Questões de Modalidades da Avaliação (Pedagogia)

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Para Luckesi, o ato de avaliar a aprendizagem na escola se expressa como uma investigação da qualidade dos resultados obtidos, portanto, resulta num conhecimento do desempenho do educando individual, assim como de sua turma, coletivamente. No ambiente escolar, a avaliação pode ser dividida em avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Diante do exposto, assinale a alternativa que contém informações corretas sobre a avaliação diagnóstica:
Fonte: Luckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola.

  • A Avaliação que possibilita conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem irá acontecer, buscando identificar as competências do aluno.
  • B Avaliação realizada durante todo o ano letivo, com a finalidade de verificar a aprendizagem dos estudantes por meio das práticas pedagógicas utilizadas pelo professor.
  • C Avaliação que tem como função básica a classificação dos alunos, conforme o seu nível de aproveitamento.
  • D Avaliação que, normalmente, é aplicada no final do curso, de uma disciplina e/ou de uma unidade de ensino, com o propósito de averiguar o desempenho do aluno.
  • E Avaliação que informa o desempenho da comunidade escolar, no âmbito individual e coletivo, com realização anual.

O portfólio é uma modalidade de avaliação necessária à prática da metodologia de projeto. Sua força consiste em/na:

I- Oferecer aos alunos e professores uma oportunidade de refletir sobre o progresso dos estudantes em sua compreensão da realidade.
II- Permitir ao professor explicar o processo de aprendizagem do aluno.
III- Possibilidade de ser usado do início até a culminância do projeto.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II.
  • B I.
  • C I e III.
  • D III.
  • E I e II.

Assinale a alternativa que aponta um aspecto relevante da autoavaliação.

  • A Deve ser realizada com educandos a partir do Ensino Médio.
  • B O educando é objeto da autoavaliação.
  • C Não tem relação com a função diagnóstica da avaliação.
  • D Não ajuda a identificar se conhecimentos curriculares anteriores foram consolidados pelo educando.
  • E Permite ao educando pensar sobre o progresso da própria aprendizagem.

Na avaliação formativa, compete ao professor ter um posicionamento pedagógico adequado às circunstâncias das ações propostas. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:

  • A o professor não deve justificar seus julgamentos, pois o processo educativo é baseado somente na nota.
  • B o professor deve estar ciente de que a construção do conhecimento depende exclusivamente da exposição teórica de conteúdos.
  • C o professor deve compreender que o ser humano sempre tem limitações ao aprender.
  • D o professor deve conscientizar-se de que sua atividade tem por objetivo determinar a realidade de aprendizagem de seu aluno.
  • E o professor deve ter uma noção clara de que a prática avaliativa vinculada à aprendizagem só faz sentido se for parte de um processo e também se fornecer uma posição sobre a aprendizagem final do aluno.

Leia a situação hipotética abaixo.

Uma escola de Ensino Fundamental adotou um modelo de avaliação que busca equilibrar aspectos quantitativos e qualitativos do rendimento escolar. Após o primeiro bimestre, alguns docentes manifestaram insegurança em relação a avaliação. A equipe pedagógica defende um equilíbrio entre as dimensões qualitativas e os dados mensuráveis, para promover a autonomia dos estudantes. Diante desse cenário, a avaliação adotada pela escola, é:

  • A Definida por padrões predominantemente numéricos, voltada à aferição estatística de resultados, com registros reflexivos restritos a observações esporádicas.
  • B Constituída por práticas de autorreflexão discente, porém descolada de qualquer instrumento de verificação formal, tornando facultativa a apresentação de evidências do aprendizado.
  • C Organizada a partir de momentos formativos e verificações somativas, incentivando a participação ativa do aluno com uso de registros qualitativos e indicadores quantitativos de desempenho.
  • D Elaborada à luz de descrições subjetivas sobre o rendimento, dispensando a utilização de ferramentas objetivas para acompanhar o progresso no decorrer do período.