Questões de Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação (Pedagogia)

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No que se refere ao “Exame Nacional de Desempenho de Estudantes” - (Enade), assinale a alternativa incorreta:
  • A O ENADE é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.
  • B O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
  • C O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.
  • D A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2008 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
A avaliação da aprendizagem, entendida como parte integrante do processo educacional, carrega em si características específicas que definem sua função e utilização. São elas o(a)
  • A avaliação desenvolve-se desvinculada de uma fundamentação teórica que lhe dê sustentação.
  • B prática avaliativa efetiva-se por meio de diversos instrumentos que considerem as diferentes trajetórias dos estudantes na construção dos conhecimentos
  • C avaliação realizada em sala de aula foi substituída pelo resultado das avaliações externas.
  • D professor deve utilizar a avaliação como ferramenta classificatória, sem a necessidade de considerar as condições de aprendizagem dos estudantes.
  • E avaliação tem-se constituído como um importante processo seletivo, tanto das escolas públicas como das escolas privadas.

Leia o texto 'Alguns desafios para o processo de avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Historicamente, os desafios no processo de avaliação sempre têm se distanciado da concepção classificatória devido exclusivamente aos discursos dos professores ratificarem as tendências inovadoras, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que a intervenção pedagógica do professor no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos se configura um dos grandes entraves ao melhor atendimento dos processos individuais.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Leia o texto 'Alguns desafios para o processo de avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto sugere que deslocar as crianças para outro ambiente como a biblioteca, o pátio ou a horta da escola acaba por se tornar uma ação trabalhosa, e, muitas vezes por falta de objetividade no planejamento, uma atividade que não atinge os resultados esperados.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que, aparentemente, há um forte predomínio do pressuposto da homogeneidade nas atividades didáticas. Ou seja, as tarefas iguais para todos os alunos e as explicações gerais para a turma representam a garantia da aprendizagem, em detrimento das atividades diversificadas, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Jussara Hoffmann propõe um paradigma de avaliação que pretende opor-se ao modelo do “transmitir-verificar-registrar” e evoluir no sentido de uma ação avaliativa reflexiva e desafiadora do educador em termos de contribuir, elucidar, favorecer a troca de ideias entre e com seus alunos, em um movimento de superação do saber transmitido a uma produção de saber enriquecido, construído a partir da compreensão dos fenômenos estudados. Esse paradigma é denominado pela autora como

  • A avaliação classificatória.
  • B meta-avaliação.
  • C avaliação mediadora.
  • D pós-avaliação
  • E avaliação totalizante.