Questões de Mensuração de Resultados no Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Uma métrica é um sistema de mensuração que quantifica uma tendência, uma dinâmica ou uma característica. No trabalho de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais, existem métricas mais relevantes que outras, dependendo do objetivo que se deseja alcançar e da ferramenta que se busca medir. Sobre os conceitos das métricas, é correto afirmar que

  • A engajamento é uma métrica que se refere à quantificação dos usuários que estão recusando o conteúdo ou quantos usuários únicos entraram no site e saíram sem interagir com nenhum link ou formulário.
  • B menções é uma métrica relacionada às redes sociais, que mede a interação do público com as suas postagens, seja comentando, curtindo ou compartilhando.
  • C sentimetria é o trabalho de qualificação para aprofundar o entendimento do contexto, realizando a classificação das interações em positivo, negativo ou neutro.
  • D taxa de rejeição é uma métrica que se refere à quantidade de vezes em que a marca ou os principais representantes dela são citados.

Uma assessoria de imprensa oferece uma variedade de serviços e de produtos para ajudar na gestão da imagem e das relações com a mídia. Um desses serviços tem o papel de avaliar a percepção a respeito da organização e identificar oportunidades ou problemas de comunicação. Esse tipo de serviço é o(a)

  • A evento de imprensa.
  • B monitoramento de mídia.
  • C media training.
  • D gestão de crises.
  • E elaboração de comunicados.

A equipe de assessoria de imprensa acompanha o impacto da notícia divulgada, monitorando a cobertura da imprensa, respondendo a perguntas de jornalistas, fornecendo informações adicionais e agendando entrevistas. Faz parte dessa rotina manter o contato com os jornalistas para a verificação do interesse na notícia, o fornecimento de informações adicionais, o esclarecimento de dúvidas ou o oferecimento de entrevistas e de oportunidades de cobertura. Essa forma de contato recebe o nome de

  • A mailing list.
  • B follow-up.
  • C media training. 
  • D press release.
  • E question and answer. 

Da mesma forma que a notícia produzida diariamente pelos meios de comunicação, a notícia institucional deve seguir os parâmetros do jornalismo, ainda que atendendo às especificidades da comunicação institucional. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • A A notícia institucional também visa ao interesse público, ainda que tenha um público-alvo mais bem delimitado e siga uma linha editorial alinhada à organização.
  • B Assim como a notícia no jornalismo convencional, a notícia institucional deve ser isenta e, assim, buscar ouvir dois ou mais lados envolvidos no fato em questão.
  • C Diferentemente do jornalismo realizado nos meios convencionais, a notícia institucional não é guiada por critérios de noticiabilidade.
  • D A notícia institucional tem por objetivo persuadir o público a apoiar os interesses da organização, a partir de um contrato de comunicação chamado de semiengodo.
  • E O texto narrativo e literário é o mais caraterístico da notícia institucional, que dispensa a objetividade típica do texto estruturado em pirâmide invertida.

Adaptados às condições (principalmente financeiras) e cultura locais, uma organização ou um assessorado necessita de um conjunto de produtos e serviços de uma assessoria, para atingir seus objetivos e seus públicos a serem mais informados. Em relação aos produtos e serviços de uma assessoria, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Cabe ao assessor de imprensa (AI) o acompanhamento das entrevistas do assessorado ou membros da organização. ( ) O Clipping é uma das atividades mais típicas de uma assessoria de imprensa. ( ) O assessor não deve fornecer pautas e informações interessantes e personalizadas ao jornalista. ( ) Levantamento de pautas é irrelevante para o trabalho de um assessor de imprensa. ( ) Release é um material distribuído à imprensa para sugestão de pauta ou veículo gratuita.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – F – V.
  • B V – F – F – V – V.
  • C V – F – V – F – F.
  • D F – F – V – V – F.
  • E F – V – V – F – V.