir a qualidade da aprendizagem docente, propiciar o desenvolvimento e a construção do conhecimento de maneira significativa e transformadora bem como promover a melhoria e qualificação da aprendizagem do docente, com reflexões e autoconhecimento do mundo em que se insere.
  • C colaborar, significativamente, para a atuação didático-pedagógica do discente, garantir a qualidade da aprendizagem da gestão, propiciar o desenvolvimento e a construção do conhecimento de maneira significativa e transformadora bem como promover a melhoria e qualificação da aprendizagem da equipe pedagógica, com reflexões e autoconhecimento do mundo em que se insere.
  • D colaborar, significativamente, para a atuação didático-pedagógica das famílias dos estudantes, para a garantia da qualidade da gestão escolar, propiciar o desenvolvimento e a construção do conhecimento de maneira significativa e transformadora bem como promover a melhoria e qualificação da aprendizagem do educando, com reflexões e autoconhecimento do mundo em que se insere.
Em uma escola que adota uma abordagem pedagógica baseada em projetos de trabalho, os professores estão constantemente buscando maneiras de envolver os alunos em atividades práticas e interdisciplinares. Recentemente, a escola decidiu iniciar um projeto que abordaria a questão da sustentabilidade ambiental. O objetivo é sensibilizar os alunos para os desafios ambientais globais e capacitá-los a desenvolver soluções criativas para questões locais relacionadas ao meio ambiente. No início do projeto, os alunos foram divididos em grupos e receberam a tarefa de identificar um problema ambiental em sua comunidade. Cada grupo foi responsável por realizar pesquisas, coletar dados, propor soluções e criar uma apresentação para a comunidade escolar. À medida que o projeto avançava, os alunos se envolveram em atividades práticas, como criação de hortas sustentáveis, organização de campanhas de reciclagem e conscientização sobre a conservação da água. Eles também colaboraram com especialistas locais e participaram de visitas a locais de interesse ambiental. A abordagem baseada em projetos permitiu que os alunos aplicassem conceitos de várias disciplinas, como ciências, geografia, matemática e até mesmo as artes, à medida que criavam cartazes e apresentações envolventes. Agora, com o projeto chegando ao fim, os professores desejam avaliar o seu impacto sobre o aprendizado e a conscientização dos alunos. Em relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir. 


I. Avaliação das apresentações dos grupos: os professores podem avaliar as apresentações finais dos grupos de alunos, levando em consideração critérios como clareza, profundidade de pesquisa, criatividade na apresentação de soluções e capacidade de comunicar eficazmente os resultados do projeto.

II. Avaliação das pesquisas e coleta de dados: os alunos podem ser avaliados com base na qualidade de suas pesquisas, na coleta de dados e na análise crítica das informações relevantes para o projeto.

III. Avaliação das habilidades interdisciplinares: os professores podem avaliar o grau em que os alunos conseguiram aplicar conceitos de várias disciplinas no projeto. Isso pode envolver a revisão de trabalhos escritos, relatórios ou apresentações que demonstrem a conexão entre os conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas.

IV. Autoavaliação dos alunos: os alunos podem ser incentivados a realizar uma autoavaliação, refletindo sobre seu próprio aprendizado e desenvolvimento ao longo do projeto.

Está correto o que se afirma em
  • A I, II, III e IV.
  • B III, apenas.
  • C IV, apenas.
  • D I e II, apenas.
A escola é o local onde a maioria das crianças têm as primeiras noções de mundo e sociedade fora da família. À escola cabe a função de proporcionar a quem chega até ela oportunidades de adquirir novos conhecimentos e de obter diferentes tipos de vivências. Cabe à escola o dever de ensinar e de avaliar constantemente o aluno. Considere “uma avaliação realizada ao longo do programa, progressivamente, indicando o aprendizado do aluno e os necessários ajustes para alcançar os objetivos terminais do programa”. As informações se referem à avaliação: 
  • A Somativa
  • B Formativa
  • C Diagnóstica
  • D Classificatória