Questões de História das Comunicações (Comunicação Social)

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O modelo teórico da virtualização propõe reflexões sobre três diferentes momentos da história da comunicação, tendo em vista o comportamento social diante das mudanças tecnológicas. A descrição de um momento em que se perde a referência do real, popularizando-se o uso de simulações e questionando-se os conceitos de verdade e memória, aponta para um tempo acelerado, imediato, instantâneo.
Seguindo esse raciocínio, esse tempo pode ser entendido como

  • A linear
  • B pontual
  • C cíclico
  • D histórico
  • E narrativo

Ao tratar do enunciado como unidade da comunicação discursiva, Mikhail Bakhtin diz, em Estética da criação verbal, que “o falante não é um Adão”.

O que o autor quis dizer com essa afirmação?

  • A O enunciado é um elo na cadeia da comunicação discursiva e não pode ser separado dos elos precedentes e subsequentes dessa cadeia.
  • B Há enunciados que respondem aos enunciados de outros que o antecederam, outros não; estes rompem um elo na cadeia da comunicação discursiva.
  • C O falante está relacionado com “objetos virgens”, ou seja, ainda não nomeados, e a tais objetos dá nome pela primeira vez.
  • D O enunciado tem autoria e destino; a autoria é de um sujeito falante relacionado com o gênero feminino, enquanto o destinatário pode ser qualquer participante-interlocutor.
  • E O objeto do discurso do falante, seja esse objeto qual for, torna-se pela primeira vez objeto do discurso em um dado enunciado.

Os primeiros manuais de redação e estilo surgiram, no jornalismo, entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX, sendo logo adotados por redações de vários países democráticos e capitalistas. Isso ocorreu, no jornalismo, em um momento de mudanças, que foram reforçadas por esses manuais. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

  • A O conceito da pirâmide invertida, difundido por esses manuais, reforçava a importância do texto opinativo e articulado de forma argumentativa.
  • B Os manuais apareceram para alertar a respeito da impossibilidade de se adotar a imparcialidade na imprensa comercial.
  • C Os manuais surgem, no contexto do chamado new journalism, para incentivar textos de cunho literário e ampliar a noção de objetividade no jornalismo.
  • D As redações francesas foram as primeiras a elaborar manuais de redação, e estes acabaram influenciando o estilo de redação neutro e objetivo.
  • E O contexto era de desenvolvimento do jornalismo informativo, em que o texto passa a ser mais objetivo, característica reforçada pela padronização sugerida nesses manuais.

O início da circulação de jornais no Brasil nos primeiros anos do século XIX, leva para mídia o que mascates e vendedores de rua faziam de forma oral nas ruas do Rio anos antes. A chegada do rádio, nos anos 1920, da TV, nos anos 1950, da web, nos anos 1990, das redes sociais digitais nos anos 2000 e dos aplicativos de conversação, nas últimas décadas estreitam essa relação no que diz respeito à linguagem publicitária, sendo uma evidência da relação da produção publicitária com a evolução tecnológica da cadeia produtiva da mídia. Em relação às agências de publicidade, complete as lacunas da afirmativa, na sequência correta:
A chegada de grandes indústrias e das primeiras agências multinacionais de propaganda ao Brasil na década de __________________, indicam a profissionalização da atividade no país, sobretudo quando o departamento de propaganda da _____________________ é fechado e tem seus profissionais absorvidos pela agência _______________recém desembarcada em solo nacional.
A sequência que melhor completa as lacunas é:

  • A 1930, CSN, McCann-Erickson.
  • B 1940, Petrobras, W. Thompson.
  • C 1920, General Motors, W. Thompson.
  • D 1940, Associação Brasileira de Propaganda (ABA). DPZ&T.
  • E 1950, Ford Motor Co, Eclética.

A chegada da imprensa no Brasil apenas em 1808, com a vinda para o Brasil da família imperial brasileira, e a industrialização tardia, retardam o desenvolvimento da Comunicação Empresarial no país, que iria dar seus primeiros passos em solo nacional apenas nas primeiras décadas do século XX. O fato que marca essa estreia é

  • A o lançamento, feito por funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana, da revista “Nossa Estrada”.
  • B o lançamento do “Informativo Renner”, fundado por A. J. Renner S/A.
  • C o lançamento do ‘'Boletim Light', fundado por um grupo de funcionários da Light.
  • D o lançamento da publicação, idealizada pela então recém-criada General Motors do Brasil, chamada “General Motors”, que trocou de nome e formato diversas vezes ( “General Motors Brasileira”, “Chevrolet Brasileiro”, “Vida na GMB”).
  • E a inauguração do Primeiro Escritório de Relações Públicas do Brasil.