Questões de Modalidades Esportivas (Educação Física)

Limpar Busca

O voleibol é uma modalidade esportiva de invasão praticada por duas equipes, separadas por uma rede, que visa à realização de pontos por meio do envio da bola ao solo adversário. A compreensão das regras, das funções táticas e dos gestos técnicos específicos é fundamental tanto para o ensino escolar quanto para o treinamento competitivo. Sobre os fundamentos e as regras dessa modalidade, analise as afirmativas a seguir.

I.O saque do tipo flutuante, por apresentar trajetória instável, deve ser executado com o jogador dentro da zona de saque, e deve ser realizando obrigatoriamente um salto para aumentar a força de impacto sobre a bola.
II.A rotação no voleibol ocorre no sentido horário a cada conquista de ponto em que a equipe recebe o direito de saque, organizando os jogadores em posições de ataque e defesa definidas pela regra.
III.O líbero é um jogador especializado na defesa e recepção, podendo substituir qualquer outro atleta da equipe, inclusive nas posições de ataque na rede, desde que não realize ações de bloqueio ou ataque acima da rede.

Está correto o que se afirma em:

  • A II apenas.
  • B I apenas.
  • C I e III apenas.
  • D I, II e III.

O handebol é uma modalidade esportiva coletiva que combina velocidade, resistência, tomada de decisão e habilidades técnico-táticas em um espaço delimitado, com regras específicas que regulam tanto a movimentação dos atletas quanto a condução da bola. Compreender os fundamentos técnicos e as normas da modalidade é essencial para o ensino adequado desse esporte em contextos escolares ou competitivos. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O goleiro é o único jogador autorizado a entrar na área do gol e pode utilizar qualquer parte do corpo para defender a bola, desde que a ação ocorra dentro da área delimitada.
(__)A regra dos três segundos permite que um jogador permaneça em posse da bola, sem quicá-la ou passá-la, por até quatro segundos, desde que esteja parado em sua posição original.
(__)A marcação 6x0 consiste na organização de todos os defensores alinhados na linha dos 6 metros, dificultando a penetração da equipe adversária, mas oferecendo maior risco contra arremessos de longa distância.
(__)O passe em suspensão é uma técnica executada com o jogador em salto, sendo utilizado como recurso para superar o bloqueio defensivo e melhorar a linha de passe.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V − F − F − F
  • B V − F − F − V
  • C F − F − V − V
  • D V − V − V − V

O esporte paralímpico tem como protagonista o atleta com deficiência. Em razão da existência de diferentes formas de deficiência e da necessidade de promover uma disputa em igualdade de condições, com resultados justos ao final das competições, foram criados sistemas de classificação que possibilitam agrupar os atletas em categorias de acordo com o comprometimento apresentado.

A classificação dos atletas com deficiência é feita

  • A combinando uma avaliação médica com uma declaração do técnico do atleta e da equipe, na qual são descritas as limitações referentes às habilidades específicas da modalidade esportiva.
  • B com base no ranking anual da modalidade esportiva e em testes de habilidades específicas necessárias para a modalidade esportiva, realizados antes de cada evento.
  • C combinando informações médicas com dados sobre o desempenho, que permitem avaliar habilidades específicas necessárias para uma modalidade esportiva.
  • D realizando-se testes de habilidades motoras específicas para a modalidade esportiva e fazendo comparações biomecânicas com padrões cientificamente determinados.
  • E com base em exames e avaliações médicas que definem o nível mínimo de deficiência, sem considerar aspectos de capacidade funcional gerais ou específicos a uma modalidade.

No programa paralímpico, a maioria das modalidades disputadas é composta de esportes tradicionais que tiveram suas regras adaptadas, porém existe uma modalidade criada especificamente para atletas com deficiência.

Trata-se do goalball, uma modalidade criada para atletas

  • A amputados.
  • B cegos.
  • C com baixa estatura.
  • D surdos.
  • E com deficiência intelectual.

Durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, o professor organizou uma sequência didática voltada à iniciação esportiva em diferentes modalidades, tanto individuais quanto coletivas. Ao longo do processo, observou variações nas exigências motoras, nas interações sociais e nas estratégias aplicadas pelos alunos. Considerando as diferenças estruturais entre essas categorias esportivas, avalie o aspecto técnico relacionado à natureza da lógica interna das práticas corporais e assinale a alternativa correta.

  • A Valorizar a interação e a cooperação como componentes centrais das modalidades coletivas, uma vez que nelas o rendimento depende diretamente da articulação estratégica entre os jogadores.
  • B Compreender os esportes individuais como práticas que favorecem majoritariamente o desenvolvimento interpessoal, dada a constante necessidade de negociação de espaço com adversários e companheiros.
  • C Considerar os esportes coletivos como práticas de baixa variabilidade motora, devido à rigidez das regras e à limitação do número de gestos técnicos exigidos durante a partida.
  • D Caracterizar os esportes coletivos como práticas predominantemente técnico-individuais, já que cada jogador atua com autonomia tática, sendo o entrosamento um aspecto secundário à execução motora.