Questões de História das Comunicações (Comunicação Social)

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Na história da Comunicação do século 20, qual a importância de Walter Lippmann?

  • A Um dos primeiros a se dedicar a estudos sobre Opinião Pública.
  • B O primeiro fotojornalista da época conhecida como Teoria do Espelho.
  • C Concebeu e difundiu a chamada Espiral do Silêncio Comunicativo.
  • D Criou o primeiro serviço de Relações Públicas para o Poder Estatal.
  • E É o pai da Televisão, a mais importante Mídia de Massa do século.

O Jornal do Brasil teve um papel paradigmático em diversos momentos de sua história. Sobre sua trajetória, complete o texto a seguir:
“O JB passou por diferentes fases: começou como um jornal _______________ (1891-1893), tornou-se _______________ (sob a direção de Rui Barbosa, em 1893), assumiu um perfil ____________ (1894-1918), transformou-se em um boletim de anúncios (1918-1953), modernizou-se e consolidou-se como jornal ______________ (1954-2001), viveu uma dura crise até a extinção de sua _____________ (2001-2010) e retornou a circular em 2018”.
(GOULART RIBEIRO e MADUELL VIEIRA, 2018)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.

  • A Republicano, “o popularíssimo”, político-partidário, literário, gráfica.
  • B Monarquista, republicano de oposição, popular, de referência, versão em papel.
  • C Parlamentarista, monarquista, reformista, de informação especializada, sede.
  • D Empresarial, o “jornal das cozinheiras”, de referência, de oposição, versão digital.
  • E De Referência, popular, elitista, de classificados, equipe de jornalistas.

O Boletim Light, fundado por um grupo de funcionários da Light em 1925 e publicado por três anos, aparece em várias fontes como o primeiro jornal interno brasileiro. Outra publicação precursora do jornalismo empresarial brasileiro é a Revista Nossa Estrada, publicada pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana em 1929. Mas, para Gaudêncio Torquato, ambos não podem ser vistos como exemplos típicos do jornalismo empresarial nos moldes atuais porque

  • A eram contrários às orientações das empresas e publicados clandestinamente.
  • B apesar de contarem com a anuência das empresas, eram uma iniciativa unilateral dos funcionários.
  • C faziam parte do planejamento estratégico das empresas sem ouvir as demandas dos funcionários.
  • D tinham caráter publicitário e o que era angariado com sua venda revertia-se em ações de relações públicas.
  • E tinham como objetivo a consolidação da imagem empresarial ao pautar as matérias pelos interesses do público externo.

Segundo o Memória Globo, Cid Moreira, recentemente falecido, apresentou o Jornal Nacional, da Rede Globo cerca de 8 mil vezes. Assinale a opção que identifica, na ordem correta, os profissionais que, com ele, dividiram a bancada.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Celso Freitas, Sérgio Chapelin, Hilton Gomes.
  • B Carlos Nascimento, Sérgio Chapelin, Heron Domingues.
  • C William Bonner, Celso Freitas, Ronaldo Rosas.
  • D Sérgio Chapelin, Celso Freitas, Luis Jatobá.
  • E Celso Freitas, Carlos Nascimento, Heron Domingues.

A televisão brasileira passou por várias fases, desde sua implantação comercial em 1950. Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir:

I. A fase populista corresponde ao momento de implantação, quando, logo após a importação dos aparelhos televisivos, os programas gravados eram transmitidos em rede nacional e abusavam do humor e da estética kitsch;
II. A fase elitista ocorre nos anos 90, momento em que se implanta a TV por assinatura e os canais de informação 24horas, acessíveis apenas nas metrópoles e àqueles que podiam pagar pelo serviço;
III. A fase do desenvolvimento tecnológico situa-se entre meados dos anos 1970 e dos 1980, quando as redes de TV começaram a produzir com maior intensidade e profissionalismo os seus próprios programas visando, inclusive, a exportação.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas
  • E I, II e III.