Questões de Educação Física no Ambiente Escolar (Educação Física)

Limpar Busca

A escola lançará o projeto “Movimente-se”, e o cartaz oficial precisa diferenciar conceitos para orientar famílias e estudantes. Nesse contexto, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Na Educação Física escolar, __________ refere-se a qualquer movimento corporal que resulte em gasto energético acima do repouso, enquanto ___________ é uma subcategoria planejada, estruturada e repetitiva com objetivo de melhorar ou manter aptidões físicas.

  • A atividade física | exercício físico
  • B exercício físico | atividade física
  • C aptidão física | atividade física
  • D condicionamento cardiorrespiratório | exercício físico

Esportes, jogos e atividades rítmicas são componentes importantes das aulas de educação física, cada um com características específicas. Em relação a essas atividades e às suas principais características, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

(1) Jogos cooperativos.
(2) Atividades rítmicas.
(3) Jogos competitivos.

( ) Enfatizam a harmonia corporal, o ritmo e a expressão artística.
( ) Buscam a colaboração entre os participantes para atingir objetivos coletivos.
( ) Valorizam a superação individual e o resultado final.

  • A 3 - 1 - 2.
  • B 2 - 1 - 3.
  • C 1 - 3 - 2.
  • D 2 - 3 - 1.

Em conformidade com a BNCC — Educação Física, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

A ginástica ____________ se caracteriza pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.

  • A temática
  • B geral
  • C de conscientização corporal
  • D de condicionamento físico

O basquetebol é uma modalidade coletiva que exige domínio técnico, compreensão tática e conhecimento das regras para sua prática eficiente e segura. A organização da quadra, a aplicação das estratégias e a execução dos fundamentos são essenciais tanto no ensino escolar quanto no esporte de rendimento. Sobre os aspectos técnicos e regulamentares dessa modalidade, analise as afirmativas a seguir.

I.A execução correta do drible consiste em impulsionar a bola contra o solo com uma das mãos, sendo obrigatório que a bola toque o chão entre cada contato com a mão do jogador.
II.O tempo máximo permitido para uma equipe permanecer com a posse de bola em seu campo de defesa é de 50 segundos, devendo realizar o arremesso ao cesto nesse período.
III.A marcação por zona é caracterizada pela atribuição de um jogador adversário específico a cada defensor, permitindo maior controle sobre ações individuais do oponente.

Está correto o que se afirma em:

  • A II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C I, II e III.
  • D I apenas.

O atletismo é uma das modalidades esportivas mais antigas e possui grande relevância para a formação motora dos alunos no contexto escolar. Suas provas são organizadas em corridas, saltos e arremessos, e demandam domínio de regras específicas, conhecimento dos fundamentos técnicos e das condições adequadas de prática. Acerca desse conteúdo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O bloco de partida, utilizado em provas de corrida de velocidade, deve ser posicionado obrigatoriamente sobre uma superfície de borracha sintética, sob pena de desclassificação do atleta por irregularidade no equipamento.
(__)O ponto de impulsão, no salto em distância, deve ser realizado antes da tábua de chamada, sendo o salto invalidado caso o atleta ultrapasse qualquer parte da mesma.
(__)A zona de arremesso no lançamento de disco é delimitada por um círculo e o movimento deve ser iniciado de fora da área, com a entrada do atleta ocorrendo apenas no momento do lançamento.
(__)Nas provas de revezamento 4x100m, a passagem do bastão deve ocorrer dentro de uma zona delimitada de 30 metros, e ultrapassá-la implica na desclassificação da equipe.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V − F − F − F
  • B F − V − F − V
  • C V − V − V − V
  • D F − F − V − V