Questões de ACEP

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A Teoria Piagetiana pauta-se em aspectos importantes dentro do contexto organizacional, fundamentando a atuação do psicólogo organizacional, quando:

  • A da decisão de avaliar o grau de aprendizagem humana nas organizações.
  • B da definição de benefícios e promoção de carreira.
  • C da implementação de creche para os dependentes dos funcionários de uma organização.
  • D da implantação do programa de qualidade de vida, visando melhorar a saúde ocupacional dos funcionários.

Assinale qual a alternativa que contempla os estudos teóricos sobre a Psicodinâmica do Trabalhador.

  • A Para Dejours (2002), o ponto focal do conflito gerador do sofrimento psíquico no trabalhador é o não equilíbrio entre as próprias necessidades fisiológicas e psicológicas, as exigências organizacionais e as implicações destrutivas à sua saúde mental.
  • B O objeto de estudo da Psicopatologia do Trabalho é o prazer psíquico, ao passo que o objeto de estudo da Psicodinâmica do trabalhador é a doença psíquica.
  • C No estudo da Psicodinâmica do trabalhador, o conflito gerador do sofrer psíquico é devido às suas revoltas pessoais e familiares direcionadas para o ambiente laboral.
  • D Segundo os estudos da Psicodinâmica do trabalhador, o trabalho é o único causador das doenças mentais, desencadeando-as sob quaisquer adversidades e pressões.

Uma das fases da seleção de pessoal é a dinâmica de grupo. Sobre a função dessa técnica, pode-se afirmar que:

  • A avalia muito bem o grau de honestidade e de senso ético dos candidatos.
  • B possibilita compreender o grau de desenvolvimento interpessoal dos candidatos ao cargo.
  • C avalia melhor do que a avaliação psicológica os aspectos emocionais dos candidatos, pois trata de uma técnica vivencial.
  • D é a única técnica que possibilita revelar o grau de inteligência emocional dos candidatos.

São características pessoais, recomendadas para trabalhar o desenvolvimento gerencial e líderes organizacionais, segundo Vergara (2000):

  • A conhecimento, conceituação, flexibilidade, sensibilidade, julgamento e reflexão.
  • B memória seletiva, conhecimento, adaptabilidade sistêmica e reflexão assertiva.
  • C percepção estratégica, conceituação, conhecimento e perspicácia volitiva.
  • D conhecimento, conceituação, adaptabilidade e ajuste vocacional.

Sobre as teorias do estresse, é verdadeiro afirmar que:

  • A na perspectiva da abordagem biológica, estão presentes os conceitos e estudos sobre o estresse, com ações interventivas coletivas e reflexivas em seu bojo.
  • B na atuação da psicodinâmica do trabalho, trata-se o estresse com o auxílio de teorias acerca do sofrimento psíquico e das práticas de bem estar, bem como das inúmeras manifestações e significados no âmbito pré-patológico, e toda a sua intervenção está relacionada à coletividade de trabalho e todos os aspectos organizacionais e laborais.
  • C a síndrome do esgotamento profissional é a resposta do organismo às tensões emocionais e possui seis componentes: o pré-estresse, o alarme, a exaustão emocional, a diminuição do apetite, a despersonalização e a diminuição do envolvimento e compromisso pessoal no trabalho.
  • D o termo estresse significa síndrome geral de adaptação, constituída por cinco fases: pré-estresse, alarme, adaptação, crônica e exaustão, refletindo o estado biológico preponderante.