No decurso de um projeto de análise tática nas aulas de Educação Física, o docente constatou que determinados estudantes encontravam dificuldades na compreensão dos dados produzidos por aplicativos, enquanto outros demonstraram restrições de acessibilidade digital, comprometendo assim sua plena participação. Tendo em vista a relevância de uma metodologia educacional inclusiva e da utilização reflexiva de tecnologias, indique a prática mais apropriada para propiciar uma vivência educacional igualitária, que atenda às variadas necessidades da classe e estimule a autonomia e o pensamento crítico:
- A concentrar a instrução sobre o aplicativo exclusivamente em estudantes que apresentam maior dificuldade de acesso, de modo a evitar quaisquer atrasos no progresso geral.
- B proporcionar formação em análise de dados e acessibilidade digital, por meio de estratégias individualizadas para cada estudante, com o objetivo de fomentar a autonomia.
- C presumir que a análise de dados é mais benéfica para estudantes de elevado desempenho, ignorando as demandas dos demais, a fim de evitar frustrações e dispersões.
- D substituir a análise de dados por tarefas tradicionais, concentrando-se exclusivamente na avaliação física e técnica, a fim de prevenir complicações digitais.
- E conferir prioridade ao conteúdo analógico, destinando a análise de dados e a acessibilidade digital para avaliações formais, diminuindo a complexidade nas aulas.