Questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca
Qual a abordagem retratada na obra “Metodologia do Ensino de Educação Física”, tendo recebido na Educação Física grande influência dos educadores José Libaneo e Dermerval Saviani?
  • A Construtivista.
  • B Crítico-superadora.
  • C Sociocultural.
  • D Desenvolvimentista.
Dentro da perspectiva progressista surge a proposta denominada de Crítico Superadora, embasada na pedagogia histórico crítica; estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de
  • A cultura esportiva.
  • B cultura social.
  • C cultura corporal.
  • D conhecimento cultural.
(DIRETRIZES CURRICULARES, 2008) O maior desafio para a Educação Física Escolar é buscar superar as formas anteriores de concepção e atuação na escola, visto que a superação deve ser entendida como ir além, devendo ser trabalhada sob o viés de interlocução com outras áreas, que permitam entender o corpo em sua complexidade, ou seja, sob uma abordagem
  • A Biológica e Antropológica.
  • B Sociológica e Psicológica.
  • C Filosófica e Política.
  • D Todas as alternativas estão corretas.
“[...] é preciso entender que as habilidades motoras, desenvolvidas num contexto de jogo, de brinquedo, no universo da cultura infantil, de acordo com o conhecimento que a criança já possui, poderão se desenvolver sem a monotonia dos exercícios prescritos por alguns autores. Talvez não se tenha atentado para o fato de que jogos, como amarelinha, pegador, cantigas de roda, têm exercido, ao longo da história, importante papel no desenvolvimento das crianças [...]. Aprender a trabalhar com esses brinquedos poderia garantir um bom desenvolvimento das habilidades motoras sem precisar impor às crianças uma linguagem corporal que lhes é estranha [...]” (FREIRE, 1989, p. 24). Nessa abordagem, o jogo como conteúdo/estratégia tem papel privilegiado e os conteúdos devem ser desenvolvidos em uma progressão pedagógica, em uma ordem de habilidades, das mais simples (habilidades básicas) para as mais complexas (específicas). Tal compreensão corresponde à abordagem
  • A desenvolvimentista.
  • B sistêmica
  • C construtivista.
  • D crítico-superadora.
  • E crítico-emancipatória.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação às abordagens pedagógicas da educação física.
  • A A abordagem desenvolvimentista tem em Tani seu principal defensor em seus trabalhos de 1987 e 1988, com colaboradores.
  • B A abordagem plural tornou-se conhecida no Brasil por influência do professor alemão Hildebrandt. Essa proposta é tratada na obra “Concepções abertas no ensino da Educação Física”, de Hildebrandt e Laging, publicada em 1986.
  • C A abordagem construtivista, segundo Bracht (1999), exerceu grande influência na Educação Física brasileira nos anos 1970 e 1980. Seu principal representante no Brasil é Freire e recebe influências da área da psicologia, tendo Piaget como referencial teórico.
  • D A abordagem crítico-emancipatória tem como principal idealizador Elenor Kunz, com as obras “Educação Física: ensino e mudanças”, publicada em 1991, e “Transformação didático-pedagógica do esporte”, publicada em 1994.
  • E A abordagem crítico-superadora é retratada na obra “Metodologia do ensino de Educação Física”, publicada em 1992, a partir de um grupo de pesquisadores tradicionalmente denominados por um coletivo de autores composto por Carmem Lúcia Soares, Celi Nelza Zülke Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Ortega Escobar e Valter Bracht.