Questões de Teorias da Personalidade (Psicologia)

Limpar Busca

Sobre os estágios psicossociais do desenvolvimento da personalidade de Erikson, analise as sentenças a seguir:

1. O processo de desenvolvimento era conduzido pelo que o autor chamou de princípio epigenético da maturação.
2. As forças sociais e ambientais às quais os indivíduos estão inseridos atuam na forma pela qual as fases geneticamente predeterminadas se efetivam.
3. Os estágios iniciais do desenvolvimento são envolvidos pelo o que autor chamou de padronização autônoma, que por sua vez descreve um embate pela coesão e integração da personalidade.
4. Cada fase de desenvolvimento tem a sua crise particular, que suscita alguma mudança no comportamento e, por conseguinte, na personalidade dos indivíduos.

Assinale a alternativa correta:

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

Lilian foi diagnosticada com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Ela tem, como um dos seus principais sintomas, a necessidade de lavar as mãos repetidas vezes, sobretudo se tocar em alguma superfície com “impurezas”.


A psicanálise já se ocupou dessa condição, denominada então de neurose obsessiva, e identificava nela a manifestação de um mecanismo de defesa, que seria

  • A o pensamento mágico.
  • B a formação reativa.
  • C a transferência negativa.
  • D a experiência emocional corretiva.
  • E a identificação projetiva.

A personalidade molda o comportamento em contextos clínicos. Quando um adulto exibe traços de introversão em uma consulta, o psicólogo considera a teoria que categoriza a personalidade em cinco dimensões. Sobre a teoria dos cinco fatores (Big Five), assinale a alternativa correta.

  • A Categorizar a personalidade foca em processos inconscientes, conforme o Big Five.
  • B Categorizar a personalidade exclui a dimensão de conscienciosidade, conforme o Big Five.
  • C Categorizar a personalidade inclui dimensões como extroversão e amabilidade, conforme o Big Five.
  • D Categorizar a personalidade é aplicável apenas a adolescentes, conforme o Big Five.
  • E Categorizar a personalidade é restrito a quatro dimensões, conforme o Big Five.

De acordo com a explicação de Cunha (2001) em relação à abordagem psicanalítica freudiana, é correto afirmar que o conceito de sublimação define-se precisamente como

  • A o estabelecimento de vínculos no presente, atualizando vínculos passados.
  • B a repressão de pulsões no inconsciente.
  • C o deslocamento de libido para fins socialmente aceitáveis.
  • D a motivação do sujeito em busca de prazer e satisfação.
  • E a realização plena de um desejo reprimido.

Em sua discussão sobre o desenvolvimento da personalidade, Fierro (In: Coll, Palacios; Marchesi, 2004, v.1) afirma que, na idade adulta, a personalidade

  • A obedece a padrões típicos do comportamento adulto, adaptando-se às imposições sociais e, por isso, simplificando-se.
  • B inicia progressivamente seu processo de deterioração, decorrente da redução do potencial de plasticidade inerente à infância.
  • C completa seu ciclo de maturação, sendo marcada por estabilidade, fixidez e capacidade de manutenção.
  • D continua a se transformar, afetada por processos significativos que seguem ocorrendo.
  • E tende a se equalizar ao meio, de modo que os adultos diferem menos entre si do que as crianças.