Prova da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Técnico Administrativo - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

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Utilize seu conhecimento acerca dos princípios básicos da Administração Pública e assinale a alternativa CORRETA.

  • A As condutas praticadas pelo Técnico Administrativo no exercício de suas funções não necessitam que sejam pautadas de acordo com a ética, com o bom senso, bons costumes e, principalmente, com a honestidade
  • B A atividade administrativa deve ser exercida com tardança, fealdade, deficiência e prodigalidade.
  • C A atuação da Administração Pública possui cunho impessoal. Não pode, em nenhuma hipótese, o agente público proporcionar tratamento diferenciado, objetivando privilegiar determinados indivíduos.
  • D A atuação da Administração Pública, em regra, deve ser sigilosa

As formas de tratamento se estabelecem na maneira pelas quais nos dirigimos às autoridades, quer através de correspondência oficial, quer de forma verbal em atos solenes. Neste sentido, marque a alternativa que conste o pronome de tratamento formal adequado

  • A VEREADOR: Excelência.
  • B PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Senhor.
  • C DEPUTADO: Senhoria.
  • D JUIZ: Ilustríssimo.

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Chiavenato diz que "comunicação interna constitui o processo específico, através do qual a informação se movimenta e é intercambiada entre as pessoas dentro de uma organização." Há alguns tipos de comunicação interna utilizadas nas organizações, dentre elas podemos citar: comunicação escrita, comunicação verbal. comunicação vertical e comunicação horizontal. Neste sentido, marque a alternativa CORRETA.

  • A A comunicação verbal é aquela realizada por meio de um jornal mural em que os servidores são avisados dos acontecimentos dentro da empresa, além de ficarem cientes das novidades.
  • B A comunicação escrita é situada em prática através de palestras, reuniões e confraternizações, por exemplo.
  • C A comunicação vertical é utilizada para a comunicação para os colaboradores que estão em diferente nível hierárquico. Exemplo: quando um gestor ou liderança fala com a sua equipe.
  • D A comunicação horizontal é aquela que parte das lideranças em direção à base da pirâmide hierárquica.

A tramitação dos documentos é a trajetória que o documento cursa desde a sua produção ou entrada na instituição até ser efetivamente resolvido. No seu curso, quando ocorre o devido registro dos documentos e, se preciso, autuados, já foi feita a identificação da área responsável por aquele assunto, a quem deverá ser entregue. A separação dos documentos de acordo com o destinatário é chamada de:

  • A Autuação.
  • B Classificação.
  • C Recebimento.
  • D Registro.