Questões de Relação Educação Física Escolar e Esporte (Educação Física)

Limpar Busca

Dentre os diferentes métodos de ensino dos esportes existe o método situacional. Sua metodologia se baseia em situações de jogo semi-estruturadas. Ele tem como objetivo desenvolver a capacidade cognitiva do atleta, como a percepção, a tomada de decisão e a antecipação. A respeito deste método de ensino dos esportes analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I - O método situacional é uma metodologia ativa e contemporânea.
II - Na metodologia situacional o aluno/atleta aprende levando em consideração seus interesses, experiências anteriores, sua inteligência e sua criatividade.
III - No modelo situacional esta metodologia enfatizará a solução das situações problemas do esporte em questão, por meio da compreensão tática do jogo
IV - No método situacional os gestos técnicos são realizados repetidamente até que o aluno/atleta tenha o pleno domínio da ação para que possa de forma inteligente inserir esta técnica adquirida no jogo.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

 A relação entre esporte e mídia é intrínseca e complexa, com impactos significativos na Educação Física. A mídia, ao transmitir eventos esportivos e promover atletas, influencia a forma como o esporte é percebido e praticado na sociedade, com reflexos diretos na Educação Física escolar e não escolar. Com base nesse tema, analise as assertivas a seguir acerca da relação entre esporte, mídia e os desdobramentos na Educação Física escolar:


I.A mídia, ao transmitir eventos esportivos, influencia a escolha de modalidades esportivas praticadas nas aulas de Educação Física, priorizando aquelas que são mais populares e midiáticas.


II.A Educação Física, ao promover a saúde e o bem-estar, distancia-se sempre do esporte espetáculo apresentado pela mídia, que se concentra na busca por resultados e performances de alto nível.


III.A mídia pode ser utilizada como ferramenta pedagógica na Educação Física, através da análise crítica de vídeos de jogos, entrevistas com atletas e reportagens sobre o esporte, fomentando o senso crítico nos alunos.


É correto o que se afirma em:

  • A I e II apenas.
  • B I, II e III.
  • C II e III apenas.
  • D I e III apenas.
  • E II apenas.

O Esporte Contemporâneo corresponde a um fenômeno histórico, social e cultural, que envolve diferentes dimensões e, com isso, diversas possibilidades de análise e discussões. Entre as diversas discussões realizadas acerca dos esportes estão os métodos utilizados para ensino dos esportes. Entre estes métodos o Teaching Games for Understanding (TGFU) é um método de ensino de esportes que se baseia em jogos adaptados para ajudar os alunos a compreender a dinâmica dos jogos. A respeito deste método de ensino dos esportes analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I - O TGFU foi proposto por seus idealizadores que acreditavam que as aulas/treinamentos na iniciação esportiva se estruturavam a partir de atividades analíticas, desvinculadas do contexto do jogo e que visavam o ensino de habilidades técnicas.
II - Na metodologia de ensino dos esportes pautados no TGFU as crianças aprendem a solucionar os problemas táticos durante a vivência do jogo.
III - A metodologia do TGFU encara o jogo como um contexto que oferece a possibilidade de aprendizagem a partir da integração de elementos sociais, culturais, físicos e emocionais.
IV - No TGFU a aprendizagem dos esportes deve ocorrer dentro e a partir do contexto do jogo.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

A competição, principalmente no âmbito escolar, por muito tempo esteve polarizada, sendo alimentada à base de contradições e, consequentemente, repelindo qualquer possibilidade de diálogo. Os pólos que alimentaram as discussões sobre competições, em diferentes abordagens, viveram, ou vivem reféns da apresentação de seus aspectos positivos de um lado e dos negativos do outro. Dentre os principais fatores que contribuíram para as contradições dessas discussões, temos sua negação pela Educação Física, quando analisamos o número de obras que discutem a competição no espaço escolar. Assim, a respeito da competição analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I - A competição é elemento fundamental do esporte, que dá sentido a sua existência, e é nela que a manifestação do esporte se realiza em sua plenitude.
II - Qualquer ação orientada para o ensino e aprendizagem do esporte não está desvinculada da necessidade de se aprender a competir.
III - A competição escolar realizada de forma adequada pressupõe seu compromisso com a educabilidade do sujeito, entendemos que esta deve estar consciente de suas particularidades e função.
IV - A competição não se encerra apenas nas fronteiras das práticas esportivas corporais, mas assume e transcende à plenitude da própria condição humana e de humanização ao reconhecer os competidores competindo. A competição em si não é boa ou má, ela é o que fazemos dela.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

O ensino de esportes como o voleibol no contexto escolar requer estratégias que promovam habilidades técnicas e sociais. Nesse sentido, podemos afirmar:

  • A O voleibol deve ser abordado apenas em competições escolares de alto rendimento.
  • B A prática do voleibol desconsidera o desenvolvimento social e afetivo dos estudantes.
  • C O ensino do voleibol permite a integração de habilidades técnicas, sociais e de trabalho em equipe.
  • D O voleibol é indicado apenas para alunos com nível técnico avançado.