Questões de Luckesi (Pedagogia)

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Luckesi (2009, p. 81) afirma que a avaliação diagnóstica é “um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem”. Neste sentido, pode-se afirmar que a avaliação diagnóstica se constitui em um momento dialético, pois provoca ação, reflexão e interpretação do que ocorreu ao longo do processo de aprendizagem.
Com base no exposto, é correto afirmar que a avaliação diagnóstica é:

  • A Um mecanismo capaz de mensurar totalmente a quantidade de apreensão do conhecimento do aluno.
  • B Um instrumento que se apoia na disciplina e no comportamento da turma e permite a classificação por meio quantitativo e de acordo com o desempenho dos estudantes.
  • C Um instrumento avaliativo utilizado apenas no ensino tradicional.
  • D Um instrumento capaz de oferecer ao docente uma oportunidade de (re)definição de sua postura à frente do processo de aprendizagem, validando e/ou revendo o seu fazer pedagógico.

Em seu livro “Filosofia da Educação/1994), Luckesi defende a ideia de que a Pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica definida”. O autor apresenta três tendências filosóficas responsáveis por interpretar a função da educação na sociedade:

  • A A Educação Redentora (otimista), a Educação Reprodutora (pessimista) e a Educação Transformadora da sociedade (crítica em relação às duas anteriores).
  • B A Educação Redentora (pessimista), a Educação Reprodutora (otimista) e a Educação Transformadora da sociedade (crítica em relação às duas anteriores).
  • C A Educação Transformadora da sociedade (pessimista), a Educação Reprodutora (otimista) e a Educação Redentora (crítica em relação às duas anteriores).
  • D A Educação Redentora (pessimista), a Educação Transformadora da sociedade (otimista) e a Educação Reprodutora (crítica em relação às duas anteriores).
LUCKESI ressalta que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Dentro desse contexto, a avaliação é :
  • A Classificatória e diagnóstica.
  • B Contínua e emancipatória.
  • C Processual e dinâmica.
  • D Interativa e inclusiva.
Na avaliação nós não precisamos julgar, necessitamos isto sim, de diagnosticar, tendo em vista encontrar soluções mais adequadas e mais satisfatórias para os impasses e dificuldades. Para isso, não é necessário nem ameaça, nem castigo, mas sim acolhimento e confrontação amorosa (LUCKESI, 2005, p. 33). Nessa perspectiva a avaliação é uma prática que exige:
  • A Atividades neutras centradas no processo de classificação.
  • B Provas para testar o conteúdo trabalhado com os alunos.
  • C Vínculo com a profissão, formação adequada e consistente, compromisso permanente com a educação, atenção plena e cuidadosa com intervenções, a flexibilidade no relacionamento com os educandos.
  • D Ações punitivas de correções e testes, priorizando o quantitativo sobre o qualitativo.
  • E Que o professor tenha consciência que será sempre o que sabe, enquanto que o aluno será sempre o que não sabe.

Em relação à avaliação da aprendizagem, conforme Luckesi, marque a opção INCORRETA.

  • A Exames escolares e avaliação da aprendizagem são os dois parâmetros de acompanhamento dos resultados da aprendizagem dos estudantes.
  • B A principal característica dos exames escolares é estabelecer uma classificação do educando.
  • C O ato de avaliar a aprendizagem na escola se revela como ato de investigação da qualidade dos resultados obtidos.
  • D Um instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem não deve ser caracterizado por uma linguagem acessível aos estudantes. A linguagem utilizada deve ter algum grau de complexidade.