Para Luckesi, o ato de avaliar a aprendizagem na escola se expressa como uma investigação da qualidade dos resultados obtidos, portanto, resulta num conhecimento do desempenho do educando individual, assim como de sua turma, coletivamente. No ambiente escolar, a avaliação pode ser dividida em avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Diante do exposto, assinale a alternativa que contém informações corretas sobre a avaliação diagnóstica:
Fonte: Luckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola.
- A Avaliação que possibilita conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem irá acontecer, buscando identificar as competências do aluno.
- B Avaliação realizada durante todo o ano letivo, com a finalidade de verificar a aprendizagem dos estudantes por meio das práticas pedagógicas utilizadas pelo professor.
- C Avaliação que tem como função básica a classificação dos alunos, conforme o seu nível de aproveitamento.
- D Avaliação que, normalmente, é aplicada no final do curso, de uma disciplina e/ou de uma unidade de ensino, com o propósito de averiguar o desempenho do aluno.
- E Avaliação que informa o desempenho da comunidade escolar, no âmbito individual e coletivo, com realização anual.