Prova da Prefeitura de Paraíso - Professor III Artes - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

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Vygotsky, ao focar nos aspectos qualitativos da inteligência, criticou os métodos tradicionais de avaliação da aprendizagem que utilizavam testes padronizados para mensurar a idade mental das crianças, aplicados de forma individual e descontextualizada. Sua teoria sugere que a avaliação deve ir além de um único momento isolado, sendo necessário capturar as transformações contínuas que ocorrem no processo de aprendizagem ao longo das diversas situações de ensino.
As descobertas de Vygotsky sobre o processo de formação das estruturas psicológicas revelam que:

  • A a atividade intelectual do sujeito não é realizada mecanicamente nem por repetições impostas pelo outro. Ao contrário, é realizada por mediações construídas em situações de interação, onde o conhecimento é coconstruído.
  • B o desenvolvimento cognitivo acontece de maneira linear e mecânica, sendo necessário que o aluno demonstre suas habilidades de forma isolada para que se validem as estruturas psicológicas internas.
  • C a atividade intelectual do sujeito é um processo estático, onde o aprendizado ocorre por meio de repetições padronizadas, limitando-se à memorização e execução de tarefas previamente estabelecidas.
  • D a formação das estruturas psicológicas depende exclusivamente das capacidades inatas do sujeito, desconsiderando o impacto das relações interpessoais e do contexto sociocultural no processo de aprendizagem.

Na Educação Infantil, considerando que as crianças possuem uma maneira própria de aprender, o trabalho com letramento deve ser oferecido de forma divertida e envolvente. Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:

I.É recomendável adotar abordagens metodológicas que incentivem o brincar, o desenho, a narração de histórias e o contato com a literatura infantil. Na escola, atividades como o cantinho de leitura, o faz de conta, o baú de fantasias e o uso de fantoches para contação de histórias são excelentes.
II.Para apoiar o desenvolvimento da escrita, é útil incluir canções de ninar, músicas rimadas, rodas cantadas e trava-línguas, o que transforma o aprendizado em uma experiência significativa para a criança. O brincar e os brinquedos são elementos essenciais no universo infantil, e o ato de brincar é natural para a criança.
III.Com essa visão, as práticas pedagógicas voltadas ao letramento na Educação Infantil devem ser planejadas para secionar o aspecto pedagógico do lúdico, proporcionando uma aprendizagem prazerosa e espontânea.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I, II e III.

A Secretaria de Educação realizou recentemente uma avaliação em uma escola de Educação Infantil para verificar se ela está cumprindo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), com foco especial no Art. 31. Durante a inspeção, foi identificado um aspecto que precisa ser ajustado pela escola para atender às exigências legais.
Analise as alternativas e identifique o ponto que necessita de adequação.

  • A Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 6 (seis) horas para a jornada integral.
  • B Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
  • C Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
  • D Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.

Devido às variações no desenvolvimento infantil, o planejamento e as metodologias educativas podem ser adequados para algumas crianças e não para outras, pois os tempos de aprendizagem variam e não existem padrões homogêneos para definir o "adequado" desenvolvimento infantil.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.As crianças mostram conquistas variadas em diferentes áreas do desenvolvimento, como linguagem, habilidades motoras e independência nas tarefas diárias, mesmo dentro da mesma faixa etária.
POR ISSO,
II.Na Educação Infantil, é fundamental um acompanhamento individualizado, com objetivos e ações educativas específicas para cada criança, especialmente no caso dos bebês.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma conclusão correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma conclusão correta da I.

A primeira infância é considerada uma "janela de oportunidade" devido à intensa formação de diversas estruturas cerebrais e à aquisição de habilidades essenciais que servirão de base para o desenvolvimento de capacidades futuras mais complexas. As experiências vividas nesse período impactam toda a vida do indivíduo, estabelecendo alicerces para a saúde, o bem-estar, o aprendizado e as habilidades criativas e produtivas. Esse período de desenvolvimento influencia não apenas o próprio indivíduo, mas também a saúde e o bem-estar das gerações futuras.
A primeira infância é a fase que corresponde aos primeiros:

  • A cinco anos de vida, quando se estabelecem as principais funções motoras e habilidades cognitivas essenciais para a autonomia.
  • B sete anos de vida, caracterizados pela consolidação das habilidades emocionais e sociais, preparando o indivíduo para a vida escolar.
  • C seis anos de vida, período crucial para a formação das bases de saúde, bem-estar, aprendizagem e habilidades de criação e produção.
  • D quatro anos de vida, quando ocorre a formação da personalidade e o desenvolvimento das primeiras habilidades sociais complexas.