Questões de Mensuração de Resultados no Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Os assessores de imprensa são os responsáveis pela divulgação e pelo convite aos veículos de comunicação para participarem de uma entrevista coletiva. Na realização dessa ação, os profissionais enviam um press release com as informações do evento. Feita essa etapa, para que seja confirmado o recebimento do material, deverá ser feito um

  • A media training.
  • B follow up.
  • C mailing list.
  • D comunicado.
  • E clipping.

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.


I. A redação das notícias no house organ segue critérios que também são adotados na indústria jornalística como novidade, significância e proximidade.


PORQUE


II. O house organ deve tratar de temas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos e não ser um mero depósito de elogios às organizações e às chefias.

(Adaptado de BUENO, Wilson da Costa. Afinal de contas, o que é um house-organ? Disponível em http://www.rp-bahia.com.br/ Acesso em 15 out. 19)


Está correto o que se afirma em:

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • C As asserções I e II são proposições falsas.
  • D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Segundo Cutroni (2010), os indicadores de desempenho do site são parâmetros quantificados ou qualitativamente elaborados que servem para detalhar se os objetivos de uma proposta estão sendo adequadamente conduzidos ou foram alcançados. Estes indicadores podem auxiliar a empresa a obter melhor resultado. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Produtividade (melhorando a operação de vendas). II. Qualidade (ajudam a avaliar as conformidades no processo comercial). III. Capacidade (respostas aos processos da área comercial).

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das funções desenvolvidas pela assessoria de imprensa.
  • A Elaboração de press-releases, sugestões de pauta e press-kits.
  • B Relacionamento formal e informal com os produtores, repórteres e editores da mídia.
  • C Acompanhamento de entrevistas de suas fontes e organização de coletivas.Participação na definição de estratégias de comunicação.
  • D Participação na definição de estratégias de comunicação.
  • E Desenvolvimento de software de aplicativos temáticos.
Realizar um planejamento para redes sociais é essencial para aproveitar todo o potencial que as mídias digitais podem oferecer para uma empresa ou órgão público. Considerando que você trabalha na Assessoria de Comunicação de uma empresa, assinale a alternativa que apresenta a estratégia adequada para produzir conteúdos e analisar resultados em redes sociais.
  • A É importante estabelecer uma programação para as redes sociais com os dias da semana e o horário em que os posts vão ao ar. É recomendado que essa programação permaneça inalterada e seja cumprida conforme foi estabelecida.
  • B Não é recomendado interagir, nas redes sociais, com as páginas de outras empresas e órgãos públicos do mesmo nicho do local onde você trabalha, já que isso pode fazer com que os seguidores de sua página migrem para as concorrentes.
  • C Os influenciadores são uma das grandes tendências do momento. Trabalhar com esses profissionais pode ser um catalisador para sua popularidade. Mas lembre-se de tomar algumas precauções antes de aliar sua marca à imagem de uma pessoa.
  • D Um post que obteve um resultado positivo no orgânico provavelmente não performará bem nos posts patrocinados.
  • E KPI, do inglês, Key Performance Indicator, é sinônimo de métrica e significa o conjunto de fatores para medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização.