Questões de Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação (Pedagogia)

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“Trata-se de uma fotografia da realidade com a qual se detecta com a maior clareza possível quem compõe a classe onde se irá lecionar, os problemas especiais de cada um dos alunos, os domínios de conteúdos e habilidades, os recursos à disposição e os que deverão ser conseguidos e as expectativas da comunidade” (Tosi, 2013). O trecho descreve qual tipo de avaliação usada na educação escolar?

  • A Diagnóstica.
  • B Formativa.
  • C Somativa.
  • D Institucional.
  • E Follow up.

Para Luckesi (2014), não existe “avaliação quantitativa”; segundo o autor, para ser efetivamente avaliação, implica que ela seja qualitativa, pois avaliar significa __________ um determinado objeto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

  • A medir
  • B classificar
  • C atribuir valor a
  • D impor hierarquias a
  • E julgar as capacidades de

Qual das seguintes estratégias é mais eficaz para implementar uma avaliação formativa em sala de aula?

  • A Aplicar um teste padronizado no final do semestre para avaliar o conhecimento dos alunos.
  • B Usar apenas as notas dos testes para determinar a compreensão do aluno sobre o assunto.
  • C Dar feedback construtivo e oportuno aos alunos para ajudá-los a melhorar seu aprendizado.
  • D Ignorar os erros dos alunos e focar apenas os acertos.
  • E Ensinar sem qualquer forma de avaliação ou feedback.

A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram, o material oferecido e o espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013. p. 95. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downl oad&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 maio 2024.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, constitui um dos objetivos e métodos da avaliação na Educação Infantil: 

  • A Avaliar o trabalho pedagógico apenas através de provas e retenção das crianças, para garantir a eficiência do aprendizado.
  • B Utilizar a avaliação para refletir sobre a prática pedagógica e melhorar as aprendizagens das crianças, sem práticas inadequadas como provinhas ou retenção.
  • C Focar a avaliação exclusivamente nas atividades propostas, sem considerar o contexto de aprendizagem ou as interações das crianças.
  • D A avaliação deve ser baseada principalmente na observação esporádica e subjetiva das crianças, sem necessidade de registros documentados.
  • E Implementar práticas de avaliação que excluam o acompanhamento da trajetória da criança ao longo da Educação Infantil, priorizando a autonomia do Ensino Fundamental.

A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram, o material oferecido e o espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013. p. 95. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downl oad&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 maio 2024. 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, constitui um dos objetivos e métodos da avaliação na Educação Infantil:

  • A Avaliar o trabalho pedagógico apenas através de provas e retenção das crianças, para garantir a eficiência do aprendizado.
  • B Utilizar a avaliação para refletir sobre a prática pedagógica e melhorar as aprendizagens das crianças, sem práticas inadequadas como provinhas ou retenção.
  • C Focar a avaliação exclusivamente nas atividades propostas, sem considerar o contexto de aprendizagem ou as interações das crianças.
  • D A avaliação deve ser baseada principalmente na observação esporádica e subjetiva das crianças, sem necessidade de registros documentados.
  • E Implementar práticas de avaliação que excluam o acompanhamento da trajetória da criança ao longo da Educação Infantil, priorizando a autonomia do Ensino Fundamental.