Questões de Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

O discurso midiático tem influenciado a forma como o corpo, a saúde e a estética são percebidos na sociedade contemporânea. Em relação às implicações desse discurso para a Educação Física escolar, assinale a alternativa correta.

  • A Deve-se reforçar os padrões estéticos divulgados pela mídia para motivar os alunos.
  • B A escola deve criticar abertamente todos os meios de comunicação como forma de resistência.
  • C A Educação Física deve atuar como espaço de reflexão crítica sobre os padrões corporais impostos.
  • D As aulas devem focar em treinos intensivos que garantam boa aparência física aos estudantes.

Sobre os benefícios da prática esportiva para pessoas com deficiências físicas ou motoras, analisar os itens.

I. Os benefícios psicológicos, em grande parte, vêm do aumento da integração social. A partir da reinserção social, atingem-se melhorias na autoestima e afastam-se sintomas depressivos, ansiedade e agressividade.

II. A oportunidade de praticar um esporte ou atividade parece promover melhoras na qualidade de vida das pessoas com deficiência física ou motora, sendo uma grande oportunidade de testar novos potenciais e limites.

III. Quebrar e violar regras de segurança e ignorar as particularidades de cada deficiência, irão gerar motivação para a pessoa com deficiência física ou motora se engajar em atividades e esportes, potencializando seus benefícios multilaterais.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas nos itens I e II.
  • C Apenas nos itens II e III.
  • D Em nenhum dos itens.
  • E Em todos os itens.

A inclusão na prática da atividade física é essencial para garantir a participação de todas as pessoas, independentemente de suas limitações. No caso de alunos com deficiência auditiva, visual ou física, algumas adaptações são necessárias para que possam aproveitar plenamente as atividades. O respeito às diferenças individuais e a utilização de estratégias adequadas são fundamentais para promover um ambiente acessível e acolhedor. Além disso, estimular a autonomia e a integração dos alunos favorece o desenvolvimento social e motor.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:

  • A Para auxiliar alunos com deficiência visual, o professor deve evitar o uso de explicações verbais, pois isso pode confundi-los.
  • B Uma forma de facilitar a inclusão de alunos com deficiência auditiva é incentivar a comunicação por meio da linguagem de sinais.
  • C No caso de alunos com deficiência física, o professor deve priorizar atividades de baixo impacto e evitar adaptações nas regras dos jogos.
  • D Alunos com deficiência auditiva devem ser incentivados a utilizar exclusivamente a leitura labial, sem a necessidade de outras adaptações
  • E A inclusão de alunos com deficiência física exige que eles realizem todas as atividades exatamente como os demais colegas, sem adaptações.

Ao longo do século XX, os conflitos mundiais tiveram um impacto significativo na Educação Física. Durante a Primeira Guerra Mundial, os programas escolares passaram a enfatizar atividades que preparavam fisicamente os jovens para o serviço militar, valorizando força, resistência e trabalho em equipe. Já na Segunda Guerra Mundial, houve uma ampliação do investimento em infraestrutura esportiva e na formação de professores, reforçando a importância da Educação Física para a saúde e o bem-estar da população. No período pós-guerra, essa disciplina se consolidou como parte essencial dos currículos escolares, promovendo não apenas o condicionamento físico, mas também valores sociais. Além disso, a popularização dos esportes e sua democratização possibilitaram maior inclusão social.
Assinale a alternativa abaixo que melhor representa um impacto duradouro das guerras mundiais na Educação Física:

  • A A restrição da prática esportiva às elites militares e políticas.
  • B A exclusão dos esportes coletivos dos programas escolares.
  • C O fortalecimento da Educação Física como parte obrigatória do currículo escolar.
  • D A redução do interesse governamental em investimentos esportivos.
  • E O fim das competições esportivas entre escolas e comunidades.

Andrade e Freitas (2016) mostram, em seu artigo sobre possibilidades de atuação do professor de Educação Física no processo de aprendizagem de alunos com deficiência, o exemplo de uma professora que apresenta uma ação pedagógica correta com eles.

Por meio desse exemplo, os autores mostram que, na aula, é importante que os alunos com deficiência

  • A recebam atenção exclusiva do professor, enquanto os demais alunos da turma jogam livremente, sem supervisão.
  • B se sintam integrantes da turma, mas recebam tratamento diferenciado e se exercitem separadamente dos demais alunos.
  • C sejam tratados de modo diferenciado e realizem atividades separadamente dos demais alunos da turma.
  • D usem materiais adaptados às suas limitações para que não venham a experimentar situações de fracasso.
  • E experimentem e manipulem os materiais e não sejam poupados de vivenciar situações de sucesso ou fracasso.