Questões de Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica (Psicologia)

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A atuação do psicólogo requer domínio técnico e ético no uso dos instrumentos de avaliação psicológica, cuja aplicação exige fundamentação científica e clareza nos objetivos. Esses instrumentos devem ser utilizados de forma integrada, respeitando os princípios da fidedignidade, validade e utilidade prática. Assim, analise as afirmativas a seguir:
I.É compatível com os princípios da avaliação psicológica considerar que os laudos e pareceres devem ser elaborados de acordo com a demanda, linguagem adequada ao público-alvo e com explicitação clara dos procedimentos utilizados.
II.É aceitável que a escolha dos testes psicológicos ocorra com base em critérios subjetivos do avaliador, desde que o profissional possua ampla experiência com a ferramenta e a utilize com regularidade.
III.É correto afirmar que o parecer psicológico apresenta resposta a uma demanda pontual, com base em dados objetivos e análise técnica, sem a necessidade de um detalhamento exaustivo dos métodos aplicados.

Está correto o que se afirma em:

  • A I e III apenas.
  • B II apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I, II e III.

A avaliação psicológica é um processo técnico e sistemático que utiliza métodos científicos para investigar características psicológicas relevantes ao sujeito e ao contexto, servindo de base para decisões clínicas, educacionais, organizacionais e jurídicas. A escolha adequada dos instrumentos e a elaboração precisa dos documentos técnicos são fundamentais para a validade do processo. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I.A entrevista psicológica é uma técnica essencial na avaliação, permitindo a coleta de informações sobre a história de vida, sintomas, funcionamento atual e expectativas do indivíduo, servindo de base para a contextualização dos dados obtidos por outros instrumentos.
II.O laudo psicológico é um documento opinativo, breve, voltado a responder a uma única questão específica apresentada por terceiros, geralmente sem incluir análise detalhada de instrumentos ou contexto.
III.A aplicação de testes psicológicos requer conhecimento técnico e base teórica sólida, devendo ser realizada de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos), garantindo validade, fidedignidade e padronização.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II apenas.
  • C I e III apenas.
  • D II apenas.

A coleta de dados é uma etapa fundamental da avaliação psicopedagógica, que requer a postura de ouvir um relato, sem julgamentos morais, tornando-se um eficiente instrumento para compreender a história do paciente.

A obtenção desses dados se dá na entrevista nomeada:

  • A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem.
  • B Motivo da Consulta.
  • C Devolutiva.
  • D Anamnese.
  • E Entrevista Escolar.

Assinale a alternativa que descreve a conduta mais adequada em uma entrevista inicial do processo de psicodiagnóstico de um paciente.

  • A Adotar uma postura acolhedora, utilizando flexibilidade técnica para equilibrar a necessidade de estabelecer vínculo e de obter dados clínicos relevantes à avaliação.
  • B Manter postura neutra e distante, abstendo-se de qualquer intervenção emocional, a fim de preservar a validade dos dados obtidos.
  • C Conduzir a entrevista de forma livre, priorizando a espontaneidade do avaliado, ainda que isso implique ausência de foco nos objetivos do psicodiagnóstico.
  • D Priorizar perguntas diretas e fechadas durante toda a entrevista, garantindo que os dados coletados contemplem os objetivos do psicodiagnóstico.
  • E Evitar qualquer forma de intervenção durante a entrevista inicial, limitando-se à escuta passiva para captar corretamente a demanda do paciente.

A habilidade cognitiva de planejar requer que o sujeito seja capaz de planejar mentalmente a situação almejada e, ao mesmo tempo traçar os objetivos para concluir a tarefa.

Determinado instrumento, para avaliar o planejamento, propõe como tarefa a transposição de esferas coloridas, uma por vez, a partir de uma posição inicial fixa, de modo a alcançar diferentes disposições finais de acordo com a posição de uma figura mostrada no papel.

Trata-se

  • A do Teste de Trilhas.
  • B do Teste de Atenção por Cancelamento.
  • C da Tarefa Span de Blocos.
  • D do Teste da Torre de Londres.
  • E do Teste Infantil de Nomeação.