Questões de Dinâmicas de Grupo (Psicologia)

Limpar Busca
O psicólogo, ao facilitar grupos na perspectiva da saúde comunitária, NÃO deve:
  • A Ser considerado como um agente de mudança social.
  • B Assegurar distanciamento na relação profissional, já que o usuário é um objeto de intervenção.
  • C Ter bom domínio de teorias e técnicas grupais.
  • D Atuar com experiência, senso crítico, respeito, firmeza e afeto ao apoiar e dar limites durante o processo grupal.
  • E Utilizar os recursos disponíveis para criar um contexto de aprendizagem e crescimento que responda às necessidades, possibilidades e limitações do grupo.

Dinâmica de grupo é uma forma de estudo de grupos, podendo-se usar uma expressão como termo geral para processos de grupo. Em Psicologia e Filosofia, um grupo é formado, constituído de duas ou mais pessoas mutuamente conectadas por se relacionarem socialmente.
Sobre o enunciado, assinale a afirmação INCORRETA.

  • A Como resultado da interação e influência mútua, os grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos.
  • B Os grupos podem ser classificados como agregados, primários, secundários de categoria.
  • C O campo da dinâmica de grupo preocupa-se primordial e fundamentalmente com o comportamento de grupos grandes e seletos trocarem muitas experiências.
  • D Os processos dinâmicos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, de fazer parte, afetar social e feitos sobre o comportamento.

Segundo Tatagiba & Filártiga (2008) a dinâmica de grupo pode ser abrodada como um processo ou utilizada como técnica-instrumento.
É correto afirmar, segundo as mesmas autoras:
1. Trabalho de grupo e dinâmica de grupo podem ser considerados sinônimos.
2. A técnica de dinâmica de grupo deve favorecer o movimento do grupo, facilitando a sua dinâmica.
3. A dinâmica de grupo auxilia no diagnóstico de necessidade grupais.
4. O facilitador não deve operar com o que emerge nas interações do processo do grupo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C É correta apenas a afirmativa 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

Podemos conceituar grupo como sendo uma unidade que se dá quando os indivíduos interagem entre si e compartilham normas e objetivos. Compreender o funcionamento de um grupo também pode ser importante para a realização de dinâmicas em sala de aula. Certas técnicas, também chamadas de “dinâmicas de grupo”, são muitas vezes utilizadas para possibilitar a organização e a criatividade na produção do conhecimento. Elas podem gerar um processo de aprendizagem mais coletivo e mais rico. Quando um professor escolher trabalhar em grupo, deve considerar alguns elementos, os quais são corretamente descritos em uma das alternativas a seguir.

  • A Apresentação – Seleção - Duração – Número de Participantes – Materiais – Registro e Conclusões
  • B Objetivos – Ambiente – Duração – Número de Participantes – Materiais – Perguntas e Conclusões
  • C Proposta do Tema – Leitura – Duração – Modo de Operação – Materiais – Auto Avaliação
  • D Objetivos – Ambiente – Exposição das Ideias – Número de Participantes – Materiais – Registro das Ideias
  • E Escolha do Apresentador – Seleção – Duração – Leitura Compartilhada – Materiais – Registro e Conclusões

Praticamente todos os grupos desenvolvem convicções, atitudes e comportamentos que consideram corretos ou incorretos. Os membros que se afastam dessas concepções podem ser advertidos ou mesmo isolados, e aqueles que se comportam no sentido da adesão podem ser reconhecidos e valorizados. Nesse sentido, analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

  • A Uma pessoa precisa, necessariamente, ser membro de um grupo de referência para ser influenciado pelos valores do grupo de referência.
  • B As pessoas costumam se identificar apenas com um grupo de referência. É comum haver divergências ou conflitos de valores e costumes entre grupos de referência, o que força seus membros, muitas vezes, a precisar fazer escolhas de participação ou abandono por um ou por outro grupo, de modo a confirmar a necessidade de participação em um grupo.
  • C Nossas convicções e atitudes são fundamentadas na identificação com os valores de nossos grupos de referência. Em processos de transição entre grupos de referência, quando começamos a nos identificar com um novo grupo, vivemos processos de experimentar novas convicções e atitudes. De qualquer modo, aquilo que “realmente acreditamos” não muda.
  • D Grupos de referência pouco influenciam na aceitação de hábitos, crenças e valores, por não se tornarem fontes de recompensas ou castigos que atuam na construção e avaliação de normas, valores, status e comportamento.
  • E Grupos de referência são aqueles com os quais nos identificamos, influenciando nossas opiniões e ações, podendo fornecer uma perspectiva pela qual percebemos o mundo. Como importantes grupos de referência para muitas crianças e adolescentes, podem ser citadas a família, amigos, professores e colegas de escola.