Questões de Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem (Pedagogia)

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Sobre os indicadores de qualidade da educação superior, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia os cursos de graduação. Seu cálculo é realizado com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
  • B O Conceito Enade avalia os cursos a partir dos desempenhos dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). É calculado e divulgado anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame. Desde a edição de 2015, passou a ser realizado por curso de graduação.
  • C O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) objetiva mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
  • D O Índice Geral de Cursos avalia os cursos de graduação. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os desempenhos dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), as informações do Censo da Educação Superior, a Autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Avaliação externa.

Segundo Villas Boas, “Avaliação formativa é o processo pelo qual são analisadas continuamente todas as atividades em desenvolvimento e as desenvolvidas pelos estudantes, para que eles e os professores identifiquem o que já foi aprendido e o que falta ser aprendido, a fim de que se providenciem os meios para que todos avancem sem interrupções e sem percalços. (…) Uma das principais características da avaliação formativa é ser conduzida pelo próprio professor. Também os estudantes participam do processo: se avaliam e avaliam o trabalho desenvolvido. (VILLAS BOAS, B. M de F. Portfólio, avaliação formativa e feedback. In: _____ (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017.)
Considere as afirmativas sobre a avaliação do ensino/aprendizagem na perspectiva formativa e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A entrevista permite ao professor se certificar se o estudante aprendeu ou não os conteúdos, pois nela não há como ele “colar” ou trapacear. Para promover a cultura da autoavaliação, os estudantes devem necessariamente atribuir uma nota ao seu desempenho. ( ) Valoriza a avaliação informal, pois ela permite que o professor compreenda melhor cada aluno e o desenvolvimento de seu processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que seja desenvolvida de maneira planejada e sistemática. ( ) O portfólio é uma coleção das produções do estudante, organizada por ele mesmo, com orientação do professor. Para que o aluno seja capaz de avaliar seu portfólio, é preciso que ele receba do professor um feedback e que, a partir dele, compare o seu nível atual de desempenho com o esperado. ( ) A observação permite ao professor investigar as características individuais e coletivas dos estudantes, com o objetivo de identificar os fatores que facilitam ou dificultam as aprendizagens. Os resultados da observação não devem ser convertidos em notas ou repassados aos alunos.
Assinale a sequência correta.

  • A V, V, F, F
  • B F, F, F, V
  • C V, F, V, F
  • D F, V, V, V

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Considere as dimensões institucionais abaixo:
I- Missão e plano de desenvolvimento institucional. II- Políticas de atendimento aos estudantes. III- Inserção profissional dos egressos dos últimos dez anos. IV- Planejamento e avaliação.
São dimensões institucionais consideradas pelo SINAES:

  • A II e IV, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.

Considere as afirmativas sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA):
I- Tem atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. II- Possui atuação atrelada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ou colegiado equivalente) existente na instituição de educação superior. III- O Pró-Reitor de Graduação e o Pró-Reitor de Pós-Graduação respondem, respectivamente, pela presidência e vice-presidência da CPA. IV- Deve ser assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, vedando-se composições que privilegiem a maioria absoluta de um dos segmentos.
É correto o que se afirma em

  • A I e III.
  • B II e III.
  • C I e IV.
  • D II e IV.

No Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é o instrumento utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação. Sobre esse exame, é correto afirmar:

  • A A aplicação do exame é acompanhada de instrumento destinado a conhecer o perfil dos estudantes, com o objetivo de levantar informações relevantes para a compreensão qualitativa de seus desempenhos, expressos por meio de conceitos, ordenados em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez).
  • B Afere o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nos Projetos Pedagógico-Curriculares dos respectivos cursos de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
  • C É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo a nota obtida no exame registrada no histórico escolar do estudante. Aqueles que obtêm notas baixas não são, contudo, penalizados. Anualmente o Ministério da Educação emite portarias que regulamentam cada edição de aplicação do exame, incluindo os cursos a serem avaliados. Os estudantes dispensados de participar do exame têm a referida dispensa registrada no histórico escolar.
  • D Aos estudantes de melhor desempenho no ENADE, o Ministério da Educação concede estímulo, na forma de bolsa de estudos, ou auxílio específico, ou ainda alguma outra forma de distinção com objetivo similar, destinado a favorecer a excelência e a continuidade dos estudos, em nível de graduação ou de pós-graduação, conforme estabelecido em regulamento.