Questões de Alfabetização e Letramento (Pedagogia)

Limpar Busca
As atividades, as experiências, as interações e os relacionamentos que a criança vivencia em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento devem ser o foco de toda a atenção e prática das Instituições e profissionais de Educação Infantil. Acerca das disposições sobre, assinale a alternativa incorreta.
  • A Conduzir e mediar o trabalho pedagógico por meio da organização de práticas abertas às iniciativas, aos desejos e às formas próprias de agir das crianças, constituindo um rico contexto de aprendizagens significativas
  • B Promover a imersão das crianças em práticas sociais e culturais criativas e interativas, realizadas de maneira a garantir aprendizagens significativas, criando momentos plenos de afetividade e descobertas
  • C Utilizar corretamente e conservar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de maneira sistemática, regular e gratuita oferecidas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), bem como outros programas aplicáveis à Educação Infantil
  • D Garantir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dentro de uma organização curricular por campos determinados, em conjunto com os Professores e profissionais da Instituição de Educação Infantil
O objetivo fundamental da alfabetização e letramento numa perspectiva sociointeracionista é ajudar a preparar o aluno para administrar a informação e não simplesmente acumular dados e informações com a mediação pelo professor. Com relação às práticas pedagógicas nessa perspectiva, leia as afirmações abaixo:

I - Devem buscar o desenvolvimento integral dos alunos desenvolvendo suas potencialidades.
II - São lúdicas, com incentivo ao trabalho coletivo e à construção da autonomia.
III - Precisam considerar os conhecimentos e experiências prévias do aluno, para que, a partir deles, o educador possa promover a construção do conhecimento levando em conta sua bagagem cultural e social.

São corretas as afirmações contidas em:  
  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

A criança deve ver a escrita como momento natural de seu desenvolvimento e não como treinamento imposto de fora para dentro: “o que se deve fazer é ensinar às crianças a linguagem escrita, e não apenas a escrita das letras”.

(Vigotsky, 2007.)


Considerando o exposto, o professor deverá:

  • A Preocupar-se apenas em alfabetizar, uma vez se ocupa da aquisição da escrita pelo indivíduo.
  • B Alfabetizar lado a lado com o letramento apesar de serem dois processos de significados diferentes.
  • C Preocupar com o letramento apenas, pois focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade.
  • D Alfabetizar a criança de modo ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases e frases para formar textos.

Nos itens a seguir, julgue as propostas de associação entre os conceitos de alfabetização e letramento e suas funções/usos.

I O uso individual da leitura e da escrita relaciona-se ao conceito de alfabetização.

II A codificação e a decodificação da escrita e dos números relacionam-se ao conceito de letramento.

III Embora pouco utilizada no cotidiano, a habilitação do sujeito à leitura e à escrita está relacionada ao conceito de alfabetização.

IV A organização de discursos, a interpretação e compreensão de textos, a reflexão e o uso social da leitura e da escrita relacionam-se ao conceito de letramento.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas os itens I e II estão certos.
  • B Apenas os itens I e III estão certos.
  • C Apenas os itens II e IV estão certos.
  • D Apenas os itens I, III e IV estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Com relação às características da alfabetização e do letramento, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) As atividades metacognitivas são muito importantes no ensino da língua oral e escrita, porque auxiliam o professor a compreender de modo mais preciso o quê e como ensinar.
(   ) Chamamos de letramento o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica.
(   ) Os estudos de Emília Ferreiro sobre a psicogênese da escrita, ou seja, sobre a origem e desenvolvimento dos processos mentais ou psicológicos relativos ao conhecimento de um determinado objeto, fornecem base para fundamentar discussões de natureza metodológica.
(   ) A criança começa a aprender a escrita quando entra para escola, inicialmente a partir de uma simples imitação mecânica da escrita utilizada por adultos e pelos colegas de turma, em uma busca por compreender o que é a escrita e como funciona.

Assinale a sequência correta.

  • A V F V F
  • B F V F V
  • C V F F V
  • D F V V F