Questões de O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância (Pedagogia)

Limpar Busca

Marque o item CORRETO quanto aos dois eixos norteadores das práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil.

  • A Ludicidade e brincadeira.
  • B Interações e brincadeira.
  • C Segurança e autonomia.
  • D Interações e conteúdos.

A literatura não é um texto acabado que obriga a criança a aceitá-lo de forma passiva, mas um processo contínuo de descoberta e de autocriação. As primeiras experiências da criança com a leitura de textos literários tornam-se significativas por apresentarem duas dimensões primordiais: a da sensibilidade para o estético e a do conhecimento. Aprende-se e conhece-se por meio da leitura do texto literário, no entanto, não há necessidade de imporem-se conhecimentos, formatando a criança dentro de princípios racionais, que idealizam o ser e o elegem como alguém, que deve tornar-se estritamente cumpridor de deveres (Literatura : ensino fundamental / Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010). A partir desta reflexão, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e indique a alternativa que apresenta sequência correspondente:
( ) A literatura infantil aponta para outras maneiras de ser, outros caminhos a serem percorridos, que no plano real seria quase impossível. ( ) A origem da literatura infantil está associada à transmissão oral de histórias e à mediação da voz do adulto que oraliza um texto escrito. ( ) A literatura infantil, considerada universal, amplia horizontes, pois sua recepção pela criança é marcada por um profundo sentido de encontro, consigo mesma. ( ) A literatura infantil está vinculada ao belo, ao prazer, ao lúdico, nela a preocupação com o ensinar, não deve ter vinculação com o dever ser, mas com o sensorial e o emocional.

  • A V – V – F – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – V – V.
  • D V – V – V – V.

Em conformidade com FONSECA, sobre a imitação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) É pela imitação que a criança se apropria dos dados sociais que facilitam e justificam o seu desenvolvimento biopsicossocial. (_) O imitar os outros e o imitar-se são comportamentos fundamentais para a diferenciação do próprio comportamento. (_) A imitação é uma das chaves do desenvolvimento afetivo e intelectual da criança e caracteriza-se por um duplo processo de integração: um aspecto exterior, a que está ligado o componente de representação, e um aspecto interior, a que se agrega o componente de ação.

  • A C - C - E.
  • B C - E - C.
  • C E - C - E.
  • D E - E - C.
  • E E - E - E.

Segundo CRAIDY e KAERCHER, o trabalho pedagógico na Educação Infantil diferencia-se de acordo com a faixa etária e o processo de construção progressiva de autonomia por parte da criança. Sobre as atividades dedicadas às crianças de um a dois anos de idade, é CORRETO afirmar que:

  • A Precisam considerar a grande dependência das crianças em relação ao adulto, portanto, a necessidade de interações individualizadas adulto-criança, nos momentos de explorar o próprio corpo, através de movimentos e da experiência de diferentes sensações no contato com o objeto. Nessa fase, o ambiente precisa de materiais que irão mediar a relação e as brincadeiras entre o adulto e a criança.
  • B Já podem participar de algumas atividades em grupo, mas ainda têm a necessidade de muita atenção individualizada por parte do adulto. Nessa fase, é fundamental pensar em atividades que proporcionem o desenvolvimento motor e o desenvolvimento da linguagem.
  • C Iniciam os jogos simbólicos, as brincadeiras de faz de conta e uma maior desenvoltura motora das crianças para a exploração do ambiente e dos objetos. Nessa fase, já é possível organizar as primeiras rodinhas para comunicação e representação.
  • D É possível investir nas atividades cooperativas que requerem negociações permanentes. Nesse período, começam a se estabelecer as regras de convivência.
  • E As crianças começam a tomar algumas decisões por conta própria, como escolher alimentos e roupas e, também, se alimentar e se vestir sozinhas.

De acordo com SMOLE, DINIZ e CÂNDIDO, sobre o trabalho de resolução de problemas com os alunos, analisar os itens abaixo:
I. É uma forma de desenvolver o trabalho em classe. II. É uma perspectiva metodológica através da qual os alunos são envolvidos em fazer Matemática. III. Auxilia os alunos a darem sentido aos conceitos, às habilidades e às relações que são essenciais no currículo de Matemática desse segmento escolar.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e II.
  • D Somente os itens I e III.
  • E Todos os itens.