Questões de Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário (Arquivologia)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que lista corretamente método de arquivamento tipicamente usado nas organizações públicas.

  • A Eleitoral
  • B Acionário
  • C Alfabético
  • D Ideológico
  • E Partidário

Ao conjunto de procedimentos técnicos e operacionais referentes às atividades de produção, tramitação, classificação, avaliação e arquivamento de documentos, dá-se o nome de

  • A metodologia documental.
  • B gerenciamento de arquivos.
  • C gestão de documentos.
  • D organização de arquivos.
  • E codificação de documentos.

O Protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental, viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação, e pode ser

  • A centralizado ou descentralizado.
  • B corrente ou permanente.
  • C direto ou indireto.
  • D analógico ou digital.
  • E público ou privado.

Há três tipos de arquivos: ativo ou temporário, inativo ou intermediário, morto ou permanente. Arquivo morto é aquele que contém documentos

  • A históricos, essencialmente relevantes.
  • B relacionados a situações, processos e contratos já findados.
  • C raramente procurados, pesquisados ou verificados.
  • D de antigos colaboradores, fornecedores e parceiros da instituição.
  • E referentes ao início das atividades da instituição.

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos é denominada:

  • A Eliminação.
  • B Arquivamento.
  • C Gerenciamento.
  • D Orçamentação.
  • E Estocagem.