Questões de Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação (Pedagogia)

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Um orientador pedagógico percebeu que o planejamento anual não contemplava práticas de estudo ativo. Muitos alunos permaneciam passivos, copiando conteúdos sem aprofundar reflexões. Mesmo com debates sobre avaliação emancipatória, as provas seguiam o formato tradicional de múltipla escolha. Diante desse cenário, que medida pode dinamizar o processo de avaliação?

  • A Elaborar testes factuais, priorizando memorização para conferir objetividade à avaliação final.
  • B Criar atividades que exijam resolução de problemas e debates em grupo, associando análise e argumentação.
  • C Adotar listas de questões repetitivas como estratégia predominante, restringindo o desenvolvimento do raciocínio autônomo.
  • D Delegar a elaboração da avaliação a órgãos externos, mantendo a mesma metodologia aplicada há anos.

A avaliação da aprendizagem desempenha um papel estruturante no processo educativo. Nessa perspectiva, os fundamentos teórico-metodológicos da avaliação formativa:

  • A Vinculam predominantemente à aferição de metas de desempenho previamente definidas, por meio da padronização dos resultados, excluindo práticas de retroalimentação individualizada.
  • B Priorizam a interpretação da curva de evolução do aluno apenas a partir de comparações estatísticas e classificações de desempenho registros quantitativos periódicos, com base em testes padronizados.
  • C Enfatizam o acompanhamento reflexivo, incentivando a autorregulação do discente, o redirecionamento das estratégias pedagógicas e a corresponsabilidade do professor e do estudante no avanço da aprendizagem.
  • D Centralizam na mensuração dos conteúdos curriculares dominados, deixando a mediação didática em segundo plano e concentrando-se na construção de indicadores sumários para fins de certificação externa.

A avaliação da aprendizagem prevê procedimentos contínuos, considerando as particularidades de cada turma e o contexto escolar. Identifique a alternativa que expressa essa concepção avaliativa:

  • A Análise permanente do desempenho, com registro de avanços e dificuldades, utilizando múltiplos instrumentos para acompanhar o progresso dos alunos.
  • B Concentrar as avaliações em dias previamente marcados, deixando de lado tudo o que foi observado em debates, trabalhos práticos ou projetos feitos em grupo.
  • C Definir notas a partir de médias imutáveis, dificultando revisões ou reflexões após as etapas de verificação.
  • D Comparar resultados em um ranking unificado, direcionando os esforços à premiação de grupos específicos.

Na prática pedagógica inclusiva, o processo avaliativo deve

  • A partir do modelo clínico, relevando a matriz classificatória de desempenho e aprendizagem dos alunos.
  • B priorizar a adequação dos alunos às condições físicas e ambientais existentes da escola.
  • C levar em consideração variáveis que incidem tanto na aprendizagem como no ensino.
  • D focalizar a deficiência apresentada pelo aluno, ajustando-o às condições de normalidade da aprendizagem.
  • E focalizar o desempenho do aluno, buscando sua melhoria e seu aperfeiçoamento em relação à média da maioria.

É consensual a necessidade de rever e atualizar os conceitos e as práticas avaliativas tradicionais, normativas, padronizadas e classificatórias em uso nos sistemas educacionais, substituindo-as por outras, mais voltadas para a dimensão política e social da avaliação (Hoffmann, 2001). No caso das necessidades educacionais especiais, avaliação é um tema mais desafiador ainda, e avaliar estudantes com deficiência é ainda mais complexo, considerando que

I. o paradigma de avaliação dominante na atualidade tende a padronizar processos, o que se contrapõe à lógica da diferença, princípio fundante da educação especial inclusiva;
II. a deficiência se caracteriza pela diferença e, portanto, é difícil colocá-la na lógica avaliativa tradicional da categorização, da classificação, da taxonomia, da normalização, tão presentes nas instituições de ensino;
III. ao se avaliar nessa lógica inclusiva, deve-se considerar como prioridade o aspecto da classificação do aluno a partir do processo corretivo, ou seja, elimina-se a subjetividade da dinâmica, evitando-se, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos.

Completa(m) corretamente o enunciado o(s) item(ns)

  • A I, II e III.
  • B III, somente.
  • C I, somente.
  • D I e II, somente.
  • E II e III, somente.