Questões de Dança (Educação Física)

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As atividades de dança e ritmo são parte importante da construção da sociedade na história e podem ser trabalhadas dentro da escola.
Nas afirmativas abaixo, a autora Isabel A. Marques, no artigo: Dançando na escola (1997), indica que:
    I. A seleção de conteúdos para as aulas de dança estaria ancorada na criação de uma rede de textos tecida especialmente para cada situação educativa.    II. É o contexto escolhido que norteia, juntamente com as informações e experiências que temos junto ao grupos de alunos(as), a seleção da dança a ser ensinada.     III. A proposta do conteúdo das aulas de dança na educação física deveria ser exclusiva para um objetivo a ser atingido, ou um tema a ser desenvolvido.
Estão corretas as afirmativas que se referem às aulas de dança na proposta da autora Isabel A. Marques?

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

A inclusão da dança no ensino formal pode ser considerada recente. Para Maria Inês Galvão Souza, na obra: O Ensino da Dança na Escola: Técnica ou Criatividade? (2011), que discute os desafios do trabalho e do desenvolvimento do conteúdo Dança no ensino formal, afirma que

  • A a técnica é importante e deve ser trabalhada para se chegar à perfeição no processo de ensino e de aprendizagem.
  • B somente a criatividade deve ser preconizada na elaboração das aulas, uma vez que é inata ao ser humano.
  • C a Técnica e a criatividade devem ser trabalhadas de forma equilibrada no processo educacional.
  • D deve-se desenvolver apenas o que for indicado pelos alunos como ponto de interesse para gerar atenção ao conteúdo.

De acordo com a arte-educadora e artista visual Laura Aidar, a dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música. Entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais. Nesse contexto verifica-se que a dança:

  • A Independente das influências culturais, bem como da época, pois a dança permanece inalterada e conserva toda a tradição de um povo.
  • B Representa características, expressões, sentimentos, comunicações e representações de um povo.
  • C É uma manifestação rítmica, com base na expressividade e de cunho artístico e não contém qualquer elemento da chamada linguagem corporal.
  • D Representa uma forma de expressão corporal baseada em gestos padronizados, que necessariamente requer habilidade para execução.

As danças folclóricas ou dança populares brasileira, representam tradição, cultura, das diferentes regiões brasileiras. São, predominantemente, danças populares nordestina: Assinale a alternativa correta.

  • A Frevo, catira, quadrilha, samba de roda.
  • B Maculelê, torém, quadrilha, baião. 
  • C Chula, quadrilha, bumba-meu-boi, xote.
  • D Baião; frevo, xote, catira.
  • E Frevo, xote, fandango, maracatu.
A dança de salão chegou ao Brasil no século XVI, trazida pelos colonizadores portugueses e imigrantes europeus, onde sofreu fortes influências culturais indígenas e africanas, num processo de inovação e modificação. Atualmente, vários são os ritmos abordados nas aulas de Educação Física, entre eles pode-se citar: 
  • A Bolero, o Soltinho e a Salsa.
  • B Merengue e Lambada.
  • C Zouk, Tango e a Milonga.
  • D Todas estão corretas.