Questões de Assessoria de Comunicação no Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

As métricas de comunicação são sistemas de mensuração que permitem tangibilizar quantitativamente os resultados obtidos pela área. Para o trabalho de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais, algumas métricas são importantes para entender o alcance da estratégia e os resultados obtidos. Sobre as métricas é correto afirmar:

  • A O engajamento serve para identificar quantas pessoas estão recebendo cada conteúdo nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
  • B As menções dizem respeito ao trabalho de qualificação para aprofundar o entendimento do contexto, realizando a classificação das interações em positivo, negativo ou neutro.
  • C A taxa de rejeição relaciona-se com os usuários que estão recusando o conteúdo ou quantos usuários únicos entraram no site e saíram sem interagir com nenhum link ou formulário.
  • D A sentimetria refere-se à quantidade de vezes em que a marca ou os principais representantes dela são citados e apresenta os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.

Embora Assessoria de Comunicação seja frequentemente confundida com a Assessoria de Imprensa, que é precursora do modelo, não é viável compreendê-las como sinônimas. A assessoria de imprensa é um braço da assessoria de comunicação que abriga os jornalistas e tem demandas inerentes às produções de notícias e conteúdos informativos. Nas atividades da assessoria de imprensa, recorre-se ao

  • A Media training que consiste em treinar os porta-vozes da instituição, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões.
  • B Clipping que é uma estratégia utilizada como canal de comunicação com jornalistas de redação. A atividade é realizada, principalmente, na hora de acompanhar o andamento dos releases enviados à imprensa.
  • C Gerenciamento de crise que consiste em realizar um processo contínuo de monitoramento, organização e análise de menções ou citações feitas na mídia as quais geram algum tipo de impacto na imagem de uma marca.
  • D Follow up que é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser adotados diante de uma situação de crise, com objetivo de minimizar impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria de imagem e reputação em uma empresa ou instituição.

Tendo em vista o contexto contemporâneo de atuação dos profissionais de assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem.


A organização de entrevistas exclusivas envolve a convocação de todos os veículos de comunicação mais importantes para os diferentes públicos da organização.

  • Certo
  • Errado

Tendo em vista o contexto contemporâneo de atuação dos profissionais de assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem.


Além das funções tradicionais de produção de releases, atendimento à imprensa e levantamento de pautas, o assessor de imprensa atualmente também atua como gestor e estrategista, gerenciando crises e definindo estratégias para as mídias sociais.  

  • Certo
  • Errado

Tendo em vista o contexto contemporâneo de atuação dos profissionais de assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem.


As pautas institucionais produzidas pelas assessorias passam por um processo de seleção nas redações, que têm a prerrogativa de aceitar, rejeitar ou mesmo negociar um tema proposto a partir de perspectivas diferentes das inicialmente destacadas pelas assessorias.

  • Certo
  • Errado