Questões de Dança (Educação Física)

Limpar Busca

A prática da dança, na Educação Física, tem de estar voltada para o desenvolvimento global do aluno e não simplesmente para o treino de habilidades motoras. Deve, ainda, trabalhar a expressão criativa e espontânea, assim como assegurar aos alunos a possibilidade de reconhecimento e compreensão do universo simbólico. Nesse contexto, as danças a serem realizada, no ambiente escolar, são

  • A a dança criativa e contemporânea.
  • B as danças de matizes africanas e as populares.
  • C o balé clássico e a dança moderna, especificamente.
  • D as danças que explorem o mundo da emoção, da imaginação e que lhes possibilitem criar.
Em uma escola que oferece atividades extracurriculares de dança, lutas e capoeira para adolescentes, um novo professor de Educação Física é encarregado de desenvolver um plano que integre essas práticas de forma eficaz e segura. Considerando os princípios das práticas de dança, lutas e capoeira para este grupo etário, qual das seguintes abordagens é mais recomendada para promover o desenvolvimento integral dos alunos?
  • A Enfatizar a competição e o desempenho individual em todas as práticas, visando desenvolver o espírito competitivo dos adolescentes.
  • B Priorizar técnicas avançadas de lutas em detrimento de dança e capoeira, para fortalecer habilidades de autodefesa.
  • C Integrar elementos de dança, lutas e capoeira, promovendo o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social dos alunos, com um enfoque na segurança e no respeito mútuo.
  • D Focar exclusivamente na técnica e precisão dos movimentos na capoeira, considerando-a a prática mais completa para o desenvolvimento físico dos adolescentes.
  • E Desenvolver um programa que alterne semanalmente entre dança, lutas e capoeira, sem integrar conceitos ou habilidades entre as práticas.

Quando falamos em cultura corporal de movimento, estamos nos referindo ao campo de conhecimento em que o profissional de Educação Física atua em ambientes de trabalho. Podemos dizer que esse conhecimento se expressa por via de práticas corporais variadas, como jogos e brincadeiras, danças, ginásticas, esportes, lutas e artes marciais, práticas corporais de aventura, atividades aquáticas, dentre outras. Do ponto de vista profissional, ao tomar a cultura corporal de movimento como objeto de sua intervenção, o educador passa a

  • A considerar que as práticas corporais se relacionam diretamente com o universo cultural, sendo possível, então, que a prática realizada desconsidere os aspectos biológicos e psicológicos do ser humano.
  • B atuar tendo em vista a formação integral do ser humano por via das práticas corporais, sendo este um aspecto que será alcançado somente pela dimensão do saber fazer, no âmbito da cultura corporal de movimento.
  • C intervir, a partir de uma concepção ampliada de corpo, concebendo o ser humano que se movimenta como uma totalidade, em que a esfera conceitual é a única forma de conhecer criticamente a realidade.
  • D reconhecer a dimensão sociocultural das práticas corporais e dos sujeitos que se movimentam, combinando aspectos técnicos, simbólicos, sociais e afetivos em sua intervenção.

A dança é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. A dança permite a experimentação e a criação, no exercício da espontaneidade. Ela contribui também para o desenvolvimento da criança no que se refere à consciência e à construção de sua imagem corporal, aspectos que são fundamentais para o seu crescimento individual e a sua consciência social. Considerando o ensino da dança no contexto da escola, é relevante que o professor

  • A dialogue com os alunos considerando os conhecimentos prévios que possuem sobre a dança.
  • B elabore um planejamento, independentemente do nível de conhecimento e dos interesses da turma.
  • C deixe a cargo dos alunos a definição e a escolha dos conteúdos a serem trabalhados nas unidades de ensino.
  • D construa, previamente, conteúdos relacionados ao contexto internacional explorado no momento.
  • E centralize, como detentor do conhecimento, as ações pedagógicas na condução das aulas.

Julgue o item que se segue.


As danças na Grécia Antiga mais comuns eram as chamadas danças circulares ou danças de roda. Já nos meios palacianos, um dos tipos de dança mais famosos era a BASSE, praticada por casais e bastante popular no século XIV.

  • Certo
  • Errado