Questões de Referencial Curricular para a Educação Infantil (Pedagogia)

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Por ser um documento que expressa a identidade do estabelecimento de ensino ao mesmo tempo em que define diretrizes capazes de orientar a prática educativa institucional, o projeto político-pedagógico – PPP é considerado por muitos autores a espinha dorsal do planejamento da escola. No contexto da Educação Infantil, uma das funções desse documento é:

  • A Viabilizar a padronização dos objetivos educacionais e das metodologias de ensino em detrimento da adaptação à realidade sociocultural de cada comunidade escolar.
  • B Efetuar a avaliação do desempenho das crianças com foco em instrumentos quantitativos, adotando métricas rígidas como principal critério de acompanhamento do progresso infantil.
  • C Enfatizar o contexto administrativo da escola, estabelecendo diretrizes burocráticas de funcionamento a fim de exercer impacto direto na proposta pedagógica.
  • D Privilegiar o brincar como eixo estruturante do currículo, promovendo interações significativas, experiências lúdicas e aprendizagens contextualizadas.
  • E Promover a participação opcional da comunidade escolar na construção da proposta pedagógica, garantindo que as especificidades nacionais sejam contempladas e valorizadas no processo educativo.

Com relação à matrícula e faixa etária, é obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam até dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula a respectiva idade

  • A 5 ou 6 anos
  • B 4 ou 5 anos
  • C 3 ou 4 anos
  • D 2 ou 3 anos

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A II, III e IV, apenas.
  • B I, III e V, apenas.
  • C I, IV e V, apenas.
  • D I, II e III, apenas.

A organização curricular no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil baseia-se em princípios que visam atender à pluralidade da infância brasileira. Acerca desse referencial, é correto dizer que:

  • A o referencial estabelece uma abordagem padronizada e obrigatória para todas as instituições de educação infantil.
  • B o referencial é uma proposta aberta e flexível, que respeita a diversidade sociocultural e regional do Brasil.
  • C a diversidade cultural brasileira é considerada apenas em aspectos secundários do planejamento pedagógico.
  • D a organização curricular prioriza conteúdos acadêmicos, reduzindo o foco em aspectos sociais e afetivos.

A respeito dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, estabelecidos no documento elaborado pelo MEC, analise as afirmações a seguir.

I. Os Parâmetros Nacionais de Qualidade foram desenvolvidos com o objetivo de fornecer um padrão nacional rígido e uniforme para todas as instituições de Educação Infantil, sem espaço para adaptações regionais.
II. Um dos objetivos dos Parâmetros é possibilitar o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.
III. A gestão das instituições de Educação Infantil deve garantir a supervisão externa como instrumento de aprimoramento, além de formalizar canais de participação da comunidade e das famílias no processo pedagógico.
IV. O documento propõe que todas as instituições devem manter o mesmo modelo pedagógico, limitando a escolha de metodologias conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A Somente as afirmações I, II e IV estão corretas.
  • B Todas as afirmações estão corretas.
  • C Somente as afirmações II e III estão corretas.
  • D Somente as afirmações I e IV estão corretas.