Questões de Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

Em relação às características, objetivos e funções da avaliação da aprendizagem, analise as alternativas abaixo:
I. Avaliação formativa: verifica o progresso e as dificuldades de aprendizagem dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Permite que sejam feitos ajustes às necessidades dos alunos.
II. Avaliação somativa: usada ao final de cada uma das três etapas da educação para determinar o grau de domínio dos alunos sobre os conteúdos trabalhados, com a atribuição de notas ou conceitos como forma de classificação.
III. Avaliação diagnóstica: parte do conhecimento prévio dos alunos, identificando suas habilidades ou dificuldades de aprendizagem podendo ser aplicada no início do processo de ensino aprendizagem.

Estão CORRETAS:

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C I e III.
  • D todas as alternativas.

Na prática pedagógica, a avaliação da aprendizagem desempenha um papel fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a função da avaliação formativa no processo educativo?

  • A Atribuir uma nota final para o aluno, baseada no seu desempenho ao longo do ano.
  • B Utilizar testes padronizados para classificar o nível de todos os alunos de forma uniforme.
  • C Avaliar apenas os conhecimentos teóricos, desconsiderando o desenvolvimento de habilidades práticas.
  • D Identificar as dificuldades dos alunos durante o processo de ensino, permitindo ajustes no ensino e reforço onde necessário.

Quando se propõe a avaliação formativa, o objetivo deve ser a aprendizagem. Assim, os procedimentos e instrumentos de avaliação são entendidos como:

  • A fontes de informação e referência para a formulação de práticas educativas que levem à formação global de todos os envolvidos no processo escolar
  • B mecanismos de classificação das habilidades específicas e competências gerais desenvolvidas, de acordo com o modelo definido como padrão
  • C equipamentos criteriosamente elaborados para mensurar o nível de desempenho atingido por alunos e professores
  • D recursos para medir os conhecimentos aprendidos pelo estudante ao longo do período letivo

Com relação às avaliações educacionais, julgue o item seguinte.


As avaliações educacionais padronizadas são sempre justas e inclusivas, pois conseguem medir com precisão o desempenho de todos os alunos, independentemente de suas condições sociais e econômicas.

  • Certo
  • Errado

Com relação às avaliações educacionais, julgue o item seguinte.


As avaliações educacionais padronizadas são sempre justas e inclusivas, pois conseguem medir com precisão o desempenho de todos os alunos, independentemente de suas condições sociais e econômicas.

  • Certo
  • Errado