Questões de Gestão estratégica (Administração Geral)

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A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam de um determinado modo em uma organização. Para compreender a motivação do comportamento humano e sua influência na satisfação dos indivíduos no ambiente de trabalho, o psicólogo norteamericano Abraham Maslow notabilizou-se por conceber categorias de necessidades humanas básicas, que NÃO incluem:

  • A Necessidades Fisiológicas.
  • B Necessidades de Autorrealização.
  • C Necessidades Espirituais.
  • D Necessidades de Segurança.
  • E Necessidades Sociais.

Sobre os estilos de liderança, analise as assertivas a seguir.


I - Na liderança autocrática, o líder fixa as diretrizes de trabalho sem qualquer participação do grupo e determina qual tarefa cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho.

II - Na liderança democrática, o líder propõe que as diretrizes de trabalho sejam debatidas e decididas pelo grupo; a divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade para escolher seus companheiros de trabalho.

III - Na liderança liberal, as diretrizes de trabalho são aceitas livremente, sem a participação do líder; o grupo tem liberdade para desenvolver as tarefas segundo critérios individuais; o líder exerce controle e monitora o grupo.


Está(ão) correta(s):

  • A apenas II e III.
  • B apenas I e III.
  • C apenas I e II.
  • D apenas II.
  • E I, II e III.

A identificação de competências perpassa todo o contexto da gestão de pessoas de uma organização. Nesse sentido, motivação e liderança fazem parte do grupo de competências:

  • A organizacionais.
  • B funcionais.
  • C gerenciais.
  • D individuais.
  • E sinérgicas.

No que se refere a abordagens da administração, a processo administrativo e ao Plano de Reforma do Aparelho do Estado, julgue o item a seguir.


Um dos aspectos essenciais do controle é a orientação rápida para as exceções, cuja finalidade é proporcionar um julgamento individual que possibilite modificações para adaptar-se a novas circunstâncias.

  • Certo
  • Errado

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.


A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de normas não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia.

  • Certo
  • Errado