Questões de Luckesi (Pedagogia)

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Para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica. No caso, considerarmos que ela deva estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade. A avaliação diagnostica não se propõe e nem existe uma forma solta isolada.” (LUCKESI, 2003, p.82).
De acordo com a Lei 9.394/96 no Art. 9º, a União incumbir-se-á de:

  • A Selecionar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio regular, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
  • B Baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação; assegurar o cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo poder público.
  • C Assegurar, em colaboração com os sistemas de ensino, processo nacional de avaliação das instituições e dos cursos de educação profissional técnica e tecnológica; trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa como forma de avaliação.
  • D Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino.
  • E Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino; capacidade de autoavaliação, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.

Luckesi (2017) afirma que “um instrumento de coleta de dados para avaliação da aprendizagem deve ser elaborado de forma sistemática (cobrir todo o conteúdo essencial ensinado), seguindo as regras da metodologia científica”.
De acordo com o autor, para que isso aconteça, o instrumento deve ter as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Relação dos critérios e pesos que serão empregados na avaliação das provas.
  • B Linguagem compreensível.
  • C Compatibilidade entre a complexidade do que foi ensinado e a complexidade do que está sendo cobrado.
  • D Precisão do que se solicita ao estudante.
  • E Compatibilidade entre a metodologia utilizada na abordagem dos conteúdos do ensino e a metodologia exigida para a solução das questões propostas aos estudantes.

O conceito de avaliação como ato amoroso, em Luckesi, toma como aporte teórico o conceito de amorosidade em Freire. Essa ideia desenvolvida por Luckesi é uma crítica a uma concepção da avaliação praticada de forma hegemônica.
A principal ideia de Luckesi considerada importante, quando se propõe um processo de avaliação, é aquela que pressupõe que, ao avaliar, o avaliador deve ter, em relação aos avaliados, uma postura, de

  • A rigorosidade flexível
  • B acolhimento
  • C cobrança branda
  • D flexibilidade
  • E tranquilidade

Julgue o item subsequente.


Conforme observado por Luckesi, verifica-se que, na atualidade, a prática pedagógica está predominantemente orientada por uma abordagem de avaliação em detrimento de uma pedagogia centrada nos resultados atingidos.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir.


Conforme Luckesi (2005), a avaliação é concebida como um fim significativo em relação aos propósitos pertinentes da realidade, visando à mensuração da memorização de informações. As informações memorizadas pertinentes dizem respeito às diversas manifestações das situações didáticas, nas quais professor e aluno se dedicam a alcançar os objetivos do ensino. 

  • Certo
  • Errado