Questões de Comunicação Empresarial (Comunicação Social) Página 3

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Matos (2009, p.97), em seu livro “Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo”, apresenta a seguinte afirmação:


A palavra chave nas organizações modernas é comunicar, cujo significado é tornar comum, partilhar, associar, trocar opiniões, compartilhar ideias, sentimentos e atitudes. Em síntese, comunicar implica em participação, interação, troca de mensagens, emissão e recebimento de informações novas.


Considerando que uma política de comunicação interna deve caracterizar-se pelo bom planejamento e agilização de todo o fluxo de informações na empresa, avalie o que se afirma sobre a implementação das práticas jornalísticas organizacionais.


I. A edição impressa ou via internet de publicações que contemplam jornais, revistas, boletins e relatórios”.

II. A edição de programas de rádio e de TV que podem se manifestar na rádio-empresa e no telejornal.

III. A opção pela publicação exclusiva de matérias cujos assuntos abrangem o interesse de alguns dos funcionários.

IV. A elaboração de jornal de empresa (house-organ), de manuais, de cartilhas, entre outros, que reforçam a integração das equipes.


Está correto apenas o que se afirma em

  • A III.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D I, II e IV.

Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.


No boletim, devem-se evitar informações urgentes ou imediatas devido às características de seu conteúdo: atualidades de interesse permanente.

  • Certo
  • Errado

No dia 27 de março de 2018, comemoram-se os 71 anos da publicação do primeiro volume do trabalho da Hutchins Commission sobre uma imprensa livre e responsável. A intensão era legitimar a ideia de que a liberdade de imprensa das empresas seria a extensão da liberdade de expressão dos indivíduos. A mencionada comissão resumiu as exigências para que um jornal cumprisse sua responsabilidade social em cinco pontos principais. Entre eles, afirmava que a imprensa deveria

  • A deixar claro qual o foco do projeto editorial e a que temas o veículo dedicaria sua força de trabalho.
  • B esclarecer os seus leitores sobre o público-alvo da publicação e abrir espaço para críticas e comentários desse público.
  • C propiciar relatos fiéis e exatos, separando notícias (reportagens objetivas) das opiniões (que deveriam ser restritas às páginas de opinião).
  • D deixar claro que o papel do veículo é distribuir notícias sobre os temas de sua especialidade, sem assumir papel educativo ou de defesa de ideologia específica.
  • E veicular somente matérias de que os seus profissionais tenham proficiência suficiente para organizar a pauta.

Para Gaudêncio Torquato, o planejamento da comunicação deve ter respeito à natureza da rede informal, compreendendo sua importância para o equilíbrio e ajustamento dos climas internos.
(TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010)
O respeito à natureza da rede informal significa

  • A compreender que os boatos organizacionais existem, mas dotar a rede formal com comunicações claras e eficientes que possam mitigar os seus efeitos.
  • B incorporar a “rádio peão” aos fluxos de comunicação, alimentando essa rede com mais informações oficiais para diminuir os boatos.
  • C incorporar a rede de boatos organizacionais entre as estratégias de comunicação, designando colaboradores de confiança para alimentar a rede com notícias oficiais.
  • D reconhecer o potencial de estrago à imagem organizacional desta rede e impedir, por meio de sanções, as possibilidades que ela cresça.
  • E reconhecer os colaboradores que se tornam líderes nesta rede e cooptá-los para a rede formal, por meio de um sistema de sanções e recompensas.

No texto 4A3AAA, o verbo central do lide indica

  • A uma análise específica.
  • B que a notícia de fato aconteceu.
  • C que há a previsão do acontecimento.
  • D um ato de enunciação.
  • E uma narrativa concomitante.