Questões de O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância (Pedagogia)

Limpar Busca

O impacto da tecnologia no desenvolvimento infantil é um tema amplamente debatido na Educação Infantil. Diante disso, o Auxiliar de Desenvolvimento Infantil deve adotar práticas que contemplem a:

  • A Restrição total do contato das crianças com qualquer dispositivo eletrônico, garantindo que apenas materiais específicos sejam usados no ambiente escolar.
  • B Permissão do uso de tecnologia sem limites, considerando que o acesso irrestrito a conteúdos digitais é essencial para o desenvolvimento da autonomia.
  • C Regulação do tempo de exposição às telas, priorizando o uso de recursos tecnológicos de forma planejada e complementar às experiências presenciais e interativas.
  • D Substituição gradativa das atividades manuais e motoras por tecnologias avançadas, uma vez que a sociedade contemporânea exige adaptação ao mundo digital.

Sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva integral, marque a alternativa CORRETA.

  • A Os aspectos sociais e afetivos da criança estão interligados e são fundamentais para sua formação integral, influenciando sua aprendizagem, sendo o desenvolvimento cognitivo e motor os fatores determinantes principais para a construção de conhecimentos e competências ao longo da infância.
  • B O desenvolvimento físico e motor da criança ocorre de forma independente e linear, pois depende da genética, da maturação e dos fatores biológicos, que estão interligados e são fundamentais para a formação integral da criança, influenciando sua aprendizagem, e sem interferências significativas das dimensões sociais e afetivas.
  • C As habilidades sociais e afetivas da criança estão interligadas e são fundamentais para sua formação integral, influenciando sua aprendizagem, e são determinadas apenas por sua predisposição genética, sendo pouco impactadas pelas interações familiares, pedagógicas ou pelo contexto sociocultural em que está inserida.
  • D O desenvolvimento cognitivo da criança é um processo autônomo, pois ela é protagonista de seu desenvolvimento, desvinculado de suas experiências motoras, sociais e afetivas, ocorrendo independentemente dos estímulos externos ou do ambiente de aprendizagem.
  • E O desenvolvimento infantil abrange aspectos físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos, que estão interligados e são fundamentais para a formação integral da criança, influenciando sua aprendizagem e interação com o ambiente.

Sobre a nutrição infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) As crianças podem acabar evitando alimentos associados à ansiedade ou ao sofrimento psicológico que frequentemente ocorrem durante refeições caracterizadas por discussões e confrontos.
( ) O aumento de familiaridade com o sabor de um alimento reduz a probabilidade de aceitação.
( ) As crianças podem aceitar ou rejeitar alimentos com base em fatores ambientais, como o contexto, a presença de outros e as consequências esperadas do comer ou não comer.

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - C.
  • D E - C - E.

Leia a situação hipotética abaixo.


Marta é uma agente educadora que trabalha com crianças de três a cinco anos em uma comunidade rural. Em suas atividades, ela incentiva os alunos a explorarem o ambiente ao seu redor, realizando tarefas como identificar plantas, animais e sons da natureza.


Com base na abordagem adotada por Marta, é CORRETO afirmar que, as atividades realizadas:

  • A estimulam a memória mecânica como principal forma de aquisição de conhecimento.
  • B priorizam a socialização em detrimento do aprendizado conceitual e perceptivo.
  • C favorecem o desenvolvimento cognitivo, perceptivo e a identidade cultural.
  • D promovem o desenvolvimento físico, sem relação com o social e afetivo.

Um trunfo nas salas de creche e de pré-escola são os cantos fixos, de faz de conta, leitura, blocos de construção, atividades plásticas. Por que os cantos fixos, como as atividades plásticas e os blocos de construção, são importantes para o desenvolvimento da identidade de grupo na educação infantil?

  • A Impedem que as crianças desenvolvam individualidade, incentivando apenas a colaboração.
  • B Promovem um sentimento de pertencimento e favorecem interações sociais dentro de um ambiente previsível.
  • C Eles permitem que as crianças interajam de forma competitiva e isolada.
  • D Tornam a rotina escolar, gerando oportunidades de criação.