Questões de Dança (Educação Física)

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A dança é uma manifestação artística e cultural que assume diferentes formas ao longo da história. Algumas danças possuem estrutura rígida, com movimentos predefinidos, enquanto outras priorizam a liberdade de expressão e a criatividade. Certos estilos são influenciados por tradições culturais e promovem a inclusão dos participantes, independentemente da experiência prévia. Além disso, a dança pode ter um forte significado social, refletindo mudanças históricas e reivindicações culturais.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:

  • A A dança de rua tem origem em um contexto social e foi influenciada pela cultura hip-hop.
  • B As danças étnicas não possuem influência cultural e são praticadas apenas de forma individual.
  • C A dança de salão surgiu com o objetivo de quebrar padrões sociais e estimular a improvisação.
  • D A dança moderna mantém a rigidez postural e os passos predefinidos, assim como a dança clássica.
  • E A dança contemporânea segue um conjunto de regras fixas e prioriza a execução técnica rigorosa.

Em aulas de dança contemporânea no Ensino Médio, um grupo de alunos talentosos monopoliza as criações coreográficas, enquanto outros ficam inibidos e pouco participam. Além disso, há resistência de parte da turma, que prefere danças populares. Como o professor pode equilibrar diferentes perspectivas, promovendo engajamento e respeito às identidades artísticas?

  • A Permitindo que o grupo mais habilidoso decida todas as coreografias, justificando pela qualidade técnica superior.
  • B Mantendo um único estilo de dança pré-definido, excluindo sugestões de diversidade cultural.
  • C Organizando oficinas em que danças populares e movimentos contemporâneos sejam explorados, promovendo experimentações coletivas, espaços de decisão colaborativa e apreciação crítica das diferentes linguagens.
  • D Proibindo coreografias elaboradas, priorizando só improvisações livres sem feedback ou diálogo.

Os conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e a aplicação pelos alunos na sua prática de vida. Dessa forma, quando se refere a conteúdos, está-se englobando conceitos, ideias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes. Assim, a dimensão procedimental de conteúdo pode ser exemplificada no

  • A conhecer as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida e relacioná-las às necessidades atuais de atividade física.
  • B vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira; por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira.
  • C conhecer os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se à frente do computador etc.
  • D reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras.
  • E respeitar os adversários, os amigos, os colegas e resolver os problemas com atitudes de diálogo e não violência.

A dança é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Para o ensino da dança na escola, é relevante que o professor

  • A apresente uma variedade de estilos de dança de diferentes culturas, contextualizando-os histórico e culturalmente.
  • B ensine exclusivamente danças populares da cultura local, já que são as mais familiares aos alunos.
  • C limite o ensino da dança a um único estilo, como a dança de salão, para garantir uma base técnica sólida.
  • D objetive o ensino das coreografias de músicas populares da atualidade, por serem as mais atrativas para os jovens.
  • E promova uma competição de dança entre os alunos para estimular a inclusão de escolares com aptidão para dança.

A dança é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Para o ensino da dança na escola, é relevante que o professor

  • A apresente uma variedade de estilos de dança de diferentes culturas, contextualizando-os histórico e culturalmente.
  • B ensine exclusivamente danças populares da cultura local, já que são as mais familiares aos alunos.
  • C limite o ensino da dança a um único estilo, como a dança de salão, para garantir uma base técnica sólida.
  • D objetive o ensino das coreografias de músicas populares da atualidade, por serem as mais atrativas para os jovens.
  • E promova uma competição de dança entre os alunos para estimular a inclusão de escolares com aptidão para dança.