Questões de Assessoria de Comunicação no Jornalismo (Jornalismo)

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Em um artigo sobre ombudsman, apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em 2007, a sua autora, Margueth Ribeiro Machado, afirmou que o principal papel do defensor dos leitores é o de intervir em favor dos clientes, levando suas opiniões ao conhecimento da direção. Essa intermediação entre leitor e diretor do jornal é feita por meio de uma

  • A correção de conteúdo valorativo.
  • B crítica técnica.
  • C comprovação de má-fé do autor da matéria.
  • D crítica opinativa.
  • E crítica à linha editorial do jornal.

Para apresentar ao público um personagem ainda pouco conhecido, porém de grande relevância para sociedade, deve-se preferir o uso de:

  • A perfil.
  • B resenha.
  • C editorial.
  • D nota em coluna social.
  • E ensaio fotográfico em estúdio profissional.

Considere a seguinte hipótese: Uma notícia negativa sobre a instituição foi veiculada pela mídia, criando um clima de insatisfação entre os stakeholders e os clientes. Analisando a situação, a Diretoria reconhece que houve um erro e cria um gabinete de crise para impedir que o prejuízo ao conceito da instituição seja ampliado.
Conforme orientação dos especialistas em media training, o responsável pelo contato com a imprensa deverá

  • A aguardar antes de tomar alguma providência para conhecer os argumentos e poder rebatê-los
  • B reconhecer o erro e realizar ações para demonstrar o desejo de esclarecer e corrigir o problema.
  • C publicar comunicado pago para evitar que os jornalistas o procurem para esclarecimentos.
  • D preferir as informações orais, sem gravação, para que possa corrigir o que for publicado negativamente.
  • E evitar atender os jornalistas individualmente. Deve organizar coletivas para ler comunicado oficial.

As informações de uma campanha encaminhadas à imprensa devem ser enviadas em um release, que terá que seguir os parâmetros de

  • A texto técnico na área da empresa ou instituição.
  • B texto meramente propagandístico.
  • C texto exclusivamente publicitário.
  • D artigo científico.
  • E matéria jornalística, iniciando pelo lead.

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.


I. A redação das notícias no house organ segue critérios que também são adotados na indústria jornalística como novidade, significância e proximidade.


PORQUE


II. O house organ deve tratar de temas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos e não ser um mero depósito de elogios às organizações e às chefias.

(Adaptado de BUENO, Wilson da Costa. Afinal de contas, o que é um house-organ? Disponível em http://www.rp-bahia.com.br/ Acesso em 15 out. 19)


Está correto o que se afirma em:

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • C As asserções I e II são proposições falsas.
  • D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.