A avaliação constitui uma tarefa didática necessária na prática docente, tendo em vista verificar se os objetivos propostos foram atingidos. É também um processo complexo que não se resume apenas à realização de provas e enunciação de notas. Através dela, os resultados obtidos durante o trabalho entre professor e aluno podem ser comparados com os objetivos propostos, para se constatar os avanços e as dificuldades dos discentes. Sobre a avaliação formativa, é CORRETO afirmar:
- A É uma avaliação que identifica os conhecimentos e as habilidades de um aluno, permitindo definir os pontos de partida do ensino.
- B É uma avaliação pedagógica que mede o desempenho dos alunos ao final de um período de ensino.
- C É uma avaliação que verifica se o aluno aprendeu aquilo que lhe foi ensinado, a fim de identificar dificuldades de aprendizagem a serem superadas.
- D É uma avaliação que se materializa nos testes realizados ao longo do ano, aplicada no final de um período de ensino.
- E É uma avaliação que acompanha o progresso dos alunos durante o processo de aprendizagem.