Questões de Relação Educação Física Escolar e Esporte (Educação Física)

Limpar Busca

Voser e Giusti (2002, p.68), na obra: O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica afirmam  : “Dentre todos os sistemas mais fáceis de ser aplicado na escola por ter um equilíbrio ofensivo e defensivo, não necessitando muitos deslocamentos combinados para que a bola consiga sair da defesa para a zona de ataque."
Qual item corresponde ao sistema de ataque citado acima?

  • A 3:1
  • B 1:2:1
  • C 3:2
  • D 2:2

González e Bracht (2012) trazem, em sua obra: Metodologia do ensino dos esportes coletivos, os tipos de esportes com e sem interação : “[ ] quando prestamos atenção às características que permitem a comparação entre adversários numa prova ou partida, podemos agrupar os esportes em sete tipos diferentes (três dentro do conjunto sem interação e quatro dentro do conjunto com interação )”.
Levando em conta o aspecto do movimento a ser avaliado, segundo os autores, leia as afirmativas abaixo classificando os esportes sem interação):
I. Esportes de marca são aqueles baseados na comparação dos registros dos índices alcançados em segundos, metros ou quilos.
II. Esportes técnico-combinatórios são aqueles em que a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica e no grau de dificuldade do movimento, sempre respeitando certos padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras.
III. Esportes de combate são caracterizados como disputas nas quais uns tentam vencer os outros por meio de toques, desequilíbrios, imobilização ou exclusão de um determinado espaço.
IV. Esportes de precisão são aqueles cujo objetivo principal é arremessar, bater, lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico fixo ou movimento.
Estão corretas apenas as afirmativas

  • A I, II e IV.
  • B I, II e III.
  • C II, III e IV.
  • D I, III e IV.

Sadi, Costa e Sacco (2008) trazem, em seu artigo: Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações, a classificação da abordagem americana que envolve quatro categorias de jogos: jogos de invasão, jogos de rede/parede, jogos de rebatida/campo e jogos de alvo.
Qual é o jogo em que as decisões importantes estão baseadas nos seus limites físicos, como força, resistência, agilidade, e posicionamento do adversário?

  • A Jogos de invasão.
  • B Jogos de rede/parede.
  • C Jogos de rebatida/campo.
  • D Jogos de alvo.

De acordo com os estudos de Pires e Silveira (2007), educar com o esporte significa contemplar:
- a fruição lúdica e prazerosa do jogo esportivo, na forma das diferentes modalidades e possibilidades de experiências no e com o esporte; - a aprendizagem social e ética do convívio com o outro, com o diferente, numa perspectiva de reconhecimento e respeito à alteridade; - a experiência e a educação estética para reconhecer e admirar a plástica dos movimentos no esporte; - a satisfação pessoal/subjetiva de enfrentar desafios por meio da prática esportiva, e aprender sobre limites e possibilidades de superação; - o conhecimento sobre a dinâmica esportiva, seus códigos, suas regras e suas técnicas como praticante e como espectador; - a compreensão crítica dos muitos discursos que perpassam o campo esportivo, inclusive o produzido pela mídia, que tende a se tornar hegemônico e influenciar as demais manifestações culturais do esporte.
Com base na citação acima, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um dos objetivos da Educação Física é socializar a cultura esportiva e garantir que todos os alunos compreendam, vivenciem e se apropriem do esporte, a ponto de reconstruí-lo. PORQUE II. Ao oferecer condições aos alunos de desenvolver a razão crítica, a análise da complexidade da realidade esportiva e o agir coletivamente, a Educação Física estará contribuindo para uma educação emancipatória.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

O esporte é uma prática solidificada dentro da educação física escolar e que o foco inicial tem duas vertentes, pelo e para o lazer, onde a educação física deve explorar o modelo esportivo para diminuir a uma resistência e também uma melhor aceitação do lazer pelos alunos durante as aulas de educação física na escola.
O modelo esportivo na educação física explora várias possibilidades com os alunos, EXCETO:

  • A a cultura;
  • B a interação;
  • C a socialização;
  • D a baixa-estima.