Questões de Educação Física no Ambiente Escolar (Educação Física)

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“Um dos grandes entraves a ser superado no processo de elaboração de um currículo escolar numa escola pautada pelos preceitos democráticos e republicanos, no nosso entendimento, refere-se à questão da Educação Física escolar e sua relação próxima, diríamos até mesmo visceral, com a prática esportiva” (BAGNARA & FENSTERSEIFER, 2019, P. 57). Considerando a relação entre a Educação Física e o Esporte na escola, analise os itens que seguem.
I) O esporte deve ser banido das aulas de Educação Física, pois os seus princípios pautados no rendimento, comparação, regulamentação rígida, ensino de técnicas, são prejudiciais ao processo educativo na escola. II) A Educação Física na escola é considerada sinônimo de esporte e, portanto, as práticas esportivas devem ser adotadas como os principais conteúdos de ensino desta disciplina. III) Variados são os motivos para a grande influência e utilização do esporte nas aulas de educação física, dentre os quais destacam-se: a segurança por parte dos professores com relação ao conhecimento para tratamento deste conteúdo, às facilidades para operar as práticas de ensino nas modalidades, a familiaridade com o trabalho voltado para os esportes advindos da formação, dentre outros.
Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está correto.
  • B Apenas o item II está correto.
  • C Apenas o item III está correto.
  • D Todos os itens estão corretos.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais “a avaliação deva ser de utilidade, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo” (BRASIL, 1998, p. 58). Assinale a seguir a única alternativa INCORRETA sobre a avaliação em Educação Física segundo os PCNs.

  • A A avaliação deve ser processual e contemplar, nos diferentes momentos da prática pedagógica a avaliação diagnóstica, que considera os conhecimentos prévios dos alunos; a avaliação formativa, que ocorre no processo e fornece dados para ajustar as ações e tomar decisões; e, por fim, a avaliação somativa que pode ser utilizada para formalizar o final do processo de aquisição de um conteúdo.
  • B A utilização de critérios informais, como interesse, a participação, a organização para o trabalho cooperativo, o respeito aos colegas, ao ambiente, é essencial para validar a avaliação e a atribuição de notas, uma vez que o professor de Educação Física se encontra numa posição privilegiada para acompanhar os alunos a partir destes critérios, mesmo que não sejam explicitados claramente para os alunos.
  • C A avaliação não deve restringir-se a estabelecer uma nota para validar a aprendizagem dos alunos. A nota faz parte e expressa uma etapa do processo de avaliação, tornando-se uma referência qualitativa ou quantitativa, mas não o produto final.
  • D A avaliação para as séries finais do ensino fundamental deve atender três critérios: 1) realizar as práticas da cultura corporal do movimento; 2) valorizar a cultura corporal de movimento; e 3) relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida.

Diversas ações e instrumentos são desenvolvidos para que o atendimento integral dentro de uma Estratégia de Saúde da Família, à um paciente ou família, seja realizado, entre eles podemos citar o Projeto Terapêutico Singular (PTS). Sobre o PTS, analise as assertivas e em seguida marque a opção correta.


I. O PTS consiste em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, individual ou coletiva gerada pelo resultado da discussão da equipe multidisciplinar, ao qual o profissional de Educação Física pode fazer parte ou não;

II. O profissional de Educação Física pode propor um PTS visando utilizar a prática de exercício físico como intervenção e avalições complementares como processos avaliativos para ver a progressão de um paciente ou grupo;

III. Pelo o fato do profissional de Educação Física não estar vinculado a atenção primária, não consegue se articular com a equipe multidisciplinar para ações dentro de um PTS;

IV. É necessário, para realização do PTS, que o profissional de Educação Física assim como os demais membros da equipe de saúde entenda sua importância e aplicabilidade bem como o seu papel dentro da equipe e se comprometam com sua execução;

V. A elaboração do PTS é composta por apenas 2 momentos, definição de metas de curto, médio e longo prazo e a divisão de responsabilidades de cada membro da equipe de acordo com o que está apto a exercer.

  • A Apenas I, III e IV estão corretas;
  • B Apenas I, II e V estão corretas;
  • C Apenas III, IV e V estão corretas;
  • D Apenas III e V estão corretas;
  • E Apenas I, II e IV estão corretas.

“A Praxiologia Motriz constitui-se em um relevante conhecimento acerca dos jogos e esportes. O ponto de partida da teoria da ação motriz consiste em estudar e entender a essência dos jogos e esportes, em um primeiro momento, independentemente de seus atores ou contextos.” (KUNZ, 2016, P. 129). A partir dos estudos da Praxiologia Motriz temos uma abordagem didática para o ensino do esporte e das modalidades esportivas a partir de um sistema de classificação, o CAI dos jogos/esportes para caracterizar cada âmbito das atividades e possibilitar a transferência de estrutura. São três os critérios adotados para esta classificação.

  • A Competição, Arranjo de Material, Incerteza.
  • B Competição, Adversário, Institucionalização.
  • C Cooperação, Adversário, Imprevisibilidade.
  • D Cooperação, Adversário, Incerteza.
Com o propósito de apoio a consolidação da Atenção Primária à Saúde/Estratégia da Saúde da Família (APS/ESF), o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), na busca de ampliar a abrangência, a resolubilidade, a territorialização, a regionalização e a ampliação das ações da Atenção Básica no cuidado em Saúde. Além disso é formado por uma equipe de profissionais de áreas distintas, incluindo os profissionais de Educação Física. Nesse sentido aponte qual das alternativas corresponde com as competências esperadas para os profissionais de Educação Física em sua atuação nesses núcleos.
  • A O Educador Físico deve compreender aspectos fisiológicos para que seja explicado aos usuários quais adaptações acontecem nos corpos durante a prática de exercício físico, não sendo necessário se preocupar com as contraindicações que as mesmas podem apresentar;
  • B O Educador Físico não precisa estabelecer vínculo com a comunidade ao qual o núcleo atenderá;
  • C O profissional de Educação Física deve compreender que os aspectos relacionados as necessidades de saúde dos usuários, independem de fatores socioeconômicos e culturais;
  • D O profissional de Educação Física deve compreender e acolher os pacientes de forma humanizada, respeitando as diferentes interpessoais;
  • E O profissional de Educação Física deve atuar de forma individual frente a equipe, visto que suas demandas na área são exclusivamente voltadas para estimular a população à praticar exercício físico e prevenir doenças por meio disso.