Questões de Perrenoud (Pedagogia)

Limpar Busca

No contexto do ensino, a promoção do aprendizado efetivo exige a posse de competências específicas por parte dos educadores. Considerando as competências para ensinar, assinale a alternativa que melhor representa uma dimensão essencial desse conjunto.

  • A Domínio dos conteúdos específicos da disciplina, sem considerar estratégias pedagógicas;
  • B Capacidade de impor autoridade e controle rígido na sala de aula para assegurar a disciplina;
  • C Habilidade em transmitir informações de forma unilateral, sem considerar as características dos alunos;
  • D Competência em criar um ambiente inclusivo, considerando a diversidade dos estudantes e adaptando abordagens pedagógicas.

Observando a necessidade de uma escola preparada para o aluno moderno, é primordial que haja professores capacitados. Para além das escolas, o sociólogo e antropólogo Philippe Perrenoud (1999) aborda a melhoria na educação e a responsabilidade que a universidade tem para formar professores pesquisadores reflexivos. [...] Se a universidade é, potencialmente, o melhor lugar para formar os professores para a prática reflexiva e a participação crítica, ela deve, para realizar esse potencial e provar sua competência, evitar toda arrogância e se dispor a trabalhar com os atores em campo.

(Perrenoud 1999, p. 20.)

Pode-se afirmar que a pesquisa é importante para a prática pedagógica de qualidade dos professores pelos seguintes motivos, EXCETO:

  • A Possibilita refletir sobre os problemas do cotidiano da sala de aula.
  • B Busca uma verdadeira preocupação com a aprendizagem dos alunos.
  • C proporciona condições de interferir, modificar e melhorar sua prática pedagógica.
  • D Permite a construção do conhecimento para transformar os alunos em bons técnicos.

Qual é o principal enfoque da competência “organizar e dirigir situações de aprendizagem”, de acordo com Perrenoud?

  • A Seguir estritamente a Pedagogia por objetivos.
  • B Conhecer profundamente os conteúdos das disciplinas.
  • C Criar situações de aprendizagem que vão além da Pedagogia por objetivos, considerando as representações dos alunos.
  • D Priorizar exclusivamente a memorização dos conteúdos pelos alunos.
  • E Delimitar o lugar do aluno e do professor de forma distinta.

Para Perrenoud (2002), correspondem a ideias básicas de uma formação docente orientada para a profissionalização e para a prática reflexiva, EXCETO: 

  • A Referencial de competências-chave.
  • B Aprendizagem por reprodução conceitual.
  • C Articulação entre teoria e prática.
  • D Organização modular e diferenciada.
  • E Plano de formação organizado em torno de competências.

Perrenoud define _____________ como sendo uma capacidade de agir eficazmente em determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A epistemologia
  • B didática
  • C estratégia
  • D tática
  • E competência