Questões de Dor, Estresse e Luto (Psicologia)

Limpar Busca

"As emoções consistem cm mudanças coordenadas na cognição, comportamento, experência e fisiologia" (GLEITMAN; REISBERG & GROSS, 2009, p. 502). Sobre as funções da emoção, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A regulação emocional significa influenciar quais emoções temos, quando as temos e como as experimentamos ou expressamos, sendo as alterações da química corporal e a ativação da amígdala, características comuns de várias emoções.
  • B O objetivo mais comum na regulação emocional é aumentar a experiência e os comportamentos associados à ansiedade, à tristeza e à raiva.
  • C A reavaliação cognitiva trata-se de um tipo de regulação emocional que ocorre quando alguém tenta diminuir sua reação emocional mudando o significado da situação, mas a redução da experiência das emoções acaba impondo custos cognitivos e fisiológicos.
  • D A supressão ocorre quando a pessoa tenta diminuir a reação que apresenta no rosto ou em seu comportamento, levando os sentimentos a desaparecerem.
  • E Suprimir, em geral, tem um perfil mais adaptativo de consequências emocionais do que a reavaliação cognitiva.

Elisabetb Kübler-Ross, importante teórica sobre o luto antecipatório em doentes terminais, recebeu críticas sobre o seu trabalho por parte da comunidade científica. Marque a afirmativa que não faz referência às ideias da autora.

  • A Os estágios do luto são descritos por cinco fases que são: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação.
  • B O sofrimento é maior para as crianças que têm mais clareza sobre o estado de sua doença, já que não podem partilhar suas dúvidas e angústias com os outros.
  • C O luto pode apresentar diferenças individuais a depender do tipo de vinculação que foi estabelecida com a pessoa ou objeto perdido, sendo essa vinculação segura ou insegura que resultará em diferenças na reação frente ao luto.
  • D Os estágios do luto terão duração variável, um substituirá o outro ou se encontrarão, às vezes, lado a lado.
  • E Os estágios do luto podem se sobrepor e, em cada um deles, o paciente apresenta esperança frente ao diagnóstico e que não cabe aos outros retirar essa esperança do paciente com discursos diretos e reais.

Todos enfrentamos estresse em nossa vida, porém, quando o estresse é maior e de longa duração, a adaptação requer muito mais esforço, de modo que nossas tentativas de superar o estresse, podem produzir respostas biológicas e psicológicas que resultam em problemas de saúde (FELDMAN, 2015). Quanto ao estresse e enfrentamento, marque V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmativas a seguir:

( ) Para que as pessoas considerem um evento estressante, elas devem percebê-lo como ameaçador e carecer de todos os recursos para lidar com ele de maneira efetiva.
( ) Eventos cataclísmicos são fortes estressares que ocorrem repentinamente e afetam muitas pessoas ao mesmo tempo, como os desastres. Por isso, fica difícil as pessoas oferecerem apoio social umas às outras, o que produz muito estresse a longo prazo.
( ) Os estressares pessoais incluem eventos importantes na vida, como a morte de um familiar, a perda do emprego, um fracasso pessoal relevante ou até mesmo um evento positivo como casar. Em geral, as pessoas apresentam uma reação maior e imediata ao estresse, que logo desaparece.
( ) Os estressares básicos, ou seja, as dificuldades diárias, são situações que enfrentamos repetidas vezes, como ficar preso em engarrafamentos, ou problemas crônicos de longo prazo, como viver em uma área com altos índices de violência. Mesmo que essas dificuldades não requeiram muito enfrentamento, elas produzem emoções desagradáveis e o número delas está associado a sintomas psicológicos e a problemas de saúde.
( ) Outro aspecto do estresse é a estimulação, os eventos positivos menores que nos fazem sentir bem produzem estimulação e estão associados ao aumento do estresse. Quanto maior o número de eventos que produzem estimulação, mais sintomas psicológicos estão relacionados.

  • A V, F, V, F, V
  • B F, V, F, V, V
  • C V, V, V, F, F
  • D F, F, F, V, F
  • E V, F, V, F, F

A morte é um acontecimento que está presente nas culturas e sociedades de diferentes formas. A autora Elizabeth Kubler Ross em sua obra produziu um mapeamento do que seriam as cinco fases do luto.
São as fases do luto de acordo com a autora as citadas abaixo, EXCETO:

  • A Medo
  • B Negação
  • C Barganha
  • D Depressão
  • E Aceitação

Uma mulher de 45 anos procura o Plantão Psicológico relatando sentir-se abandonada e rejeitada após o falecimento de sua mãe. Durante a sessão, ela demonstra dificuldade em lidar com seus sentimentos e pede que o plantonista "diga o que ela deve fazer". Como o plantonista deve proceder?

  • A Explicar à mulher que seu sofrimento faz parte do processo de luto e que ela deve buscar apoio espiritual para superá-lo.
  • B Facilitar a expressão dos sentimentos da mulher, ajudando-a a reconhecer e significar suas emoções, sem oferecer soluções prontas.
  • C Conduzir a mulher a uma análise detalhada de sua relação com a mãe para entender a origem de seus sentimentos.
  • D Sugerir atividades imediatas que possam distraí-la de seus sentimentos de rejeição e abandono.
  • E Indicar que ela procure um psiquiatra, caso os sintomas emocionais persistam, para avaliação medicamentosa.