Questões de Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados (Pedagogia)

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A avaliação emancipatória propõe acompanhar o progresso do estudante de forma contínua, privilegiando reflexões sobre acertos e dificuldades durante o processo, em vez de se apoiar unicamente em provas tradicionais.
Identifique a prática que segue esse princípio.

  • A Utilizar um único exame final para determinar todas as aprovações.
  • B Limitar a avaliação a tarefas pontuais, sem articular observações sobre o desenvolvimento global do aluno.
  • C Fornecer feedback qualificado, orientando replanejamentos e promovendo evolução no desempenho.
  • D Estabelecer comparações estatísticas entre turmas como critério isolado de avaliação, desconsiderando trajetórias individuais.

Na Educação Infantil, a avaliação deve:

  • A Basear-se em provas e testes padronizados para garantir um critério único de desempenho.
  • B Ter caráter processual e qualitativo, acompanhando o desenvolvimento integral da criança sem fins classificatórios.
  • C Aplicar notas e conceitos numéricos, possibilitando a classificação dos alunos em níveis de desempenho.
  • D Ser utilizada como ferramenta de retenção dos alunos que não atingirem os padrões exigidos para a etapa seguinte.

No contexto da Educação Infantil, a avaliação da aprendizagem deve:

  • A Ser contínua e baseada na observação das interações e do desenvolvimento global da criança.
  • B Aplicar provas escritas e notas para quantificar o desempenho dos alunos.
  • C Priorizar a classificação dos alunos por meio de notas, incentivando a competição entre eles.
  • D Basear-se apenas na repetição de exercícios, sem considerar as vivências e a criatividade das crianças.

A avaliação da aprendizagem tem múltiplas funções no processo educacional. No contexto do ensino fundamental, uma avaliação eficaz deve:

  • A Priorizar a memorização dos conteúdos, sem considerar a compreensão e a aplicação do conhecimento no cotidiano.
  • B Permitir ao professor identificar as dificuldades dos alunos e adaptar suas estratégias pedagógicas para promover melhor aprendizagem.
  • C Utilizar um único critério avaliativo, sem necessidade de considerar diferentes formas de aprendizagem dos estudantes.
  • D Ter um caráter punitivo, servindo para identificar os alunos com baixo desempenho e separá-los dos demais.
O que é avaliar?
    Quando um professor fala em avaliação muitos alunos ficam com medo e apreensivos quanto ao que vai ser cobrado na prova, pois esse é um momento muito tenso e de muita pressão para os alunos.
    A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Há muito tempo, avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Ainda hoje existem alguns professores que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo. Contudo, essa visão aos poucos está sendo modificada.
    Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.
Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/o-que-avaliar.htm. Acesso. 20 fev de 2025.

A respeito da avaliação, é INCORRETO afirmar que:
  • A o professor não deve se eximir de sua responsabilidade do ato de avaliar as aprendizagens de seus estudantes, assim como os demais profissionais devem também, em conjunto com os professores e os estudantes, participar das avaliações a serem realizadas acerca dos demais processos no interior da escola.
  • B a avaliação é algo inerente aos processos cotidianos e de aprendizagem, na qual todos os sujeitos desses processos estão envolvidos. A avaliação na escola não pode ser compreendida como algo à parte, isolado, já que tem subjacente uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica.
  • C há diferentes instâncias de avaliação e em cada uma devem se envolver apenas os profissionais que terão a incumbência de produzir as informações e realizar as respectivas análises.
  • D a avaliação deve ser processual, contínua e articulada às propostas curriculares.