Questões comentadas de Concursos para Professor de Letras - Língua Portuguesa

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A complexidade da docência na área da didática na Educação Básica tem gerado significativas discussões voltadas à formação docente. Chevallard (1998), Perrenoud (1997), Hernández (2004), Tardif (2008) são teóricos que se preocuparam em discutir os saberes docentes, ou seja, saberes que os professores trazem para o interior da sala de aula e os auxiliam na realização do seu ofício docente bem como aqueles que ocupam um lugar no currículo (formal ou oculto) dos programas de educação básica nas escolas. Diante dessa constatação, analise o esquema a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


No esquema, há uma exposição de fluxos de saberes oriundos tanto da esfera acadêmica (saber sábio/científico) como da sociedade (saber cotidiano), os quais convergem para o sistema de ensino. As letras (x) e (Y) se referem ao fluxo de um modelo de interpretação teórica das relações que se estabelecem entre a ciência e o ensino (didática). Assim, as letras (x) e (y) demonstram o que se denomina, no campo da didática, de

  • A sequência didática.
  • B transposição didática.
  • C metodologia ativa e significativa.
  • D transdisciplinaridade didática.

O texto, na sua totalidade,

  • A desenvolve uma explicação em torno de um fenômeno comunicativo, expondo suas causas.
  • B estabelece um diálogo com uma tese anterior, a qual reforça com argumentos, e conclui ratificando-a.
  • C estabelece um diálogo com uma tese anterior, a qual refuta com argumentos, e defende uma nova tese.
  • D desenvolve uma explicação em torno de um fenômeno comunicativo, relatando suas consequências.

Sobre o título do texto, é correto afirmar que ele permite o resgate de uma informação implícita

  • A pressuposta e direciona para a questão central a ser discutida.
  • B subentendida e direciona para a questão central a ser discutida.
  • C pressuposta e gera uma expectativa a ser desconstruída pela leitura do texto.
  • D subentendida e gera uma expectativa a ser desconstruída pela leitura do texto.

Leia o período reproduzido a seguir.


A leitura e a escrita, o letramento, enfim, abre as portas de incontáveis mundos discursivos, aos quais os aprendizes só vão ter acesso por meio da escolarização institucionalizada. 




O pronome relativo, nesse período, é antecedido por

  • A artigo devido à regência de um verbo e exerce função sintática de objeto indireto.
  • B artigo devido à regência de um nome e exerce função sintática de objeto indireto.
  • C preposição devido à regência de um nome e exerce função sintática de complemento nominal.
  • D preposição devido à regência de um verbo e exerce função sintática de complemento nominal.

Essas pessoas alegam que, para os linguistas, “vale tudo”, que “o importante é comunicar”, que “não é preciso corrigir os alunos”, entre outras acusações injustas que não correspondem a nada que linguistas sérios já escreveram ou disseram em público.


A escolha do verbo dicendi revela que o autor do texto

  • A põe em xeque a voz do discurso citado.
  • B mostra-se neutro em relação ao discurso citado.
  • C tão somente usa um elemento de conexão entre a sua voz e a voz citada.
  • D tão somente faz uma escolha aleatória de um verbo para conectar-se à voz citada.