Questões de Grupos e Equipes (Psicologia)

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Uma psicóloga que atua em uma equipe de saúde pública percebe que, apesar de estar inserida em uma equipe multiprofissional, as decisões clínicas têm sido tomadas isoladamente por cada profissional, com pouca comunicação entre os membros e sem construção conjunta de planos terapêuticos. Além disso, nota-se resistência de alguns colegas em compartilhar informações sobre os pacientes.


Considerando os conceitos de organização de equipes de trabalho em saúde, é CORRETO afirmar que a situação descrita caracteriza:

  • A Uma equipe multiprofissional funcional, uma vez que cada profissional executa sua tarefa específica sem sobreposição de funções, o que garante maior eficiência.
  • B Uma equipe transdisciplinar, pois há troca constante de saberes entre os profissionais, com atuação conjunta e flexível sobre as demandas dos usuários.
  • C Uma equipe interdisciplinar, pois, embora haja alguma dificuldade de comunicação, o planejamento terapêutico é realizado de forma integrada.
  • D Uma equipe multiprofissional com baixa integração, marcada por práticas fragmentadas, ausência de comunicação efetiva e foco na atuação isolada de cada especialidade.
  • E Uma equipe interdisciplinar disfuncional, pois a falta de comunicação entre os membros descaracteriza o modelo multiprofissional e o aproxima de um modelo transdisciplinar.

Grupos socioeducativos e oficinas temáticas são estratégias utilizadas em diversos contextos socioassistenciais e educacionais com vistas à promoção da cidadania, desenvolvimento de habilidades e fortalecimento de vínculos. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)As oficinas temáticas utilizam a experimentação e a prática como recursos metodológicos, promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas a partir de temas previamente definidos.
(__)Os grupos socioeducativos têm como principal finalidade o desenvolvimento de competências técnicas voltadas ao mercado de trabalho, com foco na aquisição de certificações profissionalizantes.
(__)As oficinas temáticas têm como característica a promoção de vínculos duradouros entre os participantes, com base em reuniões contínuas e temáticas abertas à livre expressão coletiva.
(__)Os grupos socioeducativos são orientados por objetivos educativos amplos e buscam fomentar o protagonismo social por meio da partilha de experiências e da construção de sentidos em grupo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V − F − F − V.
  • B V − V − V − V.
  • C V − F − F − F.
  • D F − F − V − V.

Em um contexto clínico, um psicoterapeuta conduz um grupo terapêutico composto por 10 participantes que apresentam sintomas de transtornos ansiosos e depressivos. Durante as sessões, o terapeuta observa que os membros frequentemente reproduzem padrões de comunicação disfuncionais semelhantes aos vivenciados em suas famílias de origem, como resistência à expressão emocional e conflitos de poder.
Considerando os fundamentos teóricos e práticos da psicoterapia de grupo, assinale a alternativa que melhor explica essa dinâmica e a intervenção mais adequada para promover a mudança terapêutica:

  • A A repetição dos padrões disfuncionais indica uma resistência à terapia que deve ser enfrentada com técnicas de confrontação direta para garantir o controle do grupo pelo terapeuta.
  • B O foco da psicoterapia de grupo deve ser restrito à aplicação de técnicas cognitivo-comportamentais padronizadas, evitando-se discussões sobre as relações interpessoais para manter a objetividade terapêutica.
  • C O terapeuta deve evitar a exploração dessas dinâmicas para não gerar conflitos entre os participantes, focando apenas na resolução individual dos sintomas apresentados.
  • D A presença de conflitos de poder no grupo inviabiliza a continuidade da psicoterapia de grupo, recomendando-se a transição imediata para atendimento individual.
  • E A dinâmica grupal reproduz as relações interpessoais internas dos membros, funcionando como um laboratório social onde o terapeuta pode facilitar a conscientização desses padrões e promover a reestruturação emocional.

Uma escola pública localizada em região de vulnerabilidade social decidiu implementar um projeto de apoio psicossocial e pedagógico envolvendo profissionais da saúde, da assistência social e da educação. O objetivo é promover ações conjuntas que respondam às múltiplas demandas dos estudantes, considerando os fatores institucionais, familiares e comunitários. Sobre os fundamentos técnicos da prática interdisciplinar e da articulação com a rede, assinale a alternativa correta.

  • A Definir previamente as responsabilidades de cada profissional e limitar a comunicação entre setores garante maior controle técnico e evita sobreposição de ações em projetos intersetoriais.
  • B Estabelecer ações pontuais com base em decisões isoladas de cada setor envolvido é a forma mais eficaz de garantir autonomia profissional e resultados imediatos em contextos complexos.
  • C Priorizar intervenções unidisciplinares e setorizadas evita conflitos de competência entre os profissionais, sendo a abordagem mais eficiente para lidar com demandas escolares multifatoriais.
  • D Promover a cooperação entre diferentes profissionais e instituições por meio de práticas interdisciplinares e articulação em rede permite a construção de soluções mais integradas e contextualizadas, ampliando a eficácia das intervenções.

Para Pichon-Rivière, o porta-voz pode ser entendido como aquele que teria qual função no Grupo Operativo?

  • A Ele projeta, em outro, os aspectos sombrios inconscientes que o grupo, como um todo, não deseja enfrentar.
  • B É o líder do grupo e seu comunicador mais assíduo.
  • C É um denunciante que aponta a enfermidade grupal ou, em se tratando não de um grupo terapêutico, mas de aprendizagem, as barreiras que atrapalham a tarefa grupal.
  • D É aquele estereotipa o grupo, ao agir com liderança autoritária, orienta o grupo no sentido da dependência e a ação apenas acontece como o líder desejaria.
  • E É o integrante do grupo que conspira para o progresso e a finalização da tarefa, podendo derivar na separação do grupo.