Propostas de alfabetização inspiradas na psicogênese da língua escrita, (Ferreiro e Teberosky) e na epistemologia construtivista consideram que as crianças constroem suas hipóteses sobre a linguagem. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia didática que reflete esses pressupostos.
- A Planejamento de atividades em que as crianças analisem suas próprias produções e as dos colegas, comparando diferentes projetos de escrita e reelaborando hipóteses sobre o sistema alfabético.
- B Orientação metodológica baseada na cópia e reprodução sistemática de sílabas, priorizando a fixação de padrões visuais e auditivos em vez de promover a reflexão sobre a função social da escrita.
- C Realizar momentos de leitura de textos independentemente da reelaboração ativa das hipóteses de escrita formuladas privilegiando a correção pontual da ortografia e da pontuação.
- D Desenvolvimento de sessões de leitura de textos literários consagrados, focando na decodificação e na fluência, em detrimento dos processos de construção e análise das hipóteses infantis.