Prova da Prefeitura de Ubaí - Professor - Educação Básica - COTEC (2025) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental, multifatorial, comum na população de crianças em idade escolar, cuja característica principal é um padrão persistente de desatenção e ou hiperatividade/impulsividade, que frequentemente resulta em prejuízos emocionais, sociais e sobretudo, funcionais. Nas aulas de educação física escolar para crianças com TDAH, o professor pode ter a estratégia de

  • A apresentar exclusivamente tarefas com maior complexidade.
  • B desenvolver atividades que estimulam somente a memória visual.
  • C estabelecer alterações de rotinas diariamente.
  • D estimular as atividades lúdicas nos diversos contextos.
  • E promover poucas atividades que desenvolvam as funções executivas.

O jogo pode ser visto como um fenômeno universal que possui uma pluralidade de olhares e que está presente em todas as culturas, de caráter natural e espontâneo. Também existe a possibilidade de ser usado como um recurso pedagógico nas aulas de Educação Física, justamente por explorar uma diversidade de conteúdos e por poder atribuir lhes um sentido sociocultural, não o vendo apenas como um elemento para o desenvolvimento de determinadas habilidades técnicas. É CORRETO afirmar que o jogo na educação física escolar

  • A desenvolve somente os aspectos motores.
  • B deve ter regras rígidas e inflexíveis.
  • C pode promover o desenvolvimento do respeito mútuo.
  • D pode ser utilizado somente no ensino dos esportes.
  • E proporciona maior individualidade esportiva.

A avaliação constitui uma tarefa didática necessária na prática docente, tendo em vista verificar se os objetivos propostos foram atingidos. É também um processo complexo que não se resume apenas à realização de provas e enunciação de notas. Através dela, os resultados obtidos durante o trabalho entre professor e aluno podem ser comparados com os objetivos propostos, para se constatar os avanços e as dificuldades dos discentes. Sobre a avaliação formativa, é CORRETO afirmar:

  • A É uma avaliação que identifica os conhecimentos e as habilidades de um aluno, permitindo definir os pontos de partida do ensino.
  • B É uma avaliação pedagógica que mede o desempenho dos alunos ao final de um período de ensino.
  • C É uma avaliação que verifica se o aluno aprendeu aquilo que lhe foi ensinado, a fim de identificar dificuldades de aprendizagem a serem superadas.
  • D É uma avaliação que se materializa nos testes realizados ao longo do ano, aplicada no final de um período de ensino.
  • E É uma avaliação que acompanha o progresso dos alunos durante o processo de aprendizagem.

A dança é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Para o ensino da dança na escola, é relevante que o professor

  • A apresente uma variedade de estilos de dança de diferentes culturas, contextualizando-os histórico e culturalmente.
  • B ensine exclusivamente danças populares da cultura local, já que são as mais familiares aos alunos.
  • C limite o ensino da dança a um único estilo, como a dança de salão, para garantir uma base técnica sólida.
  • D objetive o ensino das coreografias de músicas populares da atualidade, por serem as mais atrativas para os jovens.
  • E promova uma competição de dança entre os alunos para estimular a inclusão de escolares com aptidão para dança.

As lutas corporais fazem parte da cultura corporal do brasileiro e, atualmente, são bastante difundidas pelos meios de comunicação (televisão, jornais, rede mundial de computadores, entre outros). Para o ensino de lutas na escola, é relevante que o professor

  • A ensine técnicas avançadas de lutas desde o início, buscando incorporar estilos e graduação em cada tipo de luta.
  • B inicie com técnicas básicas, enfatizando a importância de conteúdos atitudinais para o desenvolvimento do conteúdo.
  • C promova competições de lutas específicas entre os alunos, para estimular o seu interesse na disciplina.
  • D ressalte exclusivamente aspectos teóricos das lutas, sem a prática das técnicas, para evitar riscos de lesões.
  • E trabalhe apenas um estilo específico de luta, como o judô, para garantir uma performance desportiva.