Questões de Alfabetização e Letramento (Pedagogia)

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O método fônico, é uma abordagem que pode ser mais eficaz na alfabetização, especialmente para crianças com dificuldades de aprendizagem, ele aborda a consciência fonêmica, ou seja, o mesmo que:

  • A Aprender e trabalhar as famílias silábicas.
  • B Trabalhar com livros didáticos e textos.
  • C Conhecer e manipular os fonemas das letras.
  • D Utilizar textos de memória.

Assinale a alternativa que apresenta uma asserção correta a partir da concepção construtivista de alfabetização, em coerência com os argumentos de Solé e Teberosky (In: Coll; Palacios; Marchesi, 2004, v.2).

  • A Primeiro se lê e depois se compreende.
  • B Escrita é transcrição da fala e leitura é decodificação.
  • C Ler e escrever transformam a mente.
  • D Leitura e escrita são processos autônomos.
  • E A alfabetização é um compêndio de habilidades.

O Currículo Paulista estabelece, na área de linguagens, o trabalho com o multiletramento, que se refere

  • A às múltiplas dificuldades que podem surgir no processo de ensino e aprendizagem, tanto no eixo da oralidade quanto no da escrita.
  • B à diversidade de metodologias de ensino de língua estrangeira que coexistem na chamada era pós- -método.
  • C às habilidades como “correção”, “precisão” e “proficiência” linguística que devem ser incentivadas pelos professores de língua estrangeira.
  • D às diversas variedades linguísticas de prestígio que devem ser ensinadas com foco no eixo de produção textual.
  • E às diferentes semioses e linguagens verbais, visuais, corporais e audiovisuais, em um contínuo processo de significação contextualizado e dialógico.

Domingues (2010) afirma que a alfabetização é um processo complexo e dinâmico que envolve capacidades, conhecimentos e atitudes em uma rede de interações afetivas, sociais, cognitivas, linguísticas e motoras. E, para alfabetizar uma criança com cegueira, o educador precisa compreender como se dá o processo de construção de conhecimento por meio da experiência não visual.

Na concepção dessa autora, a melhor forma de alfabetizar crianças, inclusive as com cegueira, é por meio de

  • A textos reais e contextualizados, tendo destinatário, conteúdos e motivações, para que a escrita faça parte da vida dessa criança.
  • B palavras isoladas, de acordo com a idade da criança, porque terão que ser transcritas em braille para as crianças com cegueira.
  • C letras, a começar pelas vogais, associando uma a uma com a escrita a tinta e em braille para as crianças com cegueira.
  • D todo o alfabeto e, para as crianças com cegueira, em braille, relacionado com o alfabeto a tinta.
  • E uma concepção construtivista, permitindo a construção de novas palavras do seu cotidiano, relacionando a escrita a tinta com o braille para as crianças com cegueira.

A seguir, foram destacados possíveis sinais ou características dos transtornos de linguagem. Porém, um deles é específico para a fala, enquanto os demais fazem referência à linguagem. Assinale o que corresponde à fala.

  • A Déficits em seguir instruções orais.
  • B Alteração na qualidade e tom da voz.
  • C Incapacidade de combinar letras com sons.
  • D Presença de vocabulário inadequado.
  • E Formação pobre de conceitos.