Questões de Comunicação e Controle (Administração Geral)

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Assinale a opção que indica o aspecto do controle que foca no desenvolvimento, na mudança e na melhoria, incentivando a iniciativa das pessoas e minimizando o uso de penalidades e punições.

  • A Compreensão.
  • B Natureza positiva.
  • C Autocontrole.
  • D Flexibilidade.
  • E Clareza e objetividade.

A comunicação interpessoal no setor público é um elemento essencial para a eficiência e a eficácia das atividades governamentais. Ela envolve a troca de informações e a colaboração entre servidores públicos, gestores, cidadãos e outras partes interessadas. Uma comunicação clara e transparente facilita a compreensão mútua, reduz mal-entendidos e promove um ambiente de trabalho harmonioso. Para Chiavenato (2022, p. 233), a comunicação possui quatro funções básicas em uma organização, grupo ou pessoa. Assinale, a seguir, a função da comunicação utilizada quando as pessoas seguem normas e procedimentos de trabalho ou quando comunicam qualquer problema de trabalho ao seu superior imediato.

  • A Controle.
  • B Motivação.
  • C Informação.
  • D Insatisfação.

A gestão de pessoas é um dos pilares da rotina administrativa, sobretudo o modo como a comunicação é estabelecida e as metas estabelecidas para que as atividades sejam desenvolvidas por meio de objetivos definidos.

  • Certo
  • Errado

Tendo como base a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. 


As intervenções nas organizações devem ser fundamentadas em dados sistematizados que garantam sua demanda.

  • Certo
  • Errado

A comunicação organizacional trata dos padrões e tipos de comunicação que ocorrem no contexto organizacional, com o propósito de facilitar a consecução dos objetivos da organização. No processo de comunicação, podem surgir empecilhos que dificultam o estabelecimento de uma comunicação precisa e informativa. Estas barreiras à comunicação podem ter origem tanto organizacional como individual. Divergências de interpretação do significado de uma palavra pelos envolvidos em uma comunicação constitui uma barreira comunicacional identificada como:

  • A Diferenças Semânticas.
  • B Problemas na Capacidade de Ouvir.
  • C Diferenças de Status.
  • D Distorção da Informação.
  • E Questões de Interesses Pessoais.