Questões de Educação Física no Ambiente Escolar (Educação Física)

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A Educação Física é um componente curricular que possui nas práticas corporais um meio de ensino de diferentes dimensões da vida humana, conforme aponta a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Sobre as práticas corporais, o documento da BNCC destaca algumas características, dentre elas, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Consiste em práticas corporais realizadas sem o caráter de obrigações, por exemplo, as domésticas.
  • B As práticas corporais possuem como elementos fundamentais comuns o movimento corporal, a organização interna e o produto cultural.
  • C As práticas corporais objetivam a promoção da participação com autonomia do aluno no lazer e na saúde.
  • D A vivência da prática corporal gera no aluno conhecimentos generalizados que podem ser obtidos em diferentes componentes curriculares.
  • E As práticas corporais são atividades com propósitos específicos.

Uma pessoa pratica uma habilidade para conseguir aumentar sua capacidade de executá-la em situações futuras que a solicitem. Uma característica da prática que aumenta as oportunidades de desempenhos futuros bem-sucedidos consiste na variabilidade das experiências práticas. Uma forma de programar práticas variáveis consiste em aplicar o fenômeno da aprendizagem conhecido como efeito da interferência contextual. A prática que produz um efeito superior na retenção e na transferência da aprendizagem é aquela que apresenta uma interferência contextual

  • A inexistente.
  • B mínima.
  • C baixa.
  • D média.
  • E alta.

Nas duas últimas décadas do século XX cresceram as críticas e discussões sobre o modelo focado no esporte de rendimento que predominava na Educação Física brasileira. Em função dessas discussões, várias abordagens pedagógicas surgiram desde então. Assinale a alternativa correta sobre as abordagens pedagógicas.

  • A A abordagem esportivista visa à formação do cidadão consciente e crítico através da prática dos esportes institucionalizados e da compreensão dos valores olímpicos.
  • B A abordagem crítico-emancipatória necessita de uma didática comunicativa, pela qual o aluno seja capaz de conhecer, reconhecer e problematizar sentidos e significados nesta vida, através da reflexão crítica.
  • C No construtivismo baseia-se na ideia de que existem momentos mais adequados para o ensino e estes momentos estão diretamente relacionas com as fases do crescimento e desenvolvimento humano.
  • D A teoria desenvolvimentista entende que o homem não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir seu próprio conhecimento.
  • E Segundo a teoria da saúde renovada, os exercícios físicos são o meio de desenvolvimento e fortalecimento físico e mental, sendo o mais importante objetivo da educação física escolar.

De acordo com Gallahue (2001), habilidades motoras especializadas são movimentos fundamentais maduros que foram adaptados às necessidades específicas de uma atividade esportiva, recreativa ou cotidiana. O desenvolvimento de tais habilidades motoras ocorre ao longo dos três seguintes estágios:

  • A inicial, mediano e superior.
  • B iniciante, intermediário e superior.
  • C transacional, parcial e de alto rendimento.
  • D de utilização, intermediário e de rendimento superior.
  • E de transição, de aplicação e de utilização permanente.

A estruturação e planejamento do processo de ensino-aprendizagem inicia-se com a reflexão sobre as diferentes manifestações e vivências que as crianças tem na infância e adolescência. Portanto, ao planejar é necessário identificar os diferentes momentos históricos e sociais nos quais o processo pedagógico se insere considerando não somente a transformação da sociedade ao longo das décadas; bem como é importante projetar a evolução tático-técnica das modalidades no futuro. O ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes deve caracterizar-se por almejar o desenvolvimento da personalidade dos alunos, facilitar e propiciar a aquisição e crescimento cultural, sendo o conhecimento da área dos esportes sempre colocado em interação com uma consciência crítica sobre saúde, qualidade de vida, conscientização de valores. Os Jogos de inteligência e criatividade tática – JICT – é uma abordagem metodológica para o ensino dos esportes, a respeito desta abordagem analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. No JICT é necessário na prática se desenvolver a compreensão tática do jogo, se conhecer quais são os parâmetros constitutivos da compreensão (tática) dos esportes.
II. No JICT solicitam os processos cognitivos de atenção, antecipação, percepção, memória/conhecimento, pensamento, tomada de decisão e inteligência.
III. No JICT o ensino do jogo é realizado em partes distintas, sendo primeiramente realizado a aquisição de habilidades técnicas esportivas de forma isolada e que posteriormente em um segundo plano será somado ao desenvolvimento do jogo como um todo, junto com componentes táticos.
IV. No JICT é necessário a captação da informação relativa a particularidade da situação, para a concretude da tomada de decisão.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I, II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.