Questões de Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

O Brasil é um país estruturalmente racista e, nesse cenário, não há como fugir do racismo na escola. [..] a escola é um complexo social gestado no interior de uma sociedade, que carrega as marcas estruturais dela. Isso não significa que, como a escola reproduz racismo, não há nada a ser feito. Muito pelo contrário: sendo a escola um espaço de reprodução dessas estruturas de opressão, precisamos pensar em mecanismos de superação dessas mazelas também, principalmente por meio do sistema educacional formal. Fonte: PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

Considerando a importância da compreensão sobre a legislação vigente para a concretização da Educação para as Relações Étnico-Raciais na escola, assinale as afirmações a seguir com V para VERDADEIRO ou F para FALSO:

( ) O racismo é crime previsto na Lei n. 7.716/1989 e ocorre quando as ofensas praticadas pelo autor atingem toda uma coletividade, ofendendo pessoas por sua raça, etnia, religião ou origem, não sendo possível saber o número de vítimas atingidas.
( ) A Lei n. 14.532/2023, tipifica a injúria racial (ofender a dignidade de alguém com base em raça, cor, etnia ou procedência nacional) como crime de racismo.
( ) A Lei n. 14.532/2023 refere que a injúria racial cometida no ambiente escolar se chama bullying.
( ) A Lei n. 7.716/1989 trata dos crimes de racismo e bullying na escola.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – F
  • B F – V – F – F
  • C V – V – V – V
  • D F – F – V – V
  • E F – V – V – F

Em seu estudo, intitulado “Educação Física e Educação para as Relações Étnico-Raciais: narrativas estudantis negras”, Gomes (2021) busca ampliar as reflexões no campo da Educação Física escolar e da educação para as relações étnico-raciais. O autor aponta que a Educação Física possui, pelo menos, dois grandes elementos de grande potencialidade para uma Educação Antirracista.


Marque a alternativa que aponta CORRETAMENTE esses elementos:



  • A Primeiro, por estar pautada em influências médicas higienistas; segundo, por ser uma disciplina com potencial para disseminar as influências dos pensamentos europeus sobre corpo e movimento.
  • B Primeiro, por estar pautada pela esportivização e produção de atletas de rendimento; segundo, por ser uma disciplina com grande potencial para disseminar as influências dos pensamentos europeus sobre corpo e movimento.
  • C Primeiro, por estar pautada em uma perspectiva de uma cultura corporal e ter na corporeidade seu principal eixo de trabalho; segundo, por ser uma disciplina com grande potencial para romper com a normatização escolar atual.
  • D Primeiro, por estar pautada pela produção de atletas de rendimento; segundo, por ser uma disciplina com grande potencial para manter a normatização escolar atual.
  • E Primeiro, por estar pautada em influências médicas higienistas; segundo, por ser uma disciplina com potencial para disseminar a esportivização.

Tendo em vista a relevância da análise de dados na prática educacional, identifique a estratégia pedagógica mais apropriada que mantenha respeito e inclusão entre os envolvidos, bem como para promova a autonomia, a reflexão crítica e o uso consciente das ferramentas digitais pelos estudantes, com ênfase na produção e edição de vídeos pertinentes às atividades físicas:

  • A promover a criação de vídeos e outros conteúdos, sem proporcionar orientações acerca de direitos autorais, ética ou privacidade, visando estimular a liberdade criativa sem limitações.
  • B fomentar discussões e oficinas que incentivem a análise crítica e consciente dos conteúdos empregados e gerados, levando em conta informações sobre tendências e padrões de utilização.
  • C enfatizar que qualquer material disponível na internet pode ser utilizado de forma livre, sem necessidade de verificação ou permissão, a fim de promover a criação de vídeos e conteúdos pelos discentes.
  • D estimular a divulgação de vídeos e conteúdos, a fim de promover a expressão e a autonomia dos discentes.
  • E limitar as plataformas digitais às atividades de avaliação, restringindo a elaboração e a análise de conteúdos, com ênfase na rotina.

A prática inclusiva em Educação Física e em programas de atividade física requer o conhecimento das especificidades de pessoas com deficiência e a atuação do profissional deve ser orientada por princípios de equidade, acessibilidade e promoção da autonomia.


Quando se trata da inclusão de pessoas com deficiência em atividades físicas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A As atividades inclusivas devem voltar-se unicamente a movimentos simples e repetitivos, para evitar dificuldades de aprendizagem ou frustração nos participantes com deficiência.
  • B A inclusão de pessoas com deficiência em programas regulares de atividade física deve ocorrer apenas quando houver estrutura especializada para os participantes.
  • C O profissional de Educação Física deve planejar e adaptar as atividades, garantindo acessibilidade e participação efetiva das pessoas com deficiência em contextos coletivos e integrados.
  • D A presença de pessoas com deficiência em atividades físicas é bem-vinda, mas sua participação deve ser passiva e reduzida, para evitar riscos e constrangimentos.
  • E A inclusão de pessoas com deficiência em atividades físicas é desejável, mas depende exclusivamente da iniciativa das famílias ou cuidadores, não sendo atribuição direta do profissional.

A inclusão de pessoas com deficiência física ou transtornos mentais em programas de atividade física exige do profissional de Educação Física não apenas sensibilidade, mas também conhecimento técnico e compromisso com práticas pedagógicas. Estratégias inclusivas devem considerar o princípio da cidadania. Sobre as estratégias de inclusão nos programas de atividade física, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O planejamento das atividades deve ser adaptado de acordo com as necessidades específicas dos participantes, favorecendo sua participação ativa e significativa no processo.
  • B A separação de pessoas com deficiência de atividades mais complexas é necessária para preservar a segurança do grupo e garantir o rendimento dos demais.
  • C O profissional deve evitar intervenções que promovam autonomia, pois isto pode gerar frustração em participantes com limitações cognitivas ou físicas.
  • D A inclusão plena só é possível em instituições especializadas, não sendo viável nos espaços regulares de prática da atividade física.
  • E As atividades físicas inclusivas devem ser idênticas às aplicadas a pessoas sem deficiência, sem alterações ou adaptações, para garantir igualdade no tratamento.