Questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

No decurso de um projeto de análise tática nas aulas de Educação Física, o docente constatou que determinados estudantes encontravam dificuldades na compreensão dos dados produzidos por aplicativos, enquanto outros demonstraram restrições de acessibilidade digital, comprometendo assim sua plena participação. Tendo em vista a relevância de uma metodologia educacional inclusiva e da utilização reflexiva de tecnologias, indique a prática mais apropriada para propiciar uma vivência educacional igualitária, que atenda às variadas necessidades da classe e estimule a autonomia e o pensamento crítico:

  • A concentrar a instrução sobre o aplicativo exclusivamente em estudantes que apresentam maior dificuldade de acesso, de modo a evitar quaisquer atrasos no progresso geral.
  • B proporcionar formação em análise de dados e acessibilidade digital, por meio de estratégias individualizadas para cada estudante, com o objetivo de fomentar a autonomia.
  • C presumir que a análise de dados é mais benéfica para estudantes de elevado desempenho, ignorando as demandas dos demais, a fim de evitar frustrações e dispersões.
  • D substituir a análise de dados por tarefas tradicionais, concentrando-se exclusivamente na avaliação física e técnica, a fim de prevenir complicações digitais.
  • E conferir prioridade ao conteúdo analógico, destinando a análise de dados e a acessibilidade digital para avaliações formais, diminuindo a complexidade nas aulas.

Uma pessoa pratica uma habilidade para conseguir aumentar sua capacidade de executá-la em situações futuras que a solicitem. Uma característica da prática que aumenta as oportunidades de desempenhos futuros bem-sucedidos consiste na variabilidade das experiências práticas. Uma forma de programar práticas variáveis consiste em aplicar o fenômeno da aprendizagem conhecido como efeito da interferência contextual. A prática que produz um efeito superior na retenção e na transferência da aprendizagem é aquela que apresenta uma interferência contextual

  • A inexistente.
  • B mínima.
  • C baixa.
  • D média.
  • E alta.

Tendo em vista a relevância da análise de dados na prática educacional, identifique a estratégia pedagógica mais apropriada que mantenha respeito e inclusão entre os envolvidos, bem como para promova a autonomia, a reflexão crítica e o uso consciente das ferramentas digitais pelos estudantes, com ênfase na produção e edição de vídeos pertinentes às atividades físicas:

  • A promover a criação de vídeos e outros conteúdos, sem proporcionar orientações acerca de direitos autorais, ética ou privacidade, visando estimular a liberdade criativa sem limitações.
  • B fomentar discussões e oficinas que incentivem a análise crítica e consciente dos conteúdos empregados e gerados, levando em conta informações sobre tendências e padrões de utilização.
  • C enfatizar que qualquer material disponível na internet pode ser utilizado de forma livre, sem necessidade de verificação ou permissão, a fim de promover a criação de vídeos e conteúdos pelos discentes.
  • D estimular a divulgação de vídeos e conteúdos, a fim de promover a expressão e a autonomia dos discentes.
  • E limitar as plataformas digitais às atividades de avaliação, restringindo a elaboração e a análise de conteúdos, com ênfase na rotina.

O uso de tecnologias digitais na Educação Física e em programas de saúde tem se expandido rapidamente, com ferramentas como aplicativos, relógios inteligentes, plataformas online e dispositivos de monitoramento de saúde auxiliando o planejamento, acompanhamento e personalização das atividades físicas. O profissional deve saber utilizar essas tecnologias de maneira crítica, ética e pedagógica.


Quando se trata da aplicação de novas tecnologias em programas de atividade física, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O uso de aplicativos e dispositivos eletrônicos dispensa o acompanhamento do profissional de Educação Física, tornando as práticas autônomas e autoexplicativas.
  • B O uso de tecnologias digitais deve ser cuidadoso, pois interfere negativamente na relação entre profissional e participante, tornando o processo impessoal.
  • C A tecnologia na Educação Física deve acontecer apenas em academias e centros de alto rendimento, não sendo útil em contextos escolares ou comunitários.
  • D As tecnologias digitais, como aplicativos e dispositivos de monitoramento, podem contribuir significativamente para o acompanhamento individualizado, a motivação e o engajamento dos participantes em programas de atividade física.
  • E A implementação de tecnologias digitais deve ocorrer apenas quando todos os participantes tiverem acesso a dispositivos de última geração, garantindo a uniformidade.

No Currículo Paulista (2020), etapa Ensino Médio, na proposta da unidade temática Esporte, o estudante irá retomar as classificações esportivas, buscando modalidades alternativas ainda não vivenciadas, ampliando a discussão de temas diversos.

A qual a prática corporal o texto se refere?

  • A Tchoukball.
  • B Handebol.
  • C Futebol.
  • D Golfe.
  • E Punhobol.