Questões de Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados (Pedagogia)

Limpar Busca
A avaliação da aprendizagem vem há muito tempo ocupando de maneira significativa tempo e espaço dentro das instituições de ensino no país, sendo alvo de muitas discussões de quem, quando e como avaliar. Assim refletir sobre a avaliação se faz necessário e nesse sentido os PCNs compreendem a avaliação como, EXCETO:
  • A É compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
  • B Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
  • C É compreendida como fator determinante e único para afinar a aprendizagem de determinado conteúdo pelo aluno.
  • D A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.
  • E A avaliação se aplica não apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mas às condições oferecidas para que isso ocorra.

O termo avaliação da aprendizagem foi substituído por avaliação para as aprendizagens, por se considerar que este último exprime mais bem o sentido da avaliação. Nesse sentido, é correto afirmar que o professor deve utilizar a avaliação com o propósito de

  • A classificar e mensurar o conhecimento que os estudantes adquirem no percurso escolar.
  • B selecionar os estudantes que tenham dificuldades na aprendizagem.
  • C A cultura tem papel secundário no desenvolvimento psíquico.
  • D obter dados para o final do processo de aprendizagem.
  • E subsidiar o trabalho docente no que se refere às aprendizagens.

Leia o texto 'Alguns desafios para o processo de avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O discurso dos professores sempre tende a se referir ao tempo como um elemento potencializador de sua ação didática, ou seja, como uma premissa para a realização de atividades sempre mais diversificadas e motivadoras, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.

II. Um grande desafio ao processo avaliativo dos alunos diz respeito aos tempos e aos espaços escolares, afirma o texto. Pensar a execução das tarefas em função do tempo que se tem, bem como os espaços que melhor favoreçam a aprendizagem do conhecimento sistematizado, ainda representa um desafio a ser superado, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
A avaliação na escola tem o objetivo de formular indicadores de qualidade dos resultados do ensino. Sobre as formas de avaliação, assinale a alternativa correta.
  • A No Brasil, foram adotadas, desde o início dos anos 80 do século XX, várias modalidades de avaliação: SAEB, ENEM e o ENC.
  • B A avaliação acadêmica é função primordial do sistema de organização e de gestão dos sistemas escolares.
  • C A avaliação institucional visa à produção de informações sobre os resultados da aprendizagem escolar em função do acompanhamento e da revisão das políticas educacionais.
  • D O objetivo da avaliação acadêmica é aferir a qualidade de ensino e da aprendizagem dos alunos. Para isso, busca-se perceber a relação entre a qualidade da oferta dos serviços de ensino e os resultados do rendimento escolar dos alunos.
  • E Entre a avaliação do sistema e a avaliação da aprendizagem dos alunos está a avaliação da escola.

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto à prática da avaliação na aprendizagem escolar, segundo Luckesi.


( ) A escola opera com verificação e não com avaliação, isso significa que na prática há aferição do aproveitamento escolar, em que os professores realizam basicamente três procedimentos sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota e utilização dos resultados identificados.

( ) A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula um projeto pedagógico junto com seu consequente projeto de ensino.

( ) O ato de avaliar também exige a entrega. A entrega ao desejo de que o educando cresça e se desenvolva, possibilita o envolvimento como processo do educador, estando sempre atento às suas necessidades.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – F – V.
  • B V – V – V.
  • C F – V – F.
  • D V – F – F.
  • E F – F – F.