Questões de Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação (Pedagogia)

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Um orientador pedagógico percebeu que o planejamento anual não contemplava práticas de estudo ativo. Muitos alunos permaneciam passivos, copiando conteúdos sem aprofundar reflexões. Mesmo com debates sobre avaliação emancipatória, as provas seguiam o formato tradicional de múltipla escolha. Diante desse cenário, que medida pode dinamizar o processo de avaliação?

  • A Elaborar testes factuais, priorizando memorização para conferir objetividade à avaliação final.
  • B Criar atividades que exijam resolução de problemas e debates em grupo, associando análise e argumentação.
  • C Adotar listas de questões repetitivas como estratégia predominante, restringindo o desenvolvimento do raciocínio autônomo.
  • D Delegar a elaboração da avaliação a órgãos externos, mantendo a mesma metodologia aplicada há anos.

A avaliação da aprendizagem desempenha um papel estruturante no processo educativo. Nessa perspectiva, os fundamentos teórico-metodológicos da avaliação formativa:

  • A Vinculam predominantemente à aferição de metas de desempenho previamente definidas, por meio da padronização dos resultados, excluindo práticas de retroalimentação individualizada.
  • B Priorizam a interpretação da curva de evolução do aluno apenas a partir de comparações estatísticas e classificações de desempenho registros quantitativos periódicos, com base em testes padronizados.
  • C Enfatizam o acompanhamento reflexivo, incentivando a autorregulação do discente, o redirecionamento das estratégias pedagógicas e a corresponsabilidade do professor e do estudante no avanço da aprendizagem.
  • D Centralizam na mensuração dos conteúdos curriculares dominados, deixando a mediação didática em segundo plano e concentrando-se na construção de indicadores sumários para fins de certificação externa.

A avaliação da aprendizagem prevê procedimentos contínuos, considerando as particularidades de cada turma e o contexto escolar. Identifique a alternativa que expressa essa concepção avaliativa:

  • A Análise permanente do desempenho, com registro de avanços e dificuldades, utilizando múltiplos instrumentos para acompanhar o progresso dos alunos.
  • B Concentrar as avaliações em dias previamente marcados, deixando de lado tudo o que foi observado em debates, trabalhos práticos ou projetos feitos em grupo.
  • C Definir notas a partir de médias imutáveis, dificultando revisões ou reflexões após as etapas de verificação.
  • D Comparar resultados em um ranking unificado, direcionando os esforços à premiação de grupos específicos.

Na dissertação de Campellini (2004), apoiando-se nas contribuições de Vasconcellos (2003), a autora discute a elaboração de instrumentos de avaliação e destaca alguns critérios.

Assinale a alternativa que descreve corretamente um dos critérios para elaboração de instrumentos de avaliação.

  • A Essenciais – levam a pensar, a estabelecer relações, solicitam funções psicológicas superiores, situações problemas etc.
  • B Compatíveis – são do mesmo nível de complexidade utilizado no dia-dia; nem mais fácil e nem mais difícil.
  • C Reflexivos – o conteúdo de avaliação é uma amostra representativa do que está sendo dado, o professor tem indicadores da aprendizagem do aluno.
  • D Abrangente – conteúdos significativos em consonância com a proposta de ensino.
  • E Contextualizados – o professor não deve utilizar subterfúgios, pegadinhas e deve ser bem objetivo sobre aquilo que deseja.

Campos e Oliveira (2005) relatam a preocupação de professoras com o envolvimento de elementos significativos para avaliação pedagógica. Apoiando-se em publicação sobre adaptações curriculares (Brasil, 1999), afirmam que o processo avaliativo deve focalizar, dentre outros aspectos, o contexto

  • A da aula – metodologias, procedimentos didáticos, dentre outros.
  • B territorial – recursos disponíveis de apoio ao desenvolvimento do aluno.
  • C familiar – organização da dinâmica de estudo em casa.
  • D escolar – individualização do ensino, flexibilidade curricular e outros.
  • E das políticas públicas – pautas emergentes de garantia de saúde e educação.