Questões de Comunicação e Controle (Administração Geral)

Limpar Busca

Os programas de comunicação levados a efeito por um setor ou pelo departamento de comunicação de uma organização devem ser decorrentes de todo um planejamento e agregar valor aos negócios, ajudando as organizações a cumprir sua missão, atingir seus objetivos e a se posicionar institucionalmente perante a sociedade e os públicos com os quais se relacionam.  KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Gestão das relações públicas na contemporaneidade e a sua institucionalização profissional e acadêmica no Brasil. In: Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, ano 3, no 5, p. 31-61, 2o semestre 2006.
Com base no texto apresentado e nos conhecimentos do campo da Comunicação Organizacional, assinale a alternativa correta.  

  • A O texto é uma área distinta da Comunicação Organizacional, pois esta implica-se em organizar e planejar.
  • B As novas tecnologias e a virtualização das organizações mudaram os processos produtivos, exigindo de organizações e dos funcionários novas atitudes e novas competências.
  • C Comunicação Organizacional é o processo de produção e transmissão e de informações em organizações, ou seja, um processo linear e teleológico embasado no Manual da Redação Oficial da Presidência da República.
  • D Com a chegada do processo de virtualização nas organizações, o trabalho tornou-se fundamentado em normas e regulamentos padronizados de mediação.
  • E Intranet é sinônimo de Internet.

Sobre o processo de auditoria e suas etapas, relacione corretamente as colunas de etapa e descrição e assinale a alternativa que expresse essa correspondência:
                                                                   Etapas 1) Planejamento 2) Execução 3) Comunicação dos resultados 4) Monitoramento
                                                                  Descrição I) Deve demonstrar os objetivos do trabalho, a extensão dos testes aplicados, as conclusões obtidas, as recomendações emitidas e os planos de ação propostos. Deve ser clara, completa, concisa, construtiva, objetiva, precisa e tempestiva. II) Recomendações emitidas nos trabalhos de auditoria devem ser acompanhadas de forma dinâmica e independente do instrumento de comunicação que as originou, podendo ser alteradas ou canceladas em decorrência de alterações no objeto da recomendação ou no contexto da Unidade Auditada. III) Deve estabelecer os principais pontos de orientação das análises a serem realizadas, incluindo, entre outras, informações acerca dos objetivos do trabalho, do escopo, das técnicas a serem aplicadas, das informações requeridas para os exames, do prazo de execução e da alocação dos recursos ao trabalho. Requer a alocação de tempo e recursos suficientes para sua elaboração. IV) Contempla a aplicação dos testes de auditoria, análise e avaliação e documentação, que devem ser apropriadamente supervisionadas com a finalidade de cumprir os objetivos do trabalho de auditoria.

  • A 1 – I, 2 – II, 3 – IV, 4 – III.
  • B 1 – IV, 2 – II, 3 – III, 4 – I.
  • C 1 – III, 2 – IV, 3 – I, 4 – II.
  • D 1 – I, 2 – IV, 3 – III, 4 – II.
  • E 1 – III, 2 – II, 3 – I, 4 – IV.

Uma organização introduziu recentemente um novo sistema para prestação de contas das despesas das diversas áreas. Alguns funcionários de áreas de apoio administrativo estão bastante resistentes ao novo sistema, alegando que ele “exige tantas informações, que iremos passar horas para conseguir prestar contas até das pequenas despesas, como as de táxi”. O novo sistema é uma mudança importante para a organização, e a direção acredita que a resistência desse pequeno grupo se deve à falta de conhecimento sobre o impacto positivo do novo sistema para a organização como um todo.
Tendo como certa essa premissa, a direção deveria adotar, como tática para superar a resistência à mudança:

  • A negociação;
  • B cooptação;
  • C facilitação e apoio;
  • D participação na tomada de decisão;
  • E ações de comunicação e educação.

Uma das formas de classificação da função administrativa controle está associada ao momento em que ocorre.
Assinale a opção que apresenta exemplos de tipos de controle preventivo.  

  • A Supervisão direta de pedreiros trabalhando em uma obra.
  • B Avaliação dos resultados de determinada ação de marketing.
  • C Demonstrativos financeiros de uma empresa de roupas.
  • D Inspeção de insumos e matérias-primas de uma fábrica.
  • E Avaliações de desempenho de servidores públicos.

Um servidor está passando informações a um contribuinte sobre como efetuar o pagamento de uma taxa. O momento em que o contribuinte escuta e interpreta a mensagem, é chamado de

  • A emissão.
  • B canalização.
  • C referenciação.
  • D decodificação.
  • E contextualização.