Vygotsky, ao focar nos aspectos qualitativos da inteligência, criticou os métodos tradicionais de avaliação da aprendizagem que utilizavam testes padronizados para mensurar a idade mental das crianças, aplicados de forma individual e descontextualizada. Sua teoria sugere que a avaliação deve ir além de um único momento isolado, sendo necessário capturar as transformações contínuas que ocorrem no processo de aprendizagem ao longo das diversas situações de ensino.
As descobertas de Vygotsky sobre o processo de formação das estruturas psicológicas revelam que:
- A a atividade intelectual do sujeito não é realizada mecanicamente nem por repetições impostas pelo outro. Ao contrário, é realizada por mediações construídas em situações de interação, onde o conhecimento é coconstruído.
- B o desenvolvimento cognitivo acontece de maneira linear e mecânica, sendo necessário que o aluno demonstre suas habilidades de forma isolada para que se validem as estruturas psicológicas internas.
- C a atividade intelectual do sujeito é um processo estático, onde o aprendizado ocorre por meio de repetições padronizadas, limitando-se à memorização e execução de tarefas previamente estabelecidas.
- D a formação das estruturas psicológicas depende exclusivamente das capacidades inatas do sujeito, desconsiderando o impacto das relações interpessoais e do contexto sociocultural no processo de aprendizagem.