Por ser um documento que expressa a identidade do estabelecimento de ensino ao mesmo tempo em que define diretrizes capazes de orientar a prática educativa institucional, o projeto político-pedagógico – PPP é considerado por muitos autores a espinha dorsal do planejamento da escola. No contexto da Educação Infantil, uma das funções desse documento é:
- A Viabilizar a padronização dos objetivos educacionais e das metodologias de ensino em detrimento da adaptação à realidade sociocultural de cada comunidade escolar.
- B Efetuar a avaliação do desempenho das crianças com foco em instrumentos quantitativos, adotando métricas rígidas como principal critério de acompanhamento do progresso infantil.
- C Enfatizar o contexto administrativo da escola, estabelecendo diretrizes burocráticas de funcionamento a fim de exercer impacto direto na proposta pedagógica.
- D Privilegiar o brincar como eixo estruturante do currículo, promovendo interações significativas, experiências lúdicas e aprendizagens contextualizadas.
- E Promover a participação opcional da comunidade escolar na construção da proposta pedagógica, garantindo que as especificidades nacionais sejam contempladas e valorizadas no processo educativo.