Questões de Alfabetização e Letramento (Pedagogia)

Limpar Busca

"Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever [...]". O segredo da alfabetização é a leitura, portanto, é primordial ensinar o aluno a decifrar o código escrito para depois aplicar esse conhecimento na produção escrita. (...) "Em primeiro lugar, é preciso entender que o segredo da alfabetização está na aprendizagem da leitura. Aprender a ler, aqui, significa aprender a decifrar a escrita. Para saber decifrar a escrita é preciso saber como os sistemas de escrita funcionam e quais os seus usos". O enunciado contém elementos que identificam a visão de:

  • A Emília Ferreiro.
  • B Cagliari.
  • C Paulo Freire.
  • D Piaget.

Relacione a coluna 1 com a coluna 2.
Coluna 1 (1)Método Alfabético. (2)Método Fônico. (3)Método Silábico.
Coluna 2 (__)O método prioriza a prática da soletração com ênfase na caligrafia e repetição. (__)O método tem como foco o ensino dos sons do alfabeto, numa relação entre grafemas e fonemas. (__)O método se dedica ao ensino língua a partir da pronúncia das sílabas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 2, 1, 3.
  • B 1, 3, 2.
  • C 2, 3, 1.
  • D 1, 2, 3.

Sobre o desenvolvimento da linguagem oral na primeira infância, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Um bebê consegue saber quando um adulto se dirige a ele ao observar, por exemplo, a entonação de voz.
  • B A produção da linguagem oral passa pela verbalização e negociação de sentidos.
  • C O primeiro contato da criança com o meio social se dá por intermédio da linguagem.
  • D O balbucio e o choro dos bebês não podem ser considerados estágios do desenvolvimento da fala.
De acordo com a literatura acadêmica contemporânea, podemos conceituar literatura infantil como:
  • A Livros utilitários que, em geral, tem a finalidade de trabalhar de forma paralela ou transversal os conteúdos escolares por meio de uma linguagem lúdica, da fantasia, da ficção;
  • B Livros que trazem conteúdos instrutivos que complementam o conteúdo curricular por meio da fantasia para estimular a imaginação infantil, tendo conotação moralizante porque tem a intenção de ensinar conteúdos éticos e morais;
  • C Arte e processo de humanização e transformação. A leitura deve ser despretensiosa, ser do agrado da criança para que ela aprenda a gostar de ler. Como consequência, a literatura infantil pode gerar aprendizagens, contanto que o leitor extraia suas próprias conclusões. Assim, um bom livro de literatura infantil não gera uma única interpretação, ao contrário, cada criança compreende o texto de forma subjetiva, considerando suas experiências de vida e seus conhecimentos prévios;
  • D Livros educativos, pois ofereçam à criança ensinamentos importantes para a sua vida em sociedade, bem como auxilia na absorção dos conteúdos escolares, já que propicia a construção de conceitos escolares e ainda promovem reflexões baseadas nos ensinamentos que os professores desejam que ela adquira;
  • E Livros educativos com intenções pedagógicas explícitas que oferecem à criança ensinamentos direcionados, moral que se deseja, tarefas a serem realizadas juntamente com as outras atividades escolares. Assim, a leitura deve ter objetivos definidos e claros para que as crianças extraiam com segurança aquilo que o autor diz.
Conforme a literatura especializada sobre literatura infantil, para se avaliar a qualidade de um bom livro literatura infantil, é preciso observar:
  • A Aspectos relacionados ao destinatário da literatura infantil: conhecer os seus leitores, verificando os conteúdos que devem ser trabalhados em articulação com os conteúdos escolares em ação para atender às necessidades infantis em termos de ensinamentos moralizantes e escolares;
  • B Aspectos relacionados ao conteúdo da obra literária: verificar se a obra é arte ou é livro instrutivo, pois, na escola, a literatura infantil é indicada para auxiliar nos conteúdos escolares, tornando-os amenos e lúdicos;
  • C Aspectos relacionados ao conteúdo da obra literária: analisar se os conteúdos que o autor quer passar serão facilmente captados pelas crianças pois elas precisam aprender sobre padrões de comportamento e conteúdos escolares para viver em sociedade;
  • D Aspectos relacionados ao conteúdo da obra literária: verificar a forma como o livro apresenta o enredo, observando se o autor brinca com as palavras, faz arte com elas, tem motivação estética e/ou usa discurso poético. Verificar ainda se o enredo acontece em mundos encantados, magias, explorações pois a literatura infantil;
  • E Aspectos relacionados às intenções do livro: verificar se o livro é intencionalmente dirigido às crianças para que aprendam ensinamentos sobretudo moralizantes e instrutivos: exaltação do amor à pátria, à família, obediência e respeito aos mais velhos, noções de higiene, cuidados com a saúde.