Domingues (2010) afirma que a alfabetização é um processo complexo e dinâmico que envolve capacidades, conhecimentos e atitudes em uma rede de interações afetivas, sociais, cognitivas, linguísticas e motoras. E, para alfabetizar uma criança com cegueira, o educador precisa compreender como se dá o processo de construção de conhecimento por meio da experiência não visual.
Na concepção dessa autora, a melhor forma de alfabetizar crianças, inclusive as com cegueira, é por meio de
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A textos reais e contextualizados, tendo destinatário, conteúdos e motivações, para que a escrita faça parte da vida dessa criança.
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B palavras isoladas, de acordo com a idade da criança, porque terão que ser transcritas em braille para as crianças com cegueira.
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C letras, a começar pelas vogais, associando uma a uma com a escrita a tinta e em braille para as crianças com cegueira.
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D todo o alfabeto e, para as crianças com cegueira, em braille, relacionado com o alfabeto a tinta.
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E uma concepção construtivista, permitindo a construção de novas palavras do seu cotidiano, relacionando a escrita a tinta com o braille para as crianças com cegueira.