Questões de As Comunicações Oficiais (Redação Oficial)

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O Manual de Redação da Presidência da República (2018) define a estrutura dos documentos no padrão ofício e a forma como cada parte deve estar grafada e posicionada. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as partes do documento no padrão ofício com os respectivos alinhamentos.

Coluna 1
1. Cabeçalho. 2. Local e data do documento. 3. Assunto. 4. Texto do documento. 5. Identificação do signatário.

Coluna 2
( ) Centralizado(a) na página. ( ) Justificado(a). ( ) À margem direita da página. ( ) À margem esquerda da página. ( ) Centralizado(a) na primeira página.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 5 – 4 – 2 – 3 – 1.
  • B 5 – 4 – 3 – 2 – 1.
  • C 1 – 5 – 2 – 4 – 3.
  • D 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • E 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
Ao redigir uma redação administrativa, o agente de secretaria deve colocar em prática seus conhecimentos relativos à produção e estruturação de textos formais. Um desses aspectos para os quais o profissional deve se atentar, enquanto remetente de um texto a ser enviado posteriormente, consiste na forma de tratamento para com o seu destinatário, pois deve ter ciência dos pronomes de tratamento adequados em cada contexto. Quando se elabora um documento destinado a um reitor de uma universidade, por exemplo, o pronome de tratamento adequado e sua respectiva abreviatura, respectivamente, são: 
  • A Vossa Eminência, V.Em.ª.
  • B Vossa Magnificência, V.Mag.ª.
  • C Vossa Reverendíssima, V.Rev.ᵐᵃ.
  • D Vossa Onipotência, sem abreviatura.

Os documentos elaborados na Administração Pública Federal devem seguir determinados padrões de forma e conteúdo, que podem variar a depender do objetivo ao qual a comunicação se destina. A respeito do emprego de vocativos nas comunicações oficiais, é correto afirmar

  • A Em comunicações dirigidas aos chefes de poder, utiliza-se a expressão “Excelentíssimo Senhor” ou “Excelentíssima Senhora” e o cargo respectivo.
  • B É recomendada a utilização dos termos “Digníssimo (DD)” e “Ilustríssimo (Ilmo.)” quando o destinatário se tratar prefeito ou governador.
  • C Está abolida a utilização de vocativos na hipótese do interlocutor destinatário se tratar de um particular.
  • D Está dispensada a utilização de virgula após o emprego do vocativo, independentemente do interlocutor ao qual a comunicação se destine.

Se um funcionário decide escrever uma carta para o Presidente da empresa em que trabalha, o tratamento inicial da carta deve ser:

  • A Companheiro Presidente.
  • B Amigo Presidente.
  • C Querido Presidente.
  • D Caro Presidente.
  • E Sr. Presidente.

É importante usar os pronomes de tratamento adequados ao se dirigir as pessoas, especialmente em contextos formais. Nas alternativas a seguir, o autor dirige-se ao destinatário, autoridade Presidente da República, no início do documento, no vocativo. Marque a alternativa CORRETA:
Fonte: Manual de redação da Presidência da República.

  • A Sua Excelência Presidente da República.
  • B Senhor Presidente da República.
  • C Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
  • D Digníssimo Senhor Presidente.