Questões de Educação Física no Ambiente Escolar (Educação Física)

Limpar Busca
(DIRETRIZES CURRICULARES, 2008) O maior desafio para a Educação Física Escolar é buscar superar as formas anteriores de concepção e atuação na escola, visto que a superação deve ser entendida como ir além, devendo ser trabalhada sob o viés de interlocução com outras áreas, que permitam entender o corpo em sua complexidade, ou seja, sob uma abordagem
  • A Biológica e Antropológica.
  • B Sociológica e Psicológica.
  • C Filosófica e Política.
  • D Todas as alternativas estão corretas.
Qual a abordagem retratada na obra “Metodologia do Ensino de Educação Física”, tendo recebido na Educação Física grande influência dos educadores José Libaneo e Dermerval Saviani?
  • A Construtivista.
  • B Crítico-superadora.
  • C Sociocultural.
  • D Desenvolvimentista.
Uma excelente forma para o professor promover a interação entre seus alunos propondo dinâmicas em grupo, onde cada um pode oferecer o que há de melhor em sua personalidade, sabendo trabalhar em conjunto. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum.
  • A Jogos competitivos.
  • B Jogos de tabuleiro.
  • C Jogos cooperativos.
  • D Jogos dramáticos.

O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade da criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo. Assinale a alternativa que corresponde aos objetivos gerais da Educação Física Infantil.


I. Obter desenvolvimento corporal harmônico (físicomental).

II. Adquirir controle corporal.

III. Desenvolver a habilidade motora.

IV. Iniciação ao Esporte.

V. Compreensão e vivência dos aspectos técnicos e táticos do esporte.

  • A Apenas II, IV e V são corretas.
  • B Apenas II e III são corretas.
  • C Apenas I, II e III são corretas.
  • D Todas estão corretas.
Dentro da perspectiva progressista surge a proposta denominada de Crítico Superadora, embasada na pedagogia histórico crítica; estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de
  • A cultura esportiva.
  • B cultura social.
  • C cultura corporal.
  • D conhecimento cultural.