Questões de Modalidades da Avaliação (Pedagogia)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que apresenta alguns tipos de avaliação escolar.

  • A Avaliação subjetiva global, Avaliação funcional, Avaliação comparativa, Avaliação somativa.
  • B Avaliação subjetiva global, Avaliação funcional, Avaliação psicossocial, Avaliação somativa.
  • C Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Avaliação comparativa, Avaliação somativa.
  • D Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Avaliação psicossocial, Avaliação somativa.

A ferramenta pedagógica denominada "avaliação diagnóstica" possibilita ao professor:

  • A Identificar quais estudantes certamente serão aprovados e quais ficarão reprovados.
  • B Levantar informações sobre aquilo que os estudantes já conhecem, bem como suas habilidades e competências.
  • C Aferir a nota dos estudantes que reconhecidamente apresentam baixo rendimento.
  • D Conhecer os principais aspectos psicossociais dos estudantes.

Em relação aos tipos de avaliação da aprendizagem, analise:


I. Avaliação diagnóstica - O propósito da avaliação é identificar ou verificar os conteúdos e o conhecimento dos estudantes para melhorar o ensino-aprendizagem.

II. Avaliação somativa - As notas e os conceitos são atribuídos a fim de promover o aluno para outra classe ou curso. É, geralmente, aplicada no bimestre ou semestre.

III. Avaliação cumulativa - Essa avaliação é aquela voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. O professor trabalha junto com o aluno e o acompanha em seu dia a dia.

IV. Avaliação formativa - Seu objetivo é identificar se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem.

  • A II e III estão incorretas
  • B II está incorreta
  • C I e IV estão incorretas
  • D I está incorreta
  • E Todas estão corretas

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira denomina-se:

  • A REVALIDA
  • B ENCEJA
  • C SINAES
  • D Nenhuma das alternativas está correta.

O tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras é formado por:

  • A Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); Avaliação de cursos de graduação e Avaliação Institucional.
  • B Avaliação de cursos de graduação e pós-graduação; Plano de Desenvolvimento Institucional e Avaliação Institucional.
  • C Plano de Desenvolvimento Institucional; Projeto Pedagógico do Curso e Índice Geral de Cursos.
  • D Avaliação Institucional; Índice Geral de Cursos e Plano de Desenvolvimento Institucional.