Questões comentadas das provas da ACEP

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A Teoria Piagetiana pauta-se em aspectos importantes dentro do contexto organizacional, fundamentando a atuação do psicólogo organizacional, quando:

  • A da decisão de avaliar o grau de aprendizagem humana nas organizações.
  • B da definição de benefícios e promoção de carreira.
  • C da implementação de creche para os dependentes dos funcionários de uma organização.
  • D da implantação do programa de qualidade de vida, visando melhorar a saúde ocupacional dos funcionários.

Uma das fases da seleção de pessoal é a dinâmica de grupo. Sobre a função dessa técnica, pode-se afirmar que:

  • A avalia muito bem o grau de honestidade e de senso ético dos candidatos.
  • B possibilita compreender o grau de desenvolvimento interpessoal dos candidatos ao cargo.
  • C avalia melhor do que a avaliação psicológica os aspectos emocionais dos candidatos, pois trata de uma técnica vivencial.
  • D é a única técnica que possibilita revelar o grau de inteligência emocional dos candidatos.

Quando é utilizada a avaliação psicológica em processos seletivos, pode-se afirmar que:

  • A os testes psicológicos não são ferramentas comuns nas seleções de empresas. Dificilmente são aplicadas no contexto de seleção de pessoal. Apenas 5% das organizações acreditam na importância da avaliação psicológica.
  • B a aplicação de um teste psicológico em uma empresa é feito, obrigatoriamente, por um psicólogo clinico.
  • C as técnicas projetivas são testes psicométricos que avaliam os aspectos de atenção, memória e raciocínio verbal.
  • D a avaliação psicológica exige utilização de material técnico especializado e é de uso exclusivo de psicólogo perito, não podendo os testes utilizados ser reproduzidos ou adulterados.

Assinale a alternativa que apresenta os distúrbios previstos na legislação previdenciária brasileira, (Lei nº 10.216/2001), conforme a nomenclatura oficial aprovada pelo Ministério da Saúde do Brasil.

  • A Transtorno cognitivo leve, transtorno orgânico de personalidade, transtorno mental orgânico, episódios depressivos, neurastenia, delirium, demência.
  • B Delirium, demência, episódios depressivos, estresse pós-traumático e neurastenia.
  • C Episódios depressivos, síndrome de Bournout e transtorno orgânico de personalidade.
  • D Transtorno cognitivo leve, síndrome de esgotamento profissional e transtorno pós-traumático.

Sobre as teorias do estresse, é verdadeiro afirmar que:

  • A na perspectiva da abordagem biológica, estão presentes os conceitos e estudos sobre o estresse, com ações interventivas coletivas e reflexivas em seu bojo.
  • B na atuação da psicodinâmica do trabalho, trata-se o estresse com o auxílio de teorias acerca do sofrimento psíquico e das práticas de bem estar, bem como das inúmeras manifestações e significados no âmbito pré-patológico, e toda a sua intervenção está relacionada à coletividade de trabalho e todos os aspectos organizacionais e laborais.
  • C a síndrome do esgotamento profissional é a resposta do organismo às tensões emocionais e possui seis componentes: o pré-estresse, o alarme, a exaustão emocional, a diminuição do apetite, a despersonalização e a diminuição do envolvimento e compromisso pessoal no trabalho.
  • D o termo estresse significa síndrome geral de adaptação, constituída por cinco fases: pré-estresse, alarme, adaptação, crônica e exaustão, refletindo o estado biológico preponderante.