Questões de Modalidades Esportivas (Educação Física)

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Considere os benefícios das práticas de ginástica, caminhada e yoga para adultos e idosos e avalie o seguinte cenário: Você está planejando um programa de atividades físicas para um grupo de idosos com idades variando entre 65 e 75 anos. O objetivo é promover a saúde cardiovascular, a flexibilidade, o equilíbrio e a força muscular. Qual das seguintes combinações de atividades é a mais apropriada para atingir esses objetivos? 
  • A Ginástica aeróbica de alta intensidade, caminhada rápida e yoga Ashtanga.
  • B Ginástica de baixo impacto, caminhada em terreno plano e yoga Hatha.
  • C Ginástica com uso de pesos, caminhada em terreno acidentado e yoga Vinyasa.
  • D Ginástica calistênica, caminhada em esteira e yoga Kundalini.
  • E Ginástica rítmica, caminhada nórdica e yoga Iyengar.
Em um curso de Educação Física, um professor planeja introduzir uma unidade sobre o ensino de lutas. O objetivo é promover não só o desenvolvimento de habilidades físicas, mas também valores como respeito, disciplina e autocontrole. Considerando as diversas abordagens no ensino de lutas, qual das seguintes estratégias seria mais apropriada para atingir estes objetivos em uma turma com diversidade de habilidades e interesses? 
  • A Introdução de uma variedade de práticas de luta, incluindo capoeira e taekwondo, para abordar tanto aspectos culturais quanto técnicos.
  • B Implementação de um programa baseado em lutas de contato completo, como boxe e kickboxing, para desenvolver intensamente as habilidades físicas.
  • C Foco exclusivo em artes marciais orientais, como judô e karatê, devido à sua ênfase tradicional em disciplina e respeito.
  • D Uso de simulações de combate e competições internas para incentivar a competitividade e o aprimoramento técnico.
  • E Aplicação de técnicas de luta sem contato, focando em movimentos coreografados e exercícios de simulação para garantir a segurança dos alunos.

Leia o texto a seguir.

Na roda de capoeira, os praticantes são potenciais jogadores, instrumentistas e cantadores, e se revezam nessas três ocupações durante o seu desenrolar. Ela constitui-se no momento mais importante das atividades da capoeira. Trata-se de uma festa que os capoeiras dão a si mesmos. Nela, eles brincam, jogam, lutam e dançam. Essa particularidade faz da roda de capoeira um universo empolgante e empolgador, capaz de fazer emergir as mais diferenciadas emoções.

FALCÃO, J. L. S. Do Brasil para o mundo: a prática corporal da capoeira na articulação de processos formais e não-formais de educação. In.: Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 11, n. 24, p. 73-86, jan./mar. 2018, p.79.



No trabalho com a capoeira, o autor postula a articulação entre a cultura escolar (educação formal) e a cultura popular (educação não-formal), numa perspectiva de cooperação e complementaridade, para o enfrentamento aos princípios de

  • A competitividade, individualismo, hierarquia, uniformização e padronização.
  • B esportivização, pragmatismo, mecanização, meritocracia e mercantilização.
  • C historicidade, mercadorização, fragmentação, etapismo, elitismo e neutralidade.
  • D cientificidade, efetividade, racionalismo, historicidade, diversidade e improvisação.

Na Educação Física Escolar, um dos princípios fundamentais do desenvolvimento motor do aluno, é que se permita, na sua vivência corporal, várias experiências de movimento. Assim, podem-se entender, nesse contexto, a ginástica como forma de trabalho corporal, proporcionando experiências corporais que visam

  • A à performance dos seus praticantes, entendendo os riscos de sua prática, bem como a constante presença de lesões que tendem atrasar o desenvolvimento da criança.
  • B ter um caráter técnico considerável, melhorando a flexibilidade nos seus participantes, maior resistência muscular e força, ajudando, consideravelmente, na qualidade de execução para futuras competições.
  • C à conscientização do corpo, suas possibilidades de movimento e a busca de um estilo individual em sua execução, através de movimentos ritmados, alegres, expressivos, com variações e dinâmicas diversas.
  • D a uma diversidade de movimentos técnicos que interferem na motivação, no interesse e na participação dos alunos nas aulas de Educação Física, gerando um quadro em que, muitas vezes, eles não se sentem instigados pelas aulas.

A Educação Física, no ambiente, escolar propõe e discute diversas questões teórico-metodológicas no sentido de propor, pedagogicamente, temas da cultura corporal, entre estes, os jogos, a ginástica, as lutas e outros. Sobre esses conhecimentos, podemos afirmar que:

  • A a capoeira faz parte do conteúdo lutas e deve fazer parte dos currículos escolares, pois seu desenvolvimento, nas aulas de Educação Física, propicia aos alunos o trabalho corporal, a aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano.
  • B a ginástica, no âmbito da Educação Física Escolar, objetiva o desenvolvimento de habilidades específicas nos alunos, trabalhando a cultura corporal de movimento e possibilitando uma maior conscientização corporal por parte do aluno.
  • C o jogo pode ser utilizado dentro do ambiente escolar, a fim de obter um melhor desempenho na aprendizagem de diversos conteúdos, identificando os pontos relevantes, com ênfase em suas regras.
  • D a dança faz parte destes conteúdos e deve ser desenvolvida levando em consideração suas metodologias e as técnicas do Ballet clássico e da dança contemporânea.