Com base nos pressupostos de Philippe Perrenoud sobre a avaliação escolar, assinale a alternativa que apresenta uma prática avaliativa coerente com o desenvolvimento de competências e a autorregulação da aprendizagem.
- A Instituir avaliações trimestrais padronizadas, enfatizando o ranqueamento dos alunos a partir de resultados numéricos, divulgando apenas as notas finais e limitando a devolutiva a feedbacks genéricos sobre o desempenho coletivo.
- B Organizar processos avaliativos contínuos e diversificados, nos quais os estudantes participam da definição de critérios de sucesso, recebendo devolutivas formativas que possibilitam identificar avanços, reformular estratégias de aprendizagem e superar dificuldades.
- C Elaborar planos de estudo lineares para todos os alunos, aplicando exercícios de verificação que focam principalmente a identificação de erros, com resultados que penalizam a cada falha sem promover reflexão ou ajustes no percurso de aprendizagem.
- D Adotar um modelo onde não há possibilidade de o estudante questionar os critérios de atribuição da nota em detrimento de feedback, reforçando a competitividade e a busca por altos rendimentos como medida primordial de sucesso acadêmico.