Questões de Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

Betti & Gomes-da-Silva (2019), apresentam os princípios-didáticos pedagógicos: diversidade, inclusão, adequação aos aprendentes e a dialogicidade, para o ensino dos conteúdos da educação física. Analise os itens que seguem e assinale a opção correta sobre os princípios didáticos-pedagógicos para melhor orientação e organização da prática pedagógica na educação física pelos professores.

  • A O professor ao organizar suas aulas deve pensar em situações de movimento para que os alunos deficientes possam participar e serem incluídos, respeitando às suas condições singulares, adotando portanto, o princípio da inclusão.
  • B Por ser uma disciplina que trata das diferentes manifestações de movimentos corporais, os alunos devem ser estimulados a vivenciar, experimentar, refletir, comunicar-se corporalmente, dialogar, questionar e tirar dúvidas, aproveitando o momento final da aula, quando o professor permite que o princípio da dialogicidade aconteça.
  • C Ao organizar as situações de movimento das aulas, o professor deve estar atento ao princípio da adequação aos aprendentes, propiciando práticas que sejam de conhecimento dos alunos e de acordo com a faixa etária correspondente para que o aluno realize as práticas com entusiasmo e alegria e não se sinta desmotivado, evitando atividades com níveis de dificuldades diferentes.
  • D A Educação Física em virtude de sua dinâmica cultural, que envolve práticas corporais diversas dentro e fora da escola, precisa garantir que os aprendentes tenham acesso a uma variedade de experiências corporais, não se limitando somente ao ensino do esporte nas aulas. O princípio da diversidade favorece aprendizagens diversas, promovendo a autonomia e inclusão.

Uma das dificuldades de aprendizagem presentes na escola é a dislexia, que traz uma série de consequências negativas motoras e cognitivas para o educando. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas alternativas abaixo.


( ) Se o pai ou a mãe tem dislexia os filhos têm maior possibilidade de também apresentarem a dislexia.

( ) Todos os tipos de dislexia provocam troca de letras.

( ) Adislexia apresenta maior incidência entre os meninos.

( ) Já foi descartada a teoria do excesso de testosterona por parte da mãe como causa da dislexia.


A sequência CORRETA que preenche os parênteses está na alternativa:

  • A F, V, F e V.
  • B F, F, V e V.
  • C V, F, F e V.
  • D V, V, F e F.
  • E F, V, F e F.
Com relação às deficiências, a educação inclusiva e a prática da Educação Física, assinale a alternativa correta.
  • A Embora a deficiência auditiva traga ao indivíduo restrições para a prática de atividades físicas, a oferta de cursos de Libras para os professores e a adaptação de espaços e materiais com ênfase nos estímulos sonoros podem garantir o sucesso da inclusão dos alunos surdos nas aulas.
  • B A prática de exercícios físicos pode colaborar no processo de reabilitação de indivíduos amputados, no sentido de modificar a maneira como eles percebem a si próprios e a forma como a sociedade os percebe. Além disso, no aspecto físico, os exercícios melhoram as condições de controle da prótese, diminuindo os níveis de propriocepção do organismo.
  • C Com relação aos membros acometidos pela paralisia cerebral, a classificação pode ser monoplegia, paraplegia, hemiplegia e quadriplegia.
  • D O deficiente visual geralmente apresenta dificuldades para a aprendizagem de movimentos em decorrência da má adaptação sensório-motora, vinculada a atitudes de insegurança e ansiedade. Nesse caso, as atividades tátil-cinestésicas e sonoro-motoras nas aulas de Educação Física poderiam estimular a capacidade hipocinética da paratonia.

No tocante à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A partir da década de 30, a concepção dominante passou a ser baseada na perspectiva eugenista.

II – A inclusão da Educação Física no Brasil ocorreu oficialmente em 1951.

III – No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de indivíduos capazes de suportar o combate.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.

Analise as afirmativas a seguir:


I. As atividades de Educação Física escolar devem priorizar o estímulo ao desenvolvimento das capacidades individuais dos educandos, inclusive em relação à motricidade humana. Nesse contexto, o educador deve selecionar um conjunto de atividades a serem realizadas ao longo do ano letivo, evitando envolver os alunos em práticas esportivas inclusivas como a natação, pois esse esporte põe em risco o bom desenvolvimento da psicomotricidade da criança.

II. Pessoas com deficiência e indivíduos das mais diferentes idades podem praticar a natação, o que torna esse esporte uma prática bastante inclusiva e convidativa. Essa modalidade esportiva pode ser realizada em diferentes estilos com fins competitivos, pedagógicos e recreativos. No contexto escolar, por exemplo, esse esporte favorece a melhoria do condicionamento físico, pois proporciona a baixa da pressão sanguínea diastólica, o enrijecimento dos vasos sanguíneos e menor capilarização.

III. No basquetebol, a quadra de ataque de uma equipe consiste uma cesta dos adversários, a parte interna da tabela e aquela parte da quadra de jogo limitada pela linha final atrás da cesta dos adversários, as linhas laterais e a margem interna da linha central mais próxima da cesta dos adversários.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.