Questões de Didática e Prática de Ensino na Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

Esta abordagem compreende que o papel da educação física é promover a compreensão da estrutura autoritária dos processos sociais institucionalizados, entre os quais dá destaque ao esporte, por meio de procedimentos metodológicos que confrontem o estudante com a realidade. Considera o aluno como um indivíduo dotado de capacidades críticas suficientes para atender aos desafios complexos que o mundo apresenta. O processo de ensino-aprendizagem proposto por esta abordagem concebe a organização didática a partir de três categorias: trabalho, interação e linguagem, que embora constituídas em separado, totalizam o esforço de desenvolver as competências objetiva, social e a comunicativa. Apresenta quatro estratégias didáticas para o ensino: a encenação; a problematização; a ampliação e a reconstrução coletiva do conhecimento.

  • A Abordagem crítico-superadora.
  • B Abordagem das Aulas abertas à experimentação ou Ensino Aberto.
  • C Abordagem crítico emancipatória.
  • D Abordagem dos Estudos Culturais da Educação Física.

"Os pressupostos desta abordagem estão atrelados à conscientização das pessoas frente às injustiças decorrentes da divisão das classes sociais. O projeto político pedagógico tem a finalidade de ponderar sobre a ação antrópica na realidade através da educação. Desta forma, interpreta a realidade social para os conteúdos, sua contemporaneidade e adaptação às características sociocognitivas dos alunos."

O fragmento do texto traz características predominantes na abordagem pedagógica da Educação Física escolar:

  • A Abordagem crítico-superadora.
  • B Abordagem crítico-emancipatória.
  • C Abordagem desenvolvimentista.
  • D Abordagem interacionista-construtivista.

No tocante à Educação Física e a pluralidade cultural, analise as sentenças abaixo e marque a opção INCORRETA.

  • A A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais. Permite também que se perceba como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana.
  • B A pluralidade cultural na escola diz respeito ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais significa aderir os valores do outro.
  • C Particularmente no Brasil, as danças, os esportes, as lutas, os jogos e as ginásticas, das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais, compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.
  • D Na escola, a Educação Física pode fazer um trabalho de pesquisa e cultivo de brincadeiras, jogos, lutas e danças produzidos na cultura popular, que por diversas razões correm o risco de ser esquecidos ou marginalizados pela sociedade.

A aprendizagem motora pode ser conceituada como mudanças em processos internos que determinam a capacidade do indivíduo de produzir uma ação motora. No processo da aprendizagem existe o que Schmidt (2001) determina como estabelecimento de metas para a aprendizagem da habilidade. Algumas vezes os indivíduos estabelecem metas de resultado que envolvem comparações com a performance de outras pessoas. Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira, levando-se em conta esta questão.


1. Metas de resultados

2. Metas de Performance

3. Metas de Processo

4. Habilidade Alvo


( ) Alvos para a melhora da performance relativa a uma execução prévia.

( ) Tarefas que os indivíduos querem ser capazes de resolver.

( ) Alvos para a performance que focam no resultado final da atividade.

( ) Melhora da performance focada na qualidade do movimento.


Asequência que preenche CORRETAMENTE os parênteses está na alternativa:

  • A 1, 2, 3 e 4.
  • B 3, 2, 4 e 1.
  • C 4, 3, 1 e 2.
  • D 2, 4, 1 e 3.
  • E 4, 1, 3 e 2.

A educação Física, enquanto área do conhecimento, estabelece interlocuções significativas que auxiliam na ampliação da dimensão dos processos de ensino e aprendizagem. A didática é um exemplo. No que diz respeito à avaliação, como parte de ação coletiva de formação dos estudantes, ocorre, portanto, em várias esferas e com vários objetivos. Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.


1. Avaliação da aprendizagem dos estudantes

2. Avaliação da instituição

3. Avaliação do sistema escolar


( ) O protagonismo é do coletivo dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola, guiados por um projeto políticopedagógico coletivo.

( ) Do conjunto das escolas de uma rede escolar, na qual a responsabilidade principal é do poder público.

( ) O professor tem um protagonismo central.


A sequência CORRETA é:

  • A 2, 3 e 1.
  • B 3, 1 e 2.
  • C 1, 2 e 3.
  • D 2, 1 e 3.
  • E 3, 2 e 1.