Prova da Prefeitura de João Alfredo - Pedagogo - ADM&TEC (2025) - Questões Comentadas

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Propostas de alfabetização inspiradas na psicogênese da língua escrita, (Ferreiro e Teberosky) e na epistemologia construtivista consideram que as crianças constroem suas hipóteses sobre a linguagem. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia didática que reflete esses pressupostos.

  • A Planejamento de atividades em que as crianças analisem suas próprias produções e as dos colegas, comparando diferentes projetos de escrita e reelaborando hipóteses sobre o sistema alfabético.
  • B Orientação metodológica baseada na cópia e reprodução sistemática de sílabas, priorizando a fixação de padrões visuais e auditivos em vez de promover a reflexão sobre a função social da escrita.
  • C Realizar momentos de leitura de textos independentemente da reelaboração ativa das hipóteses de escrita formuladas privilegiando a correção pontual da ortografia e da pontuação.
  • D Desenvolvimento de sessões de leitura de textos literários consagrados, focando na decodificação e na fluência, em detrimento dos processos de construção e análise das hipóteses infantis.

Com base nos pressupostos de Philippe Perrenoud sobre a avaliação escolar, assinale a alternativa que apresenta uma prática avaliativa coerente com o desenvolvimento de competências e a autorregulação da aprendizagem.

  • A Instituir avaliações trimestrais padronizadas, enfatizando o ranqueamento dos alunos a partir de resultados numéricos, divulgando apenas as notas finais e limitando a devolutiva a feedbacks genéricos sobre o desempenho coletivo.
  • B Organizar processos avaliativos contínuos e diversificados, nos quais os estudantes participam da definição de critérios de sucesso, recebendo devolutivas formativas que possibilitam identificar avanços, reformular estratégias de aprendizagem e superar dificuldades.
  • C Elaborar planos de estudo lineares para todos os alunos, aplicando exercícios de verificação que focam principalmente a identificação de erros, com resultados que penalizam a cada falha sem promover reflexão ou ajustes no percurso de aprendizagem.
  • D Adotar um modelo onde não há possibilidade de o estudante questionar os critérios de atribuição da nota em detrimento de feedback, reforçando a competitividade e a busca por altos rendimentos como medida primordial de sucesso acadêmico.

Considerando o papel das relações sociais e culturais na construção do pensamento, conforme defendido por Vygotsky, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.

1ª coluna:
1. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)
2. Mediação
3. Funções Psicológicas Superiores
4. Interação Social

2ª coluna:


( ) Acontece por meio de ferramentas e signos, sobretudo a linguagem, atuando como uma ponte entre o indivíduo e o meio, possibilitando avanços qualitativos na aprendizagem.
( ) Envolver processos cognitivos mais avançados como pensamento abstrato, memória voluntária e raciocínio lógico) que emergem a partir das práticas culturais e do uso de instrumentos simbólicos.
( ) Destaca o encontro entre o que uma criança consegue realizar sozinha e aquilo que se torna possível ou que ela realiza com a ajuda de alguém mais experiente, sendo fundamentalmente para potencializar o desenvolvimento.
( ) Atribuir à troca de significados entre indivíduos a condição de motor do crescimento cognitivo, pois é nesse contexto que uma criança internaliza os conhecimentos partilhados.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A 2 - 3 – 1 - 4.
  • B 2 – 1 - 4 - 3.
  • C 3 – 1 - 2 - 4.
  • D 4 - 2 – 3 - 1.

De acordo com as orientações nacionais e internacionais sobre a educação inclusiva, bem como a importância das adequações pedagógicas para promover o acesso equitativo de todos os estudantes, analise a Asserção (A) e a Razão (R) a seguir.

Asserção (A): As adaptações curriculares e recursos de acessibilidade, segundo as Diretrizes Nacionais de Educação Especial, elevam a equidade na vivência escolar ao possibilitarem condições de aprendizagem compatíveis com as necessidades de cada estudante.

Razão (R): A afirmação da prática pedagógica inclusiva se estabelece quando os alunos com necessidades específicas se ajustam, incondicionalmente, às normas e rotinas tradicionais da instituição, dispensando ajustes por parte da escola.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A A e R são verdadeiros, e R fundamenta A.
  • B A e R são verdadeiros, entretanto R carece de sustentação para A.
  • C A é verdadeiro, e R é falsa.
  • D A é falsa, e R é verdadeira.

Uma escola situada em uma região de alta vulnerabilidade social decidiu reformular seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), buscando ampliar a participação da comunidade na leitura de contexto, definição de metas e deliberações sobre o currículo. Diante desse cenário, a alternativa que apresenta o princípio de planejamento participativo, considerando tanto as demandas da comunidade quanto o compromisso com a qualidade social da educação, é:

  • A Flexibilizar completamente as normas e rotinas da escola, abrindo mão de qualquer estrutura formal de governança pedagógica, permitindo que cada setor tome decisões independentes e circunstanciais.
  • B Organizar assembleias que integrem diferentes segmentos, gestores, professores, estudantes, famílias e lideranças locais, favorecendo um processo de deliberação horizontal, a corresponsabilidade nas decisões e uma visão coletiva das prioridades curriculares.
  • C Instituir mecanismos de consulta unicamente para o corpo docente, garantindo a manutenção dos elementos centrais do PPP já existentes e limitando o diálogo às questões administrativas.
  • D Estabelecer metas e estratégias de ensino definidas exclusivamente pela equipe gestora, recorrendo ao conselho escolar apenas para legitimação formal, sem abrir espaço para contribuições substantivas da comunidade.