Questões de Alfabetização e Letramento (Pedagogia)

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Em grande parte dos estudos sobre interpretação de textos na atualidade, um problema essencial é a relação entre o leitor e texto. O texto assumiu um estatuto completamente diferente de um simples objeto de leitura. Para Wolfgang Iser,

  • A é possível ao leitor perceber no texto exatamente o que o autor pretendia expressar.
  • B é impossível ao autor saber o que leitor entenderá a respeito do que foi dito no texto.
  • C a linguagem garante que o leitor entenderá corretamente o que foi dito pelo autor.
  • D é o leitor que, por meio de estudo e repetidas leituras, consegue chegar a uma verdade do texto.
  • E o recurso linguístico utilizado pelo autor é o que apresenta ao leitor uma verdade absoluta sobre o texto.

Magda Soares integra o conceito de alfabetização ao de letramento, no livro intitulado Alfaletrar, no qual apresenta o contexto da Alfaletrar prática docente que comprovadamente elevou os índices de qualidade e equidade de escolas públicas de uma cidade em Minas Gerais. Considerando suas proposições gerais e o contexto retratado, leia as assertivas a seguir:
I- Tecnologias digitais nas práticas de ensino voltadas para alfaletrar foram a principal ferramenta utilizada em sua atuação/pesquisa para o sucesso dos índices. II- A falta de biblioteca escolar era o fator que explicava o fracasso na aquisição das habilidades de leitura e escrita das crianças de escolas públicas. III- O enfoque na aprendizagem aliada às metas coletivas interferiu na melhoria dos índices de qualidade das escolas. IV- O investimento em desenvolvimento profissional docente, com análise e enriquecimento de práticas de ensino, foram elementos importantes para a mudança da qualidade do ensino. V- Diagnósticos periódicos de aprendizagem criados e aplicados pelo sistema de ensino também atuam como um importante fator de interferência na elevação da qualidade da aprendizagem nas turmas de estudantes no ciclo de alfabetização e letramento.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A V.
  • B III e IV.
  • C I e II.
  • D II.
  • E IV e V.

Nos dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), João Pessoa - Paraíba, por exemplo, obteve um percentual, na variável taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, de 7,6%, sendo a região metropolitana com a maior taxa de analfabetismo. Neste cenário, os processos de alfabetização, tradicionalmente, numa perspectiva pedagógica, têm sido expostos como uma questão de método. A preocupação dos educadores, de acordo com Ferreiro e Teberosky (1985), “tem-se voltado para a busca do 'melhor' ou 'mais eficaz' deles, levantando-se, assim, uma polêmica em torno dos tipos fundamentais: métodos sintéticos e métodos analíticos” (p.18).
Sobre o método sintético assinale a alternativa CORRETA:

  • A O método sintético tem como ponto de partida a palavra ou unidades maiores.
  • B O método sintético tem como ponto chave estabelecer a correspondência a partir dos elementos mínimos, num processo que consiste em ir das partes ao todo.
  • C O método sintético tem como ponto chave a correspondência qualitativa, não sendo possível apresentar a mesma grafia mais de duas vezes.
  • D O método sintético serve, exclusivamente, para justificar uma escrita já realizada, devendo apenas contar as sílabas da palavra.
  • E O método sintético concebe a leitura como um ato global e com unidades significativas para a criança.

Sobre a leitura, este processo significa que o leitor deve:

  • A atender somente à nossa dimensão cognitiva da linguagem, já que os contextos sociocomunicacionais são múltiplos e varáveis.
  • B desenvolver ações cognitivas, de forma ativa, produzindo sentidos e articulando texto às práticas histórico-sociais, a partir do que conhece sobre a língua, sobre o assunto e sobre o texto.
  • C atuar de forma passiva sobre a linguagem, num movimento de leitura-reflexão-ação.
  • D desenvolver operações mentais, desconsiderando o contexto comunicacional.
  • E realizar um trabalho passivo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que sabe sobre a língua.

A respeito do conhecimento prévio e compreensão da leitura, assinale a assertiva que não apresenta umas das características de bom leitor.

  • A Dominam de uma forma inexata e em menor quantidade conceitos específicos de uma dada área de conhecimento.
  • B Alcançam um nível de compreensão mais aprofundado e específico, relativamente ao domínio conceptual de que trata o texto.
  • C Optam por critérios mais estáveis e coerentes de seleção dos detalhes pertinentes.
  • D Classificam e organizam com eficácia os diferentes tipos de problemas que lhes são colocados pelo texto; percebem que estes problemas têm diferentes níveis de abstração.