Questões de Piaget (Psicologia)

Limpar Busca

Ao explicar o uso da palavra genética na denominação psicologia genética, Piaget (2003) afirma que o termo psicologia genética se refere, especificamente,

  • A ao desenvolvimento individual (ontogenia).
  • B aos mecanismos de hereditariedade.
  • C ao desenvolvimento da espécie (filogenia).
  • D ao estudo probabilístico das bases comportamentais.
  • E à maturação das funções psicológicas elementares.

Na visão de Jean Piaget, um grande avanço no desenvolvimento infantil é o aparecimento da função semiótica, também denominada representacional ou simbólica, que confere à criança a possibilidade de se representar para si mesma e pensar sobre objetos que estão afastados no espaço, e sobre fatos do passado ou do futuro. Essa função surge no início do estágio

  • A das operações formais.
  • B sensório-motor.
  • C operatório-concreto.
  • D pré-operatório.
  • E conceitual-motor.

A adaptação sensorial é um fenômeno que permite aos sentidos ajustarem-se a estímulos constantes. Sobre esse conceito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A adaptação sensorial ocorre quando a sensibilidade a um estímulo constante diminui ao longo do tempo.
(__) A adaptação sensorial aumenta a resposta a estímulos invariáveis, tornando-os mais perceptíveis.
(__) Esse fenômeno ajuda o organismo a concentrar-se em mudanças relevantes no ambiente, ignorando estímulos constantes.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

  • A V, V, V.
  • B F, F, V.
  • C V, F, F.
  • D V, F, V.

Segundo Peranzoni e Camargo (2011, p. 1), Jean Piaget “[...] reformulou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem” e formulou os estágios do desenvolvimento cognitivo.
Fonte: PERANZONI, V. C.; CAMARGO, M.A. S. Proposta construtivista: um desafio sempre atual. Disponível em: E.F. Deportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 161, Octubre de 2024.

Assim, é CORRETO afirmar que os estágios são:

  • A fase oral; contexto; caráter preventivo e reeducativo.
  • B adaptação; acomodação; assimilação e equilibração.
  • C afetivo; pré-silábico; projetivo e simbólico.
  • D socialização; subjetivação; atividade e fantasia.
  • E sensório-motor; pré-operacional; operacional concreto e lógico-formal.

Jean Piaget (1896-1980) foi um pesquisador interessado pelo ensino. Contribuiu com pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças, criando uma teoria que marcou o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade.

Para este teórico, sobre a aprendizagem das crianças :

I- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é aquele no qual as crianças assumem um papel pouco experimental, sem a necessidade de manter contato com outras pessoas.
II- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado não colaborativo.
III- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado por descoberta.
IV- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é a interação consigo própria.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C III.
  • D II e IV.
  • E I e III.