Questões de Piaget (Psicologia)

Limpar Busca
Sobre a Epistemologia Genética de Jean Piaget, é correto afirmar:
  • A Afirma que o conhecimento é proveniente unicamente das funções inatas.
  • B Defende que o conhecimento é construído exclusivamente através das influências do meio social.
  • C O conceito de equilibração majorante é secundário em sua teoria.
  • D A inteligência humana se desenvolve em estágios, do mais simples ao mais complexo na seguinte ordem: sensório motor, pré-operatório, operatório formal, operatório concreto.
  • E Estudou o desenvolvimento do juízo moral, no qual a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividido em três etapas: anomia, heteronomia e autonomia.

São alguns conceitos-chave da teoria de Jean Piaget:

  • A Refração, assimilação e finitude.
  • B Anunciação, acomodação e emancipação.
  • C Assimilação, acomodação e equilibração.
  • D Equilibração, emancipação e expansão.
  • E Conciliação, assimilação e retração.

O primeiro dos quatro estágios de Piaget para o desenvolvimento cognitivo o estágio sensório- motor. Durante esse estágio do (nascimento até os 2 anos, aproximadamente), os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades sensoriais e motoras. Os bebês passam de seres que respondem basicamente por meio de reflexos e comportamento aleatório, a crianças orientadas para uma meta. Sobre este fato, assinale as alternativas abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso.
( ) Durante esse estágio, os e s desenvolve a capacidade de pensar e lembrar. a desenvolve conhecimento sobre certos aspectos do mundo físico, tais como objetos e relações espaciais.
( ) Um dos aspectos do conceito de objeto é a permanência do objeto, a percepção de que ele ou uma pessoa continua existindo quando está fora do campo de visão, sendo que se desenvolve gradualmente durante o estágio sensório- motor. A princípio, o bebê não tem essa noção.
( ) Em torno de 8 a 12 meses os bebês aprendem a fazer generalizações a partir da experiência passada para resolver novos problemas. Eles vão engatinhar para pegar algo que desejam, vão agarrá-lo ou afastar um obstáculo que esteja no caminho. Nesse estágio inicia-se o desenvolvimento de comportamentos complexos orientados para uma meta.
( ) É no estágio sensório-motor que a criança desenvolve a empatia, tornando-se capaz de imaginar como os outros estão se sentindo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A V, V, V, F.
  • B F, F, F, V.
  • C F, F, V, V.
  • D Todas as assertivas estão corretas.

A teoria de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro períodos que ocorrem de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, segundo Bock, Furtado & Teixeira (2018). Para os autores, um desses períodos refere-se à capacidade de, no nível do pensamento, a criança conseguir formar o conceito de número e trabalhar com ideias sob dois pontos de vista simultaneamente.
A esse período, Piaget nomeou de:

  • A Latência
  • B Sensório-motor.
  • C Operações concretas.
  • D Operações formais.
  • E Pré-operatório.

Sobre as fases do desenvolvimento segundo Jean Piaget, relacione a coluna B com a coluna A.

COLUNA A

I. Operatório concreta. II. Sensório motor. III. Operacional formal. IV. Pré-operatório.


COLUNA B

( ) Esse período do desenvolvimento traz a capacidade de assimilação, que começa com os reflexos, ou seja, com as estruturas inatas, os quais possibilitam o estabelecimento dos primeiros contatos com os objetos que o cercam, favorecendo-o as construções dos primeiros referencias cognitivos que, para o Jean Piaget, nesse período, apresentam-se um tanto pouco desenvolvidos.

( ) É uma fase em que o egocentrismo se caracteriza por uma visão do real que tem por referência o próprio eu, ou seja, a criança não concebe ainda uma situação no mundo sem que não faça parte. Desse modo, ela se confunde com objetos e pessoas atribuindo-lhes seus próprios pensamentos.

( ) Já possui condições intelectuais para elaborar conceitos éticos como liberdade, justiça e outros, pois consegue abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular.

( ) Etapa em que o processo de pensar da criança alcança a capacidade de operar mentalmente, visto que não possuía em função de operar por representações, mas possuem ainda um caráter concreto, ou seja, precisam realizar parte da tarefa empiricamente, ou com a presença e apoio de suportes de objetos e materiais concretos.


Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA

  • A III – I – IV – II
  • B III – IV – II – I.
  • C II – I – III – IV
  • D II – IV – III – I.
  • E I – II – III – IV.