A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram, o material oferecido e o espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013. p. 95. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downl oad&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 maio 2024.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, constitui um dos objetivos e métodos da avaliação na Educação Infantil:
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A Avaliar o trabalho pedagógico apenas através de provas e retenção das crianças, para garantir a eficiência do aprendizado.
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B Utilizar a avaliação para refletir sobre a prática pedagógica e melhorar as aprendizagens das crianças, sem práticas inadequadas como provinhas ou retenção.
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C Focar a avaliação exclusivamente nas atividades propostas, sem considerar o contexto de aprendizagem ou as interações das crianças.
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D A avaliação deve ser baseada principalmente na observação esporádica e subjetiva das crianças, sem necessidade de registros documentados.
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E Implementar práticas de avaliação que excluam o acompanhamento da trajetória da criança ao longo da Educação Infantil, priorizando a autonomia do Ensino Fundamental.