Questões de Perrenoud (Pedagogia)

Limpar Busca
Segundo Philippe Perrenoud, são dez as "famílias de competências" necessárias aos professores, que inclui, EXCETO:
  • A Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
  • B Administrar e estimular a estagnação das aprendizagens;
  • C Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
  • D Trabalhar em equipe;
  • E Participar da administração da escola.

Perrenoud refere-se a dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua dos professores do Ensino Fundamental; entre elas, está a de enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. São competências mais específicas dessa competência de referência, EXCETO:

  • A Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula.
  • B Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
  • C Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
  • D Suscitar o desejo de aprender e desenvolver na criança a capacidade de autoavaliação.

Uma das competências que o professor deve desenvolver, segundo Perrenoud (2000), é organizar e dirigir situações de aprendizagem. Sobre essa competência e quanto ao que o professor deve trabalhar em sua didática, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Relacionar os conteúdos com os objetivos e as situações de aprendizagem. ( ) Dominar os conteúdos com suficiente fluência para construí-los em situações abertas ou em tarefas complexas. ( ) Os saberes e o saber-fazer são construídos em situações múltiplas e complexas, cada uma delas dizendo respeito a vários/as objetivos/disciplinas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B F – F – V.
  • C V – V – F.
  • D F – F – F.
  • E V – F – F.

Segundo Perrenoud (2000), habilidades como: elaborar um projeto em equipe, dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões, formar e renovar uma equipe pedagógica fazem parte de qual competência?

  • A Administrar a própria formação contínua.
  • B Envolver os pais e a comunidade.
  • C Utilizar novas tecnologias com os alunos.
  • D Trabalhar em equipe.
  • E Realizar a gestão escolar.

Ao analisar os princípios de uma formação docente que esteja em sintonia com uma pedagogia ativa, Perrenoud (2000) destaca ser fundamental a esse professor, EXCETO:

  • A Praticar uma avaliação formativa.
  • B Refletir sobre sua prática, seja de forma individual ou em grupo.
  • C Trabalhar em equipe e cooperar com seus colegas.
  • D Ser fiel a uma tradição conteudista fundamentada nas aulas expositivas.
  • E Preocupar-se com os procedimentos de inovação individuais ou coletivos.