Questões de Redação - Reescritura de texto (Português)

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Assinale a alternativa em que a expressão/frase está corretamente reescrita, considerando o sentido no texto.

  • A Esfregavam com força as ventas e as barbas. Lavavam com debilidade o nariz e a barba.
  • B O chão inundava-se. O chão descarregava-se de água.
  • C … era um subir e fechar a cada instante. Os chuveiros ficavam no alto e as pessoas precisavam subir para usá-las quando então fechavam suas portas.
  • D … não se davam ao trabalho. As crianças não tinham vez, frente à fila de adultos para usar as latrinas.
  • E Via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço. Os braços e pescoço morenos ficavam à mostra.

Para responder à questão, considere a seguinte passagem.

Ele seduz porque é esperto (mais do que inteligente), ressentido (como quase todos nós), cheio de alegria (como desejamos) e repleto de uma vivacidade que aprendemos a admirar na ficção, ainda que um pouco cansativa na vida real. Como em todas as festas, admiramos o palhaço e, nem por isso, desejamos tê-lo sempre em casa.

O trecho em destaque na passagem pode ser substituído, sem prejuízo do sentido, por

  • A … entretanto um pouco cansativa na vida real. Assim em todas as festas…
  • B … pois um pouco cansativa na vida real. De maneira que em todas as festas…
  • C … contanto que um pouco cansativa na vida real. Igualmente em todas as festas…
  • D … desde que um tanto cansativa na vida real. Efetivamente em todas as festas…
  • E … embora um pouco cansativa na vida real. Tal qual em todas as festas…

As bibliotecas escolares, em seus diversos modos de ser e de se manifestar, geralmente são foco de muitas das atividades e experiências vinculadas ao conceito de “promoção de leitura”. A partir da segunda metade do século XX, com distintos desdobramentos conforme as circunstâncias em que a escolarização se desenvolvia, começaram a conviver, de forma tensa, dois discursos sobre a leitura nos períodos da infância e da adolescência: o discurso da leitura para o estudo, quase sempre relacionada à obrigatoriedade, e aquele voltado à leitura livre, à qual logo foi associada a ideia bastante difusa de prazer.
    A confluência de ambos os discursos foi possível graças ao pacto entre a escola e outras experiências externas a ela, principalmente, embora não de maneira exclusiva, por parte das bibliotecas públicas.

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. p. 77. (Fragmento).

Assinale a alternativa que apresenta o trecho que NÃO pode substituir o fragmento negritado no texto, por não manter adequação semântica.

  • A [...] embora não exclusivamente por parte de bibliotecas, mas de maneira especial por parte delas.
  • B [...] principalmente por parte das bibliotecas públicas, mas não apenas por parte delas.
  • C [...] precipuamente por parte das bibliotecas públicas, mesmo que não somente por parte delas.
  • D [...] especialmente, embora não unicamente, por parte das bibliotecas públicas.

Assinale a alternativa em que o trecho destacado na passagem – … o divertido encenador de pantomimas necessita do palco compartilhado com algum Pierrot. Sem a figura triste do último, inexiste a alegria do primeiro. – está reescrito e expressando o sentido do original.

  • A Inexiste a alegria desse, sem a figura triste deste.
  • B Sem a figura triste deste, inexiste a alegria daquele.
  • C Sem a figura triste dele, inexiste a alegria desse.
  • D Sem a figura triste de um, inexiste a alegria dele.
  • E Inexiste a alegria desse, sem a figura triste daquele.

Considere a passagem:

      Mesmo essa acepção, como vimos, tinha seu lado escuro, parente de um uso metafórico bastante popular que a palavra carrega décadas. No século passado, tornou-se possível falar em “vírus do fascismo”, por exemplo. Ou “vírus da burrice”. 

Os termos destacados na passagem transcrita podem ser corretamente substituídos por:

  • A Inclusive ... tal qual ... faz ... referir-se à
  • B Igualmente ... segundo ... fazem ... referir ao
  • C Até ... conforme ... faz ... referir-se a
  • D Precisamente ... conforme... fazem ... referir-se a
  • E De fato ... tal qual ... faz ... referir-se à