Questões de Relação Educação Física Escolar e Esporte (Educação Física)

Limpar Busca

A dança é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Para o ensino da dança na escola, é relevante que o professor

  • A apresente uma variedade de estilos de dança de diferentes culturas, contextualizando-os histórico e culturalmente.
  • B ensine exclusivamente danças populares da cultura local, já que são as mais familiares aos alunos.
  • C limite o ensino da dança a um único estilo, como a dança de salão, para garantir uma base técnica sólida.
  • D objetive o ensino das coreografias de músicas populares da atualidade, por serem as mais atrativas para os jovens.
  • E promova uma competição de dança entre os alunos para estimular a inclusão de escolares com aptidão para dança.

O jogo pode ser visto como um fenômeno universal que possui uma pluralidade de olhares e que está presente em todas as culturas, de caráter natural e espontâneo. Também existe a possibilidade de ser usado como um recurso pedagógico nas aulas de Educação Física, justamente por explorar uma diversidade de conteúdos e por poder atribuir lhes um sentido sociocultural, não o vendo apenas como um elemento para o desenvolvimento de determinadas habilidades técnicas. É CORRETO afirmar que o jogo na educação física escolar

  • A desenvolve somente os aspectos motores.
  • B deve ter regras rígidas e inflexíveis.
  • C pode promover o desenvolvimento do respeito mútuo.
  • D pode ser utilizado somente no ensino dos esportes.
  • E proporciona maior individualidade esportiva.

Os jogos pré-desportivos são adaptações de esportes tradicionais e recreativos que visam ensinar os movimentos básicos e fundamentos de uma modalidade esportiva.

Assinale a opção que mostra um exemplo de jogo pré-desportivo.

  • A Taco.
  • B Bocha.
  • C Pular corda.
  • D Amarelinha.
  • E Gol a gol, no futsal.

O jogo pode ser visto como um fenômeno universal que possui uma pluralidade de olhares e que está presente em todas as culturas, de caráter natural e espontâneo. Também existe a possibilidade de ser usado como um recurso pedagógico nas aulas de Educação Física, justamente por explorar uma diversidade de conteúdos e por poder atribuir lhes um sentido sociocultural, não o vendo apenas como um elemento para o desenvolvimento de determinadas habilidades técnicas. É CORRETO afirmar que o jogo na educação física escolar

  • A desenvolve somente os aspectos motores.
  • B deve ter regras rígidas e inflexíveis.
  • C pode promover o desenvolvimento do respeito mútuo.
  • D pode ser utilizado somente no ensino dos esportes.
  • E proporciona maior individualidade esportiva.

A dança é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Para o ensino da dança na escola, é relevante que o professor

  • A apresente uma variedade de estilos de dança de diferentes culturas, contextualizando-os histórico e culturalmente.
  • B ensine exclusivamente danças populares da cultura local, já que são as mais familiares aos alunos.
  • C limite o ensino da dança a um único estilo, como a dança de salão, para garantir uma base técnica sólida.
  • D objetive o ensino das coreografias de músicas populares da atualidade, por serem as mais atrativas para os jovens.
  • E promova uma competição de dança entre os alunos para estimular a inclusão de escolares com aptidão para dança.