Questões de Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação (Pedagogia)

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Esta avaliação tem como base o modelo construtivista no qual a aprendizagem se dá na construção do conhecimento do estudante, na ação e na reflexão sobre a realidade. Nesse processo, o professor é uma peça importante na medida em que atua como mediador e utiliza a avaliação como reguladora das aprendizagens dos alunos, considerando não apenas os acertos, mas também os erros como expressão do que foi e do que ainda precisa ser aprendido pelo estudante. O trecho refere-se à avaliação: 

  • A Global.
  • B Mediadora.
  • C Comparativa.
  • D Subjetiva.
  • E Quantitativa.

Na perspectiva da avaliação formativa, os objetos de conhecimento podem ser avaliados no âmbito do ensino religioso de forma

  • A presencial, a fim de vincular ensino e aprendizagem na ampliação da fé religiosa conforme o credo familiar.
  • B virtual, possibilitando homogeneizar as crenças religiosas e partir do ensino e aprendizagem.
  • C especial, em respeito ao sagrado e à fé nos processos de ensino e aprendizagem.
  • D dialética, a fim de aferir as dimensões da fé religiosa ampliadas pelos diálogos em aula.
  • E processual, a fim de aferir nos processos de ensino e aprendizagem a ampliação de conhecimentos.

Na avaliação de hipertextos para o uso didático, é essencial que se considere

  • A a linearidade do texto com a finalidade de garantir o conteúdo proposto.
  • B a interatividade e a linguagem dialógica.
  • C a necessidade de que o estudante acesse poucas informações complementares, para evitar o contato com outros materiais, tais como vídeos, artigos de revistas, músicas e outros sites.
  • D a apresentação de imagens e de multimídias que simplifiquem o conhecimento de forma a abster o estudante da produção de questionamentos e reflexões.
  • E o uso exclusivo da linguagem culta com o objetivo de que o estudante aprenda a comunicar-se intelectualmente.
Analise as informações a seguir:

I. O ato de avaliar implica dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir. Não é coerente uma decisão sem um diagnóstico, e um diagnóstico, sem uma decisão é um processo gorado.
II. Avaliar pode ser definido como um ato pelo qual, através de uma disposição acolhedora, qualificamos alguma coisa (um objeto, ação ou pessoa), tendo em vista, de alguma forma, tomar uma decisão sobre ela.
III. O ato de avaliar é um ato impositivo, pouco dialógico, mas amoroso e construtivo. Desse modo, a avaliação é uma auxiliar de uma vida melhor, mais rica e mais plena, em qualquer de seus setores, desde que constata, qualifica e orienta possibilidades novas.

Marque a alternativa CORRETA:
  • A Todas as afirmativas estão corretas.
  • B Nenhuma afirmativa está correta.
  • C Apenas uma afirmativa está correta.
  • D Apenas duas afirmativas estão corretas.

A avaliação da aprendizagem deve compreender um quadro maior do que aquele voltado aos conteúdos, englobando:

I- O ensino oferecido; II- A metodologia utilizada no ensino; III- O desempenho do aluno; IV- A atuação do professor.

Dos itens acima:

  • A apenas os itens I e II estão corretos.
  • B apenas os itens II e III estão corretos.
  • C apenas os itens I, III e IV estão corretos.
  • D todos os itens estão corretos.
  • E apenas os itens II e IV estão corretos.