Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Cuiabá - Professor - Pedagogia (2015)

Limpar Busca

O Brasil tem feito grandes progressos em matéria de meio ambiente. Reduziu a extração ilegal de madeira, tem uma política ambiental severa e um sistema de alto nível para controlar esta política, mas ainda desmata uma área equivalente ao território de Israel a cada quatro anos. " Em relação ao primeiro período, o segundo período desse segmento inicial do texto tem a função global de

  • A mostrar progressos e deficiências na política ambiental do Brasil.
  • B exemplificar medidas tomadas pelo Governo na área ambiental para valorizá-lo politicamente.
  • C resumir as medidas ambientais do Governo, explicando-as em detalhe.
  • D retificar uma falsa ideia que pode ter sido criada no período anterior
  • E enumerar todas as medidas tomadas pelo Governo na área ambiental.

O trecho a seguir apresenta o relatório de uma professora sobre o início de um projeto desenvolvido com seus alunos de 5 anos.

 

Assinale a opção que melhor completa o item I do relatório da professora. 

  • A Após decidirmos sobre o tema que pretendíamos investigar, as crianças apresentaram na roda as informações que já conheciam, baseadas em suas experiências prévias (filmes, livros, conversas...). Registramos e fixamos em nosso mural, com o título: “Já sabemos
  • B Após decidirmos sobre o tema que pretendíamos investigar, lemos um texto selecionado sobre o tema, para que as crianças começassem a descobrir informações importantes sobre os dinossauros.
  • C Após decidirmos sobre o tema que pretendíamos investigar, assistimos a um filme sobre os dinossauros para que as crianças se interessassem pelo tema.
  • D Após decidirmos sobre o tema que pretendíamos investigar, consultei o planejamento curricular da minha série para encaixar os objetivos dos conteúdos a serem ensinados ao tema do projeto
  • E Após decidirmos sobre o tema que pretendíamos investigar, agendei uma visita ao museu de história natural para que as crianças realizassem um trabalho de pesquisa semelhante.

A professora reuniu três registros do nome próprio feitos por, uma aluna (5 anos), ao longo do semestre.

Seu principal objetivo ao organizar este portfólio foi

  • A registrar o desenvolvimento da criança sobre a aprendizagem da escrita de seu nome, para apresentar a seus pais.
  • B registrar o progresso da criança na escrita de seu nome para comprovar sua capacidade de cursar a série seguinte.
  • C acompanhar o processo evolutivo da criança no desenvolvimento da escrita, partindo de um modelo estável: o nome próprio.
  • D comparar o processo evolutivo desta criança na escrita de seu nome com os registros dos outros colegas da turma.
  • E apresentar os resultados de aprendizagem desta e de outras crianças da turma para a coordenação pedagógica da escola.

Assinale a opção que apresenta a leitura correta sobre as informações da tabela acima.

  • A A maioria dos professores afirma que, em sua escola e naquele ano, o Projeto Político Pedagógico foi elaborado em uma versão inédita.
  • B A maioria dos respondentes afirma que houve discussão na produção do documento, o que estaria de acordo com o princípio legal da gestão democrática da escola.
  • C Os dados asseguram que, em todas as escolas participantes da Prova Brasil 2013, os professores participaram da elaboração do Projeto Político Pedagógico.
  • D A porcentagem de professores que não sabem como foi desenvolvido o Projeto Político Pedagógico em suas escolas é praticamente nula, não merecendo atenção.
  • E Podemos afirmar que a prática da gestão democrática é uma conquista já garantida nas escolas públicas brasileiras.

Reduziu a extração ilegal de madeira, tem uma política ambiental severa e um sistema de alto nível para controlar esta política, mas ainda desmata uma área equivalente ao território de Israel a cada quatro anos.”

Assinale a opção que indica a forma inadequada de reescrever esse segmento do texto, por incorreção ou modificação de sentido.

  • A “Apesar de ter reduzido a extração ilegal de madeira, tem uma política ambiental severa e um sistema de alto nível para controlar esta política, mas ainda desmata uma área equivalente ao território de Israel a cada quatro anos.”
  • BPois reduziu a extração ilegal de madeira, tem uma política ambiental severa e um sistema de alto nível para controlar esta política, mas ainda desmata uma área equivalente ao território de Israel a cada quatro anos.
  • CAinda que tenha reduzido a extração ilegal de madeira e instituído uma política ambiental severa e um sistema de alto nível para controlar esta política, ainda desmata uma área equivalente ao território de Israel a cada quatro anos.”
  • DEmbora tenha reduzido a extração ilegal de madeira, tenha uma política ambiental severa e um sistema de alto nível para controlar esta política, ainda desmata uma área equivalente ao território de Israel a cada quatro anos.
  • EReduziu a extração ilegal de madeira, tem uma política ambiental severa e um sistema de alto nível para controlar esta política; ainda desmata, porém, uma área equivalente ao território de Israel a cada quatro anos.”