Questões de Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações (Pedagogia)

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O dispositivo legal que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências é a

  • A Lei no 10.098/1994.
  • B Lei no 10.436/2002.
  • C Lei no 9.394/1996.
  • D Lei no 8.069/1990.
  • E Resolução CNE/CEB no 02/2001.

Analise a seguir a lei decretada pelo Congresso Nacional, que foi sancionada pelo Presidente da República do Brasil em 9 de janeiro de 2003:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes artigos. 26-A, 79-A e 79-B:
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro­ -Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
§ 3o (VETADO)”
Art. 79-A. (VETADO)”
“Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque

(Disponível em: https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_ 03/LEIS/2003/L10.639.htm#art1)

A Lei que torna obrigatória no currículo da rede de ensino nacional a temática história e cultura afro-brasileira

  • A inaugura nos cursos fundamental e médio análises e debates sobre o trabalho compulsório na economia do país.
  • B reconhece a ausência de vínculos culturais e religiosos da população afro-brasileira com os padrões civilizacionais do continente africano.
  • C exprime a noção historiográfica e ideológica da ausência de preconceitos e discriminações raciais na sociedade brasileira.
  • D expressa o reconhecimento da importância constitutiva e atual da cultura africana e afro-brasileira para o conjunto da sociedade brasileira.
  • E modifica substancialmente o ensino fundamental e médio com a introdução na grade curricular de estudos sobre folclore e ritmos musicais populares.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), julgue os itens que explicitam corretamente os cursos abrangidos pela educação superior.



I Cursos iniciais.


II Cursos sequenciais.


III Cursos de graduação.


IV Cursos de pós-graduação.



Assinale a opção correta.

  • A Estão certos apenas os itens I e III.
  • B Estão certos apenas os itens I e IV.
  • C Estão certos apenas os itens II e IV.
  • D Estão certos apenas os itens I, II e III.
  • E Estão certos apenas os itens II, III e IV.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Considerando o modelo de solução pelo método simplex, julgue os itens a seguir, relativos à situação apresentada no texto 6A1.



I A restrição de demanda para E1 é representada pela equação 0 ≤ E1 ≤ 900.


II A restrição da mão de obra é representada pela equação 0 ≤ E2 ≤ 0,25E1.


III A restrição associada ao acoplamento das variáveis E1 e E2 é representada pela equação E1 + 1,25 E2 = 1.200.


IV A função-objetivo do problema é dada pela maximização de z = 4E1 + 3E1.



Assinale a opção correta.

  • A Apenas os itens I, II e III estão certos.
  • B Apenas os itens I, II e IV estão certos.
  • C Apenas os itens I, III e IV estão certos.
  • D Apenas os itens II, III e IV estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), julgue os itens que explicitam corretamente os cursos abrangidos pela educação superior.



I Cursos iniciais.


II Cursos sequenciais.


III Cursos de graduação.


IV Cursos de pós-graduação.



Assinale a opção correta.

  • A Estão certos apenas os itens I e III.
  • B Estão certos apenas os itens I e IV.
  • C Estão certos apenas os itens II e IV.
  • D Estão certos apenas os itens I, II e III.
  • E Estão certos apenas os itens II, III e IV.