Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo - Marinha (2019) - Questões Comentadas

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De acordo com Santos (in Bacich et al., 2015), na mudança de paradigma sobre a forma de ensinar para alunos do século XXI, o espaço de aprendizagem tem papel importante. Diferente mente do modelo massificado de ensino ao qual estamos acostumados, não é o aluno que deve se adaptar ao espaço, mas este adaptar-se àquele. Para o autor em tela, a escola do passado (e que ainda resiste e persiste no presente) era pautada pela massificação do ensino. Assim, o seu espaço foi e está todo configurado para atender a dois tipos de atividades:

  • A a verbalização uníssona dos professores com preocupação na memorização e disposição enfileirada da sala de aula como forma de exercitar a disciplina.
  • B o foco no controle e cumprimento dos programas curriculares em sala de aula e o repasse de conteúdos estandardizados com vistas a sua verificação no contexto escolar.
  • C a audição à palestra do professor e a pesquisa em bibliotecas e laboratórios de informática para complementar a aula expositiva.
  • D a transmissão de um saber fragmentado e desfocado da realidade concreta e a valorização da passividade e das atividades repetitivas no espaço escolar.
  • E o foco na transmissão e compartimentalização do saber e a realização do exame como único instrumento de avaliação válido, pois reflete a capacidade de retenção de conhecimentos.

De acordo com Sant’Ana (2013), assinale a opção correta sobre os critérios de avaliação.

  • A Quer o professor utilize questões dissertativas ou objetivas, terá, de acordo com o bom senso, que ter um elemento para mensurar o rendimento escolar, verificando-se as necessidades de ajuda ou atendimento pedagógico específico.
  • B Em casos específicos e por questões de acompanhamento diagnóstico de progresso, um aluno poderá ser comparado com outro. Nesse caso se faz necessário um segundo diagnostico com outro docente.
  • C As verificações deverão ocorrer, no mínimo, a cada bimestre e os testes deverão ocorrer mensalmente. Não mais deverão ser utilizados como uma arma contra o aluno causando-lhe todo o tipo de trauma.
  • D Os testes deverão ser, acima de tudo, um meio para confirmar o progresso do aluno e o alcance dos objetivos estabelecidos e o fracasso do aluno será de fato o fracasso do mestre, que foi incompetente em sua missão.
  • E Os critérios deverão ser fundamentados na fidedignidade, validade, e eficiência da avaliação. Para correção das questões de dissertação, o professor deverá usar um critério que já tenha sido usado por outro docente, de característica impessoal e imparcial.

Carl Rogers, o mais conhecido representante da linha não diretivista, considera que a verdadeira aprendizagem é a aprendizagem significativa e a define como aquela que tem sentido para o aprendiz, pois representa uma mudança que ele quer assumir. Este tipo de aprendizagem envolve sentimentos ou significados pessoais e tem relevância para a pessoa como um todo. A relação aluno-professor, dentro desta perspectiva, caracteriza-se pela aprendizagem

  • A pessoal, criativa.
  • B não-arbitrária, pessoal.
  • C criativa, significativa.
  • D penetrante, pessoal.
  • E autoiniciada, significativa.

Segundo Perrenoud (2002), o professor-educador deve assumir a responsabilidade ética de ser um agente de mudanças em seu ambiente de trabalho, transformando-se em multiplicador de novas idéias. Assinale a opção que apresenta duas propostas metodológicas que o professor-educador pode utilizar para o desenvolvimento de competências em seus alunos, reconhecidas como Novas Tecnologias.

  • A Projeto e Oficina Criativa.
  • B Apresentação e Plano em Ação.
  • C Elaboração e Idéias em Ação.
  • D Mobilização e Oficina Criativa.
  • E Projeto e Construção em Forma.

Monitoramento e avaliação são duas ações inter-relacionadas. Segundo Luck (2013), apesar dessa inter-relação importante para a qualidade do trabalho, no entanto, apresentam especificidades que devem ser compreendidas. Assinale a opção que descreve corretamente um papel específico afeto ao monitoramento.

  • A Identifica lições e realizações obtidas.
  • B Define a orientação de ações por objetivos.
  • C Identifica a relação entre custo, benefício e resultados.
  • D Mede a contribuição de atividades e recursos para a realização de objetivos.
  • E Traduz objetivos em indicadores de resultados e define metas.